O BMW Group Brasil celebra três décadas de atuação no país, consolidando-se como referência em tecnologia, sustentabilidade e mobilidade de alto padrão, além de manter a liderança no segmento premium por seis anos consecutivos. A montadora foi pioneira na eletrificação ao lançar o BMW i3 em 2014 e reforçou seu compromisso local com a inauguração da Planta Araquari, em Santa Catarina, e o início da produção do BMW X5 PHEV, o primeiro veículo híbrido plug-in da América do Sul, destacando a relevância estratégica do Brasil para a engenharia global do grupo.
O BMW Group Brasil celebra 30 anos de atuação no país, uma jornada marcada por inovação, investimento contínuo e pioneirismo no setor automotivo premium.
A chegada da empresa ocorreu em 17 de outubro de 1995, com a inauguração do escritório nacional de vendas da marca BMW em São Paulo.
No ano seguinte, foi a vez da BMW Motorrad ser estabelecida no mercado brasileiro.
Ainda no segmento financeiro, em 1999 foi constituída a BMW Leasing do Brasil e, no ano 2000, chegou a BMW Financeira, que celebra 25 anos de atuação.
O BMW Group Serviços Financeiros é considerado um pilar estratégico que contribui para o sucesso da marca, oferecendo soluções personalizadas de financiamentos, seguros e consórcio, conforme destaca Mario Janssen, CEO da divisão.
Em 2009, a marca MINI chegou ao país, ampliando a atuação do grupo no mercado nacional de veículos premium.
No mesmo ano, o BMW Group Brasil iniciou a linha de montagem da BMW Motorrad em Manaus, antecipando a expansão da marca no segmento de duas rodas.
O pioneirismo da marca na eletrificação foi reforçado em 2014, com o lançamento do BMW i3 e do BMW i8, os primeiros carros 100% elétricos comercializados no varejo nacional.
Ainda em 2014, a BMW inovou globalmente ao apresentar o primeiro motor turbo flex do mundo, que equipa modelos como o BMW 320i até os dias atuais.
Neste mesmo ano, o grupo inaugurou a Planta Araquari, em Santa Catarina, que é a maior fábrica de veículos premium da América do Sul.
A unidade de Araquari reforça o compromisso do BMW Group com a indústria brasileira e evidencia a relevância do país no cenário global da mobilidade premium.
A presença industrial do grupo se expandiu em 2016 com a inauguração da Planta Manaus, no Amazonas, que é a única fábrica de motocicletas da BMW Motorrad fora da Alemanha.
Atualmente, a unidade de Manaus é responsável por 99% do portfólio da BMW Motorrad produzido no Brasil.
Em seu compromisso social, a Planta Araquari abriga o Centro Social do BMW Group Brasil, com iniciativas como o programa Geração BMW, que oferece capacitação profissional gratuita a jovens da região.
Desde 2018, o BMW Group Brasil mantém um Centro de Competência em parceria com o SENAI-SP, focado na capacitação de profissionais em tecnologias avançadas, como veículos elétricos e híbridos.
Um dos feitos mais recentes ocorreu em 2024, com o início da produção do BMW X5, o primeiro veículo híbrido plug-in (PHEV) fabricado na América do Sul.
Essa conquista rendeu ao BMW Group Brasil o prêmio de “Inovação do Ano” de 2025 pela revista Autoesporte no tradicional prêmio Carro do Ano.
O BMW Group Brasil celebra seis anos de liderança no segmento premium, com vendas recordes em 2024, impulsionadas pela Divisão M e por um portfólio robusto.
A Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil, destaca que a longevidade da empresa é guiada pela estratégia de abertura tecnológica, que permite oferecer o melhor em todas as propulsões.
A abertura tecnológica é um ponto de diferenciação da BMW em relação a concorrentes que podem focar em uma única propulsão, oferecendo aos clientes uma ampla gama que inclui elétricos, híbridos, mHEV e combustão.
O Brasil se destaca também como centro de engenharia global do BMW Group na América Latina, desenvolvendo inovações como blindagens e auxiliando em validações globais, o que atesta a capacidade técnica local.
O portfólio diversificado da marca, com mais de 30 mil carregadores domésticos entregues e uma ofensiva elétrica em curso, fortalece a posição da BMW no mercado de mobilidade do futuro.
O grupo atualmente conta com um escritório nacional de vendas, serviços financeiros, duas fábricas (carros e motos) e cerca de mil colaboradores diretos.
Sua rede de concessionárias está presente em 49 cidades do Brasil com 74 pontos de atendimento, garantindo ampla cobertura e suporte ao cliente premium.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Eletrificação – Tendência da indústria automotiva que consiste na substituição ou complementação dos motores a combustão por motores elétricos, abrangendo veículos híbridos e elétricos puros.
Híbrido Plug-in (PHEV) – Tipo de veículo híbrido que possui motor a combustão e motor elétrico com a capacidade de ter sua bateria recarregada em uma fonte de energia externa (tomada), oferecendo maior autonomia no modo elétrico.
Abertura Tecnológica – Estratégia da BMW que consiste em oferecer ao consumidor diversas opções de propulsão (elétrica, híbrida, combustão), em vez de focar em uma única tecnologia, permitindo a escolha mais adequada ao perfil de uso.
MHEV – Sigla para Mild Hybrid Electric Vehicle (Veículo Elétrico Híbrido Leve). Este sistema utiliza um pequeno motor elétrico/gerador para auxiliar o motor a combustão, melhorando a eficiência e reduzindo o consumo de combustível.