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Novas opções para o transporte de passageiros nos centros urbanos

Marca lança miniônibus LO 712 e microônibus LO 812 indicados para o transporte, urbano, escolar, fretamento, e várias outras aplicações.

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Modelos ganham motor mecânico que já atende nova legislação de emissões. Chassis podem receber todos os tipos de carroçarias disponíveis no mercado.

A Mercedes-Benz está lançando dois novos chassis de ônibus para os segmentos de miniônibus, veículos intermediários entre vans e microônibus, com Peso Bruto Total inferior a 7,5 toneladas, e microônibus, veículos com PBT acima de 7,5 toneladas.

Tratam-se dos modelos LO 712 e LO 812 que passaram a ser equipados com nova motorização e gerando menor nível de emissões.

O motor que equipa os modelos é o OM 364 LA, que atende os novos níveis de emissões estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve P5, equivalente a legislação européia Euro III.

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O novo motor também oferece o maior torque da categoria de miniônibus e de microônibus equipados com motor mecânico Proconve P5: 47 mkgf a 1.400 rpm, com potência de 110 cv a 2.200 rpm.

O maior torque do veículo é essencial no transporte urbano de passageiros, caracterizado por muitos pontos de parada.

Com ótima capacidade de arranque e de retomada, o OM 364 LA garante a agilidade do veículo, propiciando também uma boa capacidade de subida.

Já equipando chassis de ônibus e outros veículos comerciais da marca Mercedes-Benz, o motor OM 364 LA proporciona ótimo desempenho, economia e rentabilidade e agora também emissões compatíveis com a nova legislação Proconve P5.

Devido a aspectos como qualidade, durabilidade, confiabilidade e facilidade de manutenção, o OM 364 LA turbocooler se tornou um motor consagrado pelos transportadores.

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A partir do desenvolvimento do motor mecânico OM 364 LA para atendimento ao Proconve P5, a marca renovou esses dois produtos, já conhecidos pelo mercado.

“Estamos aproveitando essa atualização de motorização e agregando outros aprimoramentos que tornam os modelos ainda mais eficientes e rentáveis para os transportadores”, declara Gilson Mansur, diretor de Vendas para o Mercado Interno da DaimlerChrysler do Brasil.

No caso específico dos microônibus, além do chassi LO 812 com motor mecânico, a marca oferece também o LO 915, equipado com motor eletrônico.

O cliente é quem decide qual solução é a mais adequada às suas necessidades. Ele pode contar com a qualidade e a confiabilidade da marca em qualquer situação de transporte.

Ampla capacidade de transporte – Os dois novos produtos oferecem ampla capacidade de transporte.

Com 3,7 metros de entreeixos, o miniônibus LO 712 permite a montagem de carroçarias de até 7 metros de comprimento, com 1 ou 2 portas, e com largura de carroçaria entre 2,1 e 2,2 metros.

Entre as possibilidades de configurações de assentos, destacam-se a de 25 lugares na aplicação urbana; a de 16 lugares na versão rodoviária; e 30 lugares no transporte escolar, além do motorista. O PBT do LO 712 é de 7.050 quilos.

Com entreeixos de 4,25 metros, o LO 812 pode receber carroçarias de até 8 metros de comprimento, com 1 ou 2 portas e largura entre 2,2 e 2,35 metros.

No transporte urbano de passageiros leva até 29 pessoas sentadas, modelo equipado com uma porta, ou 27 pessoas sentadas na versão com duas portas.

No transporte rodoviário permite a configuração de 25 lugares e no escolar, 35 lugares, além do motorista. Seu PBT é de 7.700 quilos.

Os chassis LO 712 e LO 812 são indicados para transportadores autônomos e frotistas que atuam no transporte de passageiros nos grandes centros urbanos, assim como para transporte escolar, fretamento e rodoviário de curtas distâncias.

“Por sua resistência e durabilidade, estes chassis são especialmente indicados para transportadores autônomos, que colocam seus veículos em operação até 16 horas por dia”, diz Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto Ônibus da DaimlerChrysler do Brasil.

“Por esse motivo, eles precisam contar com veículos que suportem o trânsito severo das cidades, que ofereçam manutenção rápida e que não necessitem de paradas longas na oficina, como é o caso dos novos chassis da marca”, declara Axthelm.

Os dois modelos permitem a montagem de carroçarias dos principais encarroçadores do mercado, como Marcopolo, Ciferal, Induscar, Neobus, Comil, Mascarello, Maxibus e Busscar.

A versão de duas portas oferece uma grande vantagem para o transporte urbano, porque facilita a entrada e a saída de passageiros, agilizando as operações de embarque e desembarque.

Total comodidade para o motorista – Os chassis Mercedes-Benz para miniônibus e microônibus também são consagrados no mercado pela melhor posição para o motorista.

Graças à localização do motor e do eixo dianteiro, o motorista fica confortavelmente posicionado em relação à porta de entrada do veículo.

Isso resulta em melhor ergonomia, com mais conforto para a cobrança de passagens e maior facilidade de acesso ao posto de comando.

Os passageiros também são beneficiados pela disposição do motor e da porta de entrada, desfrutando de uma ampla área de acesso, o que agiliza e facilita o embarque e desembarque, assim como o acesso ao corredor central.

Os passageiros contam ainda com um salão maior e mais confortável e com reduzido índice de ruído interno. Além disso, há também mais espaço para a instalação da catraca.

Os dois veículos permitem a montagem de ar-condicionado, o que aumenta o bem-estar a bordo tanto para o motorista, quanto para os passageiros.

Resistência e durabilidade – Assim como o motor, os demais agregados dos chassis LO 712 e LO 812 são reconhecidos pela resistência, durabilidade, confiabilidade, qualidade, facilidade de manutenção e de reposição de peças.

Os eixos dianteiros e traseiros são da própria marca Mercedes-Benz.

A eles juntam-se o novo câmbio Eaton de 5 marchas, que oferece fácil engate das marchas; a nova direção hidráulica ZF, que também demanda menor esforço para manobras; e o novo sistema de aceleração por cabo, mais macio e prático acionamento pelo motorista.

Padrão Mercedes-Benz de segurança – O sistema de freios dos novos chassis segue o padrão de qualidade que é um atributo dos produtos Mercedes-Benz.

Este sistema foi concebido para atuar em situações severas, o que é o caso do transporte urbano de passageiros, caracterizado por constantes paradas.

Estes veículos são equipados com freios a disco nas rodas dianteiras, com auxílio pneumático.

Os freios garantem melhor eficiência de frenagem, maior segurança, facilidade de manutenção e melhor dissipação de calor.

Na parte traseira, os novos chassis são equipados com freios a tambor e sistema de acionamento totalmente pneumático, o que também proporciona uma elevada eficiência de frenagem e garante maior durabilidade. O acionamento do freio de mão também é pneumático.

O sistema de freio foi redimensionado para suportar o aumento de capacidade de transporte dos chassis, principalmente os 200 kg a mais de PBT do LO 812.

Entre outras alterações, houve um aumento no diâmetro do cilindro do freio traseiro, o que amplia a potência de frenagem e torna o veículo mais balanceado.

Ainda com o objetivo de atender à maior capacidade dos chassis, os amortecedores também foram reforçados, aumentando a vida útil do sistema de suspensão.

Sistema de combustível e compressor de ar – O sistema de alimentação de combustível dos chassis LO 712 e LO 812 se destaca pela facilidade de manuseio.

Inclui pré-filtro com separador de água, novo filtro de combustível com maior capacidade de retenção de impurezas e bomba elétrica, que elimina a bomba manual e garante maior comodidade e rapidez nas partidas.

Os novos chassis são equipados com compressor de ar Knorr, que proporciona rapidez no acionamento pneumático das portas e na resposta do sistema de freio. Além disso, possibilita a montagem de acessórios, como o Rodoar.

Facilidade de manutenção – Todos os componentes de manutenção diária estão agrupados na parte frontal do chassi, facilitando e agilizando a verificação.

A maior facilidade de manutenção inclui também reposição de peças e reparos rápidos.

Assim, o veículo volta a ser utilizado imediatamente no trabalho, o que é fundamental para a boa rentabilidade da atividade de transporte.

Completa assistência pós-venda – Toda a Rede de Concessionários Mercedes-Benz já foi treinada e possui o ferramental necessário para atender, com eficiência e qualidade, os usuários dos chassis LO 712 e LO 812.

O objetivo é proporcionar ampla assistência e assegurar satisfação total.

A qualidade do atendimento é fundamental para a manutenção da confiança que o mercado deposita nos produtos Mercedes-Benz, diferencial importantíssimo conquistado pela marca.

Pacote exclusivo de atendimento emergencial 24 horas – Os novos modelos LO 712 e LO 812 chegam ao mercado com uma exclusividade: um pacote especial do programa Mercedes Assistance, serviço de atendimento emergencial 24 horas.

Por meio deste programa, os clientes contam com apoio da Central de Atendimento ao Cliente em qualquer lugar do País, o que envolve serviços de guincho e deslocamento.

Essa assistência é importante para o transportador autônomo, que conta com apoio total, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana, para a resolução de eventuais problemas mecânicos de seu veículo. Com isso, ele pode retornar rapidamente ao trabalho.

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