sábado, 4 maio , 2024
28 C
Recife

O incrível Jeep Hurricane

Ele não é apenas o jipe de maior torque e potência jamais feito, mas é também o mais manobrável e o de maiores possibilidades off-road. Uma fábula, apesar de obviamente muito complicado.

- Publicidade -

Primeiro, ele possui não um, mas dois motores V8 5.7 Hemi (câmaras hemisféricas), um na frente outro na traseira, cada um desenvolvendo 335 hp (340 cv) de potência e 51 kgm de torque, para um total de 680 cv e 102 kgm.

Para que não se imagine um carro quase impossível de ser dirigido em situações críticas, ambos os motores podem trabalhar em 2, 4, 6 ou 8 cilindros quando desejável. Com os dois funcionando a pleno, o zero a cem é feito em menos de cinco segundos.

Toda essa força é passada às quatro rodas através de uma caixa de transferência central (1:1, 2:1 e 4:1) e aos dois eixos através de um sistema mecânico, não eletrônico, de distribuição de torque.

As suspensões dianteira e traseira têm meio metro de curso e são controladas por molas helicoidais ao redor de amortecedores hidráulicos com reservatórios remotos.

- Publicidade -

Ele não é pequeno, com quase exatamente 3,86 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,73 m de altura e 1.746 kg de peso, mas a distância mínima ao solo de 36,32 cm, o ângulo de ataque de 64 graus, o de fuga de 86,7 graus e os pneus 305/70R20 de 94 cm de altura tornam difícil encontrar obstáculo que não possa passar por cima.

O Hurricane pode girar ao redor de seu próprio eixo: tem esterçamento de derrapagem, podendo girar as rodas de um eixo para dentro e as do outro eixo para fora (diâmetro de giro zero), ou girar tanto as rodas dianteiras como as traseiras para dentro ou para fora, para ficar ‘andando como um caranguejo’.

A carroçaria é minimalista, em uma só peça em fibra de carbono, com lugar só para dois – e toda a mecânica é presa diretamente a ela. Uma ‘espinha’ de alumínio corre por baixo, para servir de proteção contra pedras.

A transmissão é automática de cinco marchas, as rodas são tamanho 20 x 10 polegadas e os pneus 305/70R20.

A grade é a tradicional Jeep de sete barras, não há portas e o interior é acabado em fibra de carbono e alumínio polido, com acabamento em cor titânio e preto.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais