A Volvo Trucks lança uma evolução inédita do sistema I-Roll, que passa a incorporar a tecnologia de parada/partida do motor. O novo recurso permite desligar temporariamente o motor em descidas, resultando em menor consumo de combustível e redução direta nas emissões de CO2.
A Volvo Trucks reforça sua liderança em eficiência energética e sustentabilidade com a estreia mundial da nova geração do sistema I-Roll, que agora inclui a função start/stop do motor. Essa inovação, inédita na indústria de caminhões pesados, busca otimizar o uso do combustível e diminuir o impacto ambiental das operações de transporte.
O sistema aprimorado complementa as tecnologias já conhecidas I-See e I-Roll, responsáveis por ajustar o desempenho do caminhão conforme as condições da estrada. Com o novo recurso, o motor é automaticamente desligado quando o sistema detecta uma descida, eliminando o consumo de combustível durante o percurso em declive e reduzindo as emissões de CO2 a zero nesse intervalo.
Segundo Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks, a inovação reforça o compromisso da marca com o transporte sustentável. “Nossos engenheiros fizeram isso novamente, desenvolvendo uma solução que torna o transporte rodoviário ainda mais eficiente em termos de consumo. Faz parte da nossa estratégia de descarbonização continuar aprimorando os motores de combustão e reduzir continuamente nosso impacto no meio ambiente”, destacou o executivo.
O novo I-Roll com função start/stop entra em ação automaticamente em velocidades acima de 60 km/h, operando conforme parâmetros como topografia e temperatura ambiente. Em condições ideais, o sistema pode reduzir em até 1% o consumo de combustível e as emissões de CO2, ganhos que se somam às melhorias já conquistadas com a aerodinâmica dos modelos recentes.
A Volvo destaca que, embora a economia percentual pareça modesta, o impacto é expressivo no transporte de longa distância, onde pequenas melhorias representam reduções significativas de custos operacionais e emissões anuais para frotas inteiras.
A nova tecnologia estará disponível nos modelos Volvo FH e FH Aero, equipados com o motor diesel de 13 litros, e poderá ser encomendada a partir de novembro de 2025. Essa ampliação tecnológica complementa a estratégia global da marca, que aposta em motores de combustão eficientes, caminhões elétricos a bateria e veículos com célula de combustível a hidrogênio para uma transição equilibrada rumo à descarbonização total.
A recente vitória da marca no Green Truck Award 2025, com o Volvo FH Aero, comprova a eficácia do trabalho contínuo de inovação. O modelo destacou-se por sua cabine aerodinâmica, lançada em 2024, que proporcionou reduções expressivas no consumo e reforçou o compromisso da fabricante com a eficiência energética.
A estratégia da Volvo evidencia uma visão pragmática: enquanto os caminhões elétricos ganham espaço, o desenvolvimento de tecnologias aplicadas aos motores a combustão ainda desempenha um papel fundamental para reduzir o impacto ambiental das frotas existentes.
Além da economia de combustível, o sistema start/stop contribui para menor ruído e vibração durante o percurso, aumentando o conforto do motorista e prolongando a vida útil de componentes mecânicos.
No mercado, a tecnologia da Volvo posiciona-se à frente de marcas como Scania, Mercedes-Benz e MAN, que investem em recursos similares de otimização, mas ainda não oferecem uma solução de parada e partida automática de motor em caminhões pesados.
Com o novo I-Roll com start/stop, a Volvo reforça sua posição como referência em tecnologia aplicada à eficiência do transporte rodoviário, combinando inovação, sustentabilidade e ganhos econômicos tangíveis para operadores e frotistas.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
I-Roll – Sistema inteligente da Volvo Trucks que desacopla a transmissão em descidas ou trechos planos para reduzir o consumo de combustível, permitindo que o veículo “role” com o mínimo de resistência.
Start/Stop do motor – Tecnologia que desliga automaticamente o motor em momentos oportunos, como descidas, retomando o funcionamento quando necessário, eliminando consumo e emissões durante o tempo de inatividade.
I-See – Sistema que utiliza dados de topografia e informações de GPS para antecipar subidas e descidas, ajustando a aceleração e as trocas de marcha para otimizar o consumo de combustível.
