A ABB, especialista em automação, apresentou na MINExpo 2024 o eMine™ Robot Automated Connection Device (ACD), um robô projetado para automatizar a recarga de caminhões elétricos em sites de mineração, garantindo mais segurança e eficiência no processo.
Durante a feira em Las Vegas, a ABB exibiu o Robot ACD em parceria com a Komatsu, fabricante japonesa de equipamentos pesados, e mineradoras como Boliden e BHP. O robô foi desenvolvido para se conectar automaticamente ao carregador eMine™ FastCharge da ABB, eliminando o risco para os operadores humanos, que hoje precisam fazer essa tarefa manualmente.
Atualmente, o robô está em fase de protótipo, sendo testado nos laboratórios da ABB na Suécia. A previsão é que uma versão aprimorada do equipamento inicie testes de campo ainda este ano na mina de cobre Aitik, no norte da Suécia, operada pela Boliden. Segundo a ABB, o Robot ACD foi projetado para ser compatível com caminhões elétricos de diferentes marcas e modelos, além de trabalhar com os conectores e carregadores já disponíveis no mercado, permitindo futuras adaptações para novos equipamentos.
Max Luedtke, diretor global para negócios em mineração da ABB, destacou que a incorporação de tecnologias robóticas em operações de mineração é um marco significativo para a empresa, que atua há mais de 50 anos no setor de robótica.
O robô foi desenvolvido para operar em condições extremas típicas de sites de mineração, como altas e baixas temperaturas, lama, poeira, além de resistir a riscos mecânicos e químicos. O projeto faz parte da iniciativa CharIN, que visa padronizar soluções para descarbonização da mineração por meio da eletrificação.