sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Chega ao final a competição“Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”

No dia 30 de setembro, chegou ao final a competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”.

- Publicidade -

Lançada em abril, a ação fez parte de uma campanha da Scania denominada “Educação para a Segurança”, que pretende valorizar a direção defensiva e a capacitação profissional do motorista como formas de diminuir os acidentes nas estradas.

Ao todo, 11.585 motoristas participaram da fase de inscrição e pré-seleção.

Desses, 1.008 foram selecionados para as finais regionais e os vencedores foram reunidos em São Paulo (SP) para a disputa da grande final nacional.

As finais regionais aconteceram nas cidades de Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Curitiba (PR), Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Contagem (MG), Feira de Santana (BA), Goiânia (GO) e Rondonópolis (MT).

- Publicidade -

Os resultados das provas de percurso e de manobra e avaliações teórica e estática determinaram o campeão da competição, o catarinense Marcos Antonio Siminoni.

Entre os finalistas, cinco atuam no transporte de grãos, três transportam cargas gerais e dos outros quatro, um transporta papel e arroz em fardos; outro transporta combustível; o terceiro, gás; e o último, polietileno e tintas.

Entre os 12, sete são empregados de transportadora e os outros cinco são empresários. Apenas dois dos finalistas não possuem ou conduzem caminhão Scania. O mais jovem dos finalistas tem 26 anos e o mais velho, 42.

Para a competição do “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, a Scania contou com a parceria de Guerra Implementos Rodoviários, Bridgestone Firestone, combustíveis Repsol e do Consórcio Scania.

Teve também o apoio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Sest/ Senat (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), Tokio Marine Seguradora, Opentech Gerenciadora de Riscos e da Rede de Concessionárias Scania.

- Publicidade -

Programas similares à competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” vêm sendo desenvolvidos pela Scania em países da Europa, Ásia, África e, aqui na América Latina, também na Argentina.

Na Europa, a primeira edição da competição aconteceu em 2003 e reuniu cerca de 6 mil participantes.

Na segunda edição, realizada este ano, participaram mais de 12 mil competidores, de 28 países. Na Argentina, cerca de 2.100 motoristas participam da primeira edição da competição no país, que termina no dia 14 de outubro.

Conhecido o “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” – O catarinense Marcos Antonio Simioni, de 35 anos, foi o vencedor da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, promovida pela Scania.

A grande final nacional aconteceu no dia 30 de setembro, em São Paulo (SP), reunindo os 12 vencedores das etapas regionais realizadas em diversas partes do País ao longo do semestre.

Simioni, natural de Concórdia (SC), está na profissão desde 1993. Cooperado da Coopercarga, administra sua própria empresa, a Simioni Transportes, que atua no mercado interno e em países do Mercosul, transportando cargas gerais e frigorificadas.

“Não esperava ganhar uma competição desta proporção, pois não dirijo caminhões há algum tempo. Entretanto, procuro sempre me manter atualizado para poder acompanhar meus funcionários”, afirmou ele, que no começo do ano participou do curso Condução Eficaz, ministrado pela Fabet – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, de Concórdia.

Antes da final, Simioni freqüentou a biblioteca da instituição, pesquisou e conversou com instrutores a fim de corrigir o que havia errado na etapa regional e melhorar seu desempenho.

A final nacional foi composta por uma avaliação teórica e outra estática, realizadas na fábrica da Scania, uma prova de percurso, feita em um trecho da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), e de provas de manobra, realizadas no Centro de Exposições Imigrantes, em uma arena junto ao público, formado na sua maioria por torcedores dos competidores.

Dos 12 motoristas que competiram, seis foram selecionados para uma finalíssima, com provas de manobra inéditas.

O segundo colocado na classificação geral da competição foi Adriano Carmo de Melo, de 29 anos, da cidade de Goiânia (GO), e o terceiro foi Eber Carlos Arruda Dias, de 26 anos, que reside em Rondonópolis (MT).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança