sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Pirelli cria um pneu que se encaixa como uma luva: equipamento personalizado para a Ducati Superleggera V4

Os engenheiros da Pirelli desenvolveram uma versão especial e personalizada do DIABLOTM SUPERCORSA SP para alcançar a meta de desempenho desafiadora exigida pela mais poderosa e tecnologicamente avançada Ducati de produção de todos os tempos.

- Publicidade -

Este pneu é capaz de gerenciar o desempenho extraordinário da Superleggera V4 e aproveitar ao máximo a carga aerodinâmica significativa gerada pelas asas, o que caracteriza muito o design agressivo da motocicleta.

A Ducati Superleggera V4 é a única moto permitida para andar nas ruas do mundo com quadro, subestrutura, braço oscilante e rodas, ou seja, toda a estrutura de suporte de carga do chassi, feita inteiramente de fibra de carbono.

O motor de 90° V4 é capaz de fornecer até 234 hp, e o menor peso possível de 152 kg destaca uma impressionante relação peso/potência de 1,54 CV / kg.

Outro aspecto importante é o da aerodinâmica: graças às asas e a outros componentes de fibra de carbono, a motocicleta é capaz de garantir até 50 kg de força descendente, permitindo melhor estabilidade e aceleração.

- Publicidade -

Como parceira técnica e fornecedora exclusiva de pneus, a Pirelli trabalhou em estreita colaboração com a Ducati durante o desenvolvimento da Superleggera V4 e teve que fazer algumas escolhas técnicas radicais para criar um pneu altamente inovador para atender a desafiadora meta de desempenho estabelecida pela fabricante.

Essa situação já havia acontecido anteriormente, por exemplo, com a primeira Panigale V4 para o qual a Pirelli desenvolveu DIABLOTM SUPERCORSA SP V3 na primeira dimensão para uso na rua de 200/60ZR17.

O atual DIABLO™ SUPERCORSA SP pertence à terceira geração da popular réplica de pneu de corrida e foi desenvolvido também graças ao constante compromisso e experiência da Pirelli nas competições, em particular como fornecedor único e oficial do Campeonato Mundial de Superbike da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) desde 2004.

O pneu dianteiro é de composto único, uma solução que permite aquecimento rápido e aderência constante em qualquer situação.

O traseiro é de composto duplo e usa um composto de corrida desenvolvido no Campeonato Mundial de Superbike na região dos ombros.

- Publicidade -

Os flancos são levemente arredondados como resultado do trabalho de reprojeto total realizado na estrutura dos pneus, com o objetivo de gerenciar o desempenho que a Superleggera V4 é capaz de entregar.

Finalmente, os flancos possuem identificação visual em edição colorida, com as marcas Pirelli e Diablo em vermelho.

Ao longo dos anos, o DIABLO™ SUPERCORSA SP estabeleceu um novo ponto de referência para réplicas de pneus de corrida e, graças às suas características inovadoras, foi escolhido pela Ducati como o equipamento original da nova Superleggera V4, assim como de muitos outros fabricantes de motocicletas em todo o mundo que recorreram à Pirelli para equipar seus principais modelos mais recentes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança