A Volvo Trucks acaba de lançar um novo serviço digital chamado Safety Zones, que permite a ativação de limitação automática de velocidade em áreas geográficas predefinidas. O principal objetivo é aumentar a segurança do tráfego de caminhões, especialmente em áreas urbanas movimentadas, centros logísticos e depósitos, além de reduzir danos e o estresse dos motoristas.
Como Funciona:
O Safety Zones utiliza a tecnologia de “geofencing” para que as empresas de transporte possam definir limites de velocidade para cada caminhão ao entrar em uma área geográfica específica. Quando o caminhão opera dentro dessa zona, a aceleração acima do limite de velocidade configurado é restringida pelo motor. Se o caminhão entrar na zona com uma velocidade superior ao limite, ele freia ativamente para atingir a velocidade permitida.
“Com este serviço, uma empresa de transporte pode garantir que a velocidade do veículo seja mantida baixa. Por exemplo, em um porto ou em um centro de logística, ou em áreas com muitas pessoas e tráfego, como centros urbanos movimentados e arredores de escolas”, explica Johan Rundberg, gerente de produto da Volvo Trucks. A iniciativa visa tornar o ambiente de tráfego mais seguro e reduzir o estresse para o motorista, contribuindo para a visão de longo prazo da Volvo de zero acidentes com seus caminhões.
Gerenciamento e Monitoramento:
O gerente de frota define as zonas geográficas em um mapa digital, configura o limite de velocidade permitido e tem controle total sobre qual zona deve ser usada para cada caminhão. O motorista é notificado no painel de instrumentos que está em uma zona com limite de velocidade e qual é a velocidade máxima.
Safety Zones é um serviço por assinatura e faz parte do Volvo Connect, a interface de serviços digitais da Volvo Trucks. No portal Volvo Connect, o gerente de frota receberá notificações de eventos sempre que o caminhão entrar ou sair da zona, e se o motorista violar a velocidade máxima estabelecida.
Disponibilidade:
O novo serviço está disponível para os caminhões pesados da Volvo: Volvo FH, FM e FMX Euro 6, bem como para aqueles com trens de força elétricos, incluindo o novo Volvo FM Low Entry (que é exclusivamente elétrico e ideal para tráfego urbano). O serviço está disponível a partir de junho de 2025 para caminhões novos e a partir de setembro de 2025 para caminhões existentes (produzidos após o outono de 2022).
Fatos sobre Safety Zones:
- É um serviço do Volvo Connect, que combina posicionamento do veículo com regras definidas para zonas específicas em um mapa.
- A unidade telemática a bordo do caminhão transmite sua posição GPS e recebe instruções definidas pela gestão da frota.
- Limites de velocidade personalizados podem ser definidos a partir de 20 km/h e acima. Até 300 zonas podem estar ativas em um caminhão.
- O serviço define e limita automaticamente o controle de cruzeiro à velocidade máxima definida na zona.
- O serviço de Posicionamento do Volvo Connect é um pré-requisito para o Safety Zones.
- Para fins de segurança, o motorista pode anular o limite de velocidade fazendo um “kick-down” no pedal do acelerador. No entanto, se o motorista usar o controle de cruzeiro, a velocidade não pode ser definida para um valor superior ao limite da zona.
- Eventos de entrada, saída, anulação e violação de velocidade são exibidos para o gerente de frota no Volvo Connect.
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Geofencing – Tecnologia que permite definir um limite geográfico virtual, acionando uma ação específica (como a limitação de velocidade) quando um veículo entra ou sai dessa área.
Volvo Connect – Plataforma digital da Volvo Trucks que oferece diversos serviços conectados para gerenciamento de frota e otimização de operações.
Kick-down – Ação de pressionar o pedal do acelerador até o fim, geralmente ativando a redução de marcha para obter potência máxima, que no caso do Safety Zones permite ao motorista anular temporariamente o limite de velocidade em situações de segurança.