quarta-feira, 25 junho , 2025
28 C
Recife

Horse Technologies lança powertrain híbrido com motor 1.8 flex e bateria avançada

Unidade completa desenvolvida na Europa reforça compromisso com mobilidade híbrida eficiente e baixa emissão

A Horse Technologies, divisão da Horse Powertrain especializada em sistemas inovadores de powertrain de baixa emissão, anunciou o lançamento do HR18 HEV, seu novo conjunto híbrido integrado.

Este é o primeiro powertrain completo projetado, desenvolvido e produzido sob a marca Horse Powertrain, reunindo motor a combustão, motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência em uma única solução eficiente.

- Publicidade -

O HR18 HEV foi desenvolvido nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Horse Technologies na Romênia e na Espanha, com produção prevista nas fábricas de Bursa, na Turquia, e Valladolid, na Espanha. O powertrain foi pensado para ser versátil, atendendo a diversas soluções de mobilidade global, oferecendo uma base escalável e fácil de implementar para fabricantes de veículos (OEMs) e impulsionando a descarbonização da indústria automotiva.

O motor a combustão do HR18 HEV é o novo HR18, um 1.8 litro de quatro cilindros com injeção direta de gasolina, que entrega até 80 kW (108 cv) de potência e torque de 172 Nm, pesando apenas 100 kg. Projetado no ciclo Atkinson especialmente para uso em sistemas híbridos, o motor é compatível com misturas flex fuel contendo até 10% de etanol, e está em conformidade com as rigorosas normas Euro 6E-BIS e Euro 7 de emissões. O HR18 foi desenvolvido no centro de P&D da Horse Technologies em Bucareste e será fundido, usinado e montado nas unidades de Valladolid e Bursa.

A unidade híbrida integra também a bateria BTA Gen2 de íons de lítio, projetada na Espanha, que pesa apenas 36 kg, possui capacidade de armazenamento de 1,4 kWh e permite descarga com pico de 11,6 Ah, com faixa de voltagem entre 150 e 279 V. Apesar do tamanho compacto (707 x 422 x 190 mm), a bateria contém dois módulos com 34 células cada, além de sistema de resfriamento integrado para garantir desempenho e durabilidade.

- Publicidade -

A transmissão utilizada é a caixa DB45S, sem embreagem, produzida em Sevilha, Espanha, com torque máximo de 436 Nm, enquanto o motor elétrico 5DH, fabricado em Aveiro, Portugal, entrega potência de pico de 50 kW e torque máximo de 212 Nm.

Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, ressaltou que “o HR18 HEV foi projetado para enfrentar diretamente os desafios atuais das montadoras, que veem os veículos híbridos se tornarem a categoria mais demandada em muitos mercados. Nosso sistema integrado permite que os OEMs concentrem seus esforços em inovações e diferenciais, enquanto cuidamos da complexidade do powertrain”.

Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies, destacou que “o HR18 HEV representa o esforço conjunto das equipes europeias da empresa, fortalecendo nossa posição como parceiro completo para sistemas de propulsão automotiva e reafirmando nosso compromisso com a oferta de soluções eficientes e integradas”.

- Publicidade -

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Powertrain: Conjunto de componentes que transmitem a força do motor para as rodas, incluindo motor, transmissão e sistema elétrico.

Motor Atkinson: Tipo de motor a combustão que melhora a eficiência térmica, muito utilizado em híbridos devido ao melhor consumo de combustível.

Bateria de íons de lítio: Tecnologia de bateria recarregável com alta densidade energética e desempenho, comum em veículos híbridos e elétricos.

Transmissão sem embreagem (clutchless): Sistema que permite troca de marchas sem necessidade de embreagem mecânica, otimizando a eficiência e suavidade do câmbio.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008