sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Fiat Toro passa por evolução tecnológica e mecânica na linha 2022

O desafio de mexer em time que está ganhando parece ser comum para os engenheiros da Fiat. Depois da revolução na picape Strada, agora é a vez da primeira atualização da Toro, e como a primeira impressão é que fica, tudo indica que as transformações mostram a evolução e amadurecimento da Toro, procurando atender melhor seu público.

A Fiat foi responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total. A aposta deu tão certo que a Fiat Toro foi a escolha de quase 300 mil clientes até o momento.

Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos.

Isso faz da Fiat a maior vendedora de veículos do gênero e a marca que mais entende o consumidor de picape em território nacional.

Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat ampliou de 33,1% de market share de todo o segmento em 2015 para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no país saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.

A Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque.

A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Quando o assunto é Mecânica Online, a nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol.

Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas.

Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer, proporcionando prazer na direção como poucos veículos no mercado.

O futuro já chegou para a Nova Fiat Toro. Tanto que a picape, no quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.

Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, líder em cobertura 4G e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país.

A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.

A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento.

Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.

Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’.

Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Pós-vendas – Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento, custando menos até do que na atual Fiat Toro 1.8.

A Mopar trabalhou igualmente forte para oferecer a maior lista de acessórios entre todas as picapes. Há, por exemplo, novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de caçamba, de alumínio, que pode ter acionamento elétrico.

A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, composta por cerca de 520 lojas em todo o Brasil, a partir de 15 de maio.

A Nova Toro traz versões com motores flex ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer.

Confira os destaques de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços:

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590

– Cluster Full Digital de 7’’
– TC+ (Electronic Locker)
– Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
– Airbags laterais e de cortina
– USB frontal (tipos A e C)
– USB traseiro
– Central multimídia de 7”
– Dois tweeters
– Espelhos externos com tilt down
– Comandos de áudio no volante
– Ar-condicionado
– Direção elétrica
– Vidros elétricos
– Travamento elétrico
– Alarme
– Desembaçador traseiro
– Banco do motorista ajustável
– Isofix
– Piloto automático
– DRL (luz diurna) de LED
– Sensor de estacionamento traseiro
– Porta escada
– Repetidor lateral
– Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
– Revestimento de caçamba
– Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)
– Luz de iluminação da caçamba
– Lâmpadas traseiras de LED

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:
– Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter

FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Acrescenta em relação à Endurance:
– Central multimídia de 8,4”
– Paddle shifters
– Câmera de ré
– Volante em couro
– Ar-condicionado digital dual zone
– Para-sol com iluminação
– Apoio de braço frontal
– Tapete
– Faróis full LED
– Roda de liga leve de 17”
– Barras longitudinais no teto
– Farol de neblina
– Capota marítima
– Maçanetas e espelhos na cor do veículo

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Acrescenta em relação à Freedom:
– Sensor de estacionamento frontal
– TBM +NAV (conectividade)
– Wireless changer
– Airbag de joelhos
– Roda de liga leve de 18”
– Bancos em couro
– Kit High Tech
– Espelhos externos com tilt down e luz de poça
– Apoia-braço traseiro
– Porta-objeto no banco do passageiro
– Keyless Enter-N’Go
– Assentos com ajuste elétrico
– Maçaneta e moldura da porta cromada

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690
– Motor turbo diesel de 170 cv
– ESC OFF (4×4 low)
– Transmissão de 9 marchas
– Tração 4×4 com seletor
– Controle eletrônico de descida
– Protetor de cárter

RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490
– Central multimídia com tela de 10,1”
– Grade frontal diferenciada
– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
– Espelhos externos cromados
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Barra de proteção para o vidro traseiro
– Barra de proteção cromada
– Santantonio cromado
– Estribo cromado
– Para-barro
– Assentos de couro acabamento específico (marrom)
– Badge externo nas portas da frente
– Badge interno
– Acabamentos interiores escurecidos
– Acabamentos exteriores escurecidos
– Cor e acabamento do painel (marrom)
– Cluster específico (Welcome Movement)
– Tapetes de carpete com bordados

ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490
– Central multimídia de 10,1”
– Grade frontal diferenciada
– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
– Dynamic bed cover (capota rígida)
– Cargo bag
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Nova bitola 10 mm maior
– Santantonio integrado
– Estribo preto
– Para-barro
– Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca
– Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
– Badge externo (portas dianteiras)
– Badge interno
– Acabamentos interiores escurecido
– Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
– Maçaneta da porta na cor externa
– Cor e acabamento do painel (vermelho)
– Bordado nas costas nos bancos dianteiros
– Cluster específico (Welcome movement)
– Tapetes de carpete com bordados.

Veja também
Fiat Toro passa por evolução tecnológica e mecânica na linha 2022
Plataforma de e-commerce da Stellantis será lançada no início do segundo semestre
Connect Me é a nova plataforma de conectividade Fiat
Toro estreia motor turbo flex da Fiat que esbanja torque e potência

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn