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Volvo lança dois novos caminhões

A Volvo está lançando dois novos modelos de caminhões da linha VM no mercado sul-americano: o cavalo mecânico Volvo VM com motor de 310cv e o Volvo VM 6×4, com opções de motorização de 260cv e 310cv.

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Os veículos ingressam em segmentos com mercado de aproximadamente 9 mil unidades (cavalo mecânico) e de 8 mil unidades (VM 6×4) por ano somente no Brasil.

Os veículos já atendem todas as exigências de emissões de gases preconizadas na legislação Conama 5 (Euro 3) do Brasil. A nova linha VM consumiu US$ 25 milhões em investimentos.

“Estamos dando prosseguimento ao nosso projeto de ampliar a linha de veículos, justamente para oferecer mais opções ao transportador brasileiro, num mercado com grandes oportunidades”, afirma Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM da Volvo do Brasil.

Os US$ 25 milhões aplicados nos novos VM’s fazem parte do programa de investimentos da Volvo, que está consumindo US$ 100 milhões na atualização e renovação da linha de produtos Volvo no período de 2003 a 2005.

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O VM cavalo mecânico nasce na configuração de eixos 4×2, com inúmeros opcionais em três pacotes de acabamento e sua consagrada cabine leito.

“É um veículo adequado para os segmentos que precisam de caminhões com grande eficiência operacional e percorram médias distâncias para transportar cargas industriais”, declara Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo.

“O novo VM cavalo mecânico é voltado para o mercado que necessita de veículos para carretas com até três eixos e 43 toneladas de PBTC”, completa Reinaldo Serafim.

O veículo foi desenvolvido para atender as aplicações com semi-reboque de 2 e 3 eixos e é uma excelente opção para o transporte nos segmentos de furgão, sider e tanque.

VM 6×4 – O VM 6×4 é ideal para operações nos segmentos de construção, transporte de madeira e de cana-de-açúcar.

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Com visual robusto, o VM 6×4 é equipado com pára-choque de aço e tem uma boa altura do solo e um alto ângulo de ataque, características importantes aos segmentos para os quais é destinado.

O veículo pode ser implementado para diferentes operações, como Romeu & Julieta, betoneira e caçamba.

O novo caminhão está sendo oferecido com motores de 6 cilindros (7,2 litros) e com o sistema common rail de injeção de combustível.

Segurança – Os veículos foram desenvolvidos sob as rigorosas regras de segurança da marca, com padrões muito acima dos de mercado.

O projeto da cabine foi desenvolvido sob o conceito de célula de sobrevivência, que tem áreas de deformação específica para preservar a segurança do motorista em caso de acidente.

A cabine foi desenvolvida utilizando-se a mais avançada tecnologia. Foi submetida a testes de impacto frontal – os chamados crash tests – e aos severos testes de impactos pendulares, que garantem proteção superior às exigidas pelas demandas legais européias.

“Para a Volvo, a segurança é um valor essencial, ao lado da qualidade e da preocupação com o meio ambiente”, declara Sérgio Gomes.

O cavalo mecânico da Volvo traz inovações e avanços no que se refere à segurança – não só do motorista e dos ocupantes do caminhão.

Chamado de Front Underrun Protection, o FUP é um dispositivo antiintrusão de veículos.

Esta nova proteção evita que os automóveis se projetem sob a parte frontal do caminhão, na eventualidade de uma colisão.

É uma proteção frontal antiintrusão, que diminui os danos aos ocupantes dos outros veículos.

VOLVO LANÇA O CAVALO MECÂNICO VM – A Volvo lança no mercado brasileiro o seu mais recente caminhão: o cavalo mecânico VM, na configuração de eixos 4×2, com motorização eletrônica de 310 cv, além de inúmeros opcionais em três pacotes de acabamento e sua consagrada cabine leito.

O VM, que já tinha uma cabine avançada e moderna, ficou mais bonito e chega com um novo e avançado design, mais moderno.

As mudanças o tornam ainda mais eficiente, com novos faróis, grades e painéis frontais, pára-choques e espelhos.

“É um veículo adequado para os segmentos que precisam de caminhões com grande eficiência operacional e percorram médias distâncias para transportar cargas industriais”, declara Reinaldo Serafim, gerente da linha VM da Volvo do Brasil.

“O novo VM é voltado para o mercado que necessita de veículos para carretas com até três eixos e 43 toneladas de PBTC”, completa Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo.

O novo Volvo VM foi desenvolvido para atender as necessidades dos transportadores por um cavalo mecânico que rode em curtas e médias distâncias.

Tem grande disponibilidade, baixo consumo de combustível e a tradicional segurança dos veículos da marca.

Com a versão cavalo mecânico VM, a Volvo ingressa em um segmento com um mercado de aproximadamente 9 mil unidades por ano somente no Brasil na motorização de 300cv a 340cv.

“Depois de ingressar no segmento de semipesados, lançando em 2003 os VM, estamos dando prosseguimento ao nosso projeto de ampliar a linha de veículos, justamente para oferecer mais um produto Volvo para o mercado latino-americano”, afirma Serafim.

“É um segmento com grandes oportunidades”, completa o gerente.

Projeto moderno – “O cavalo mecânico VM com motor eletrônico surge com um moderno projeto e uma completa oferta de soluções de transporte, desde planos de manutenção, passando por financiamentos da própria Volvo, até o seguro da marca”, observa Serafim.

Sempre atuando de forma pioneira, a Volvo lança o cavalo mecânico VM 4×2 já com motor eletrônico de 310 cv.

O veículo está sendo oferecido também com cabine-leito, aquela em que existe espaço maior e uma cama para o descanso do motorista.

O novo VM integra agora o “family look” dos veículos da marca.

A cabine foi desenvolvida seguindo os mesmos padrões de qualidade e segurança da linha de veículos da empresa e atendendo as severas demandas Volvo, que excedem as exigências legais européias.

Caixa Volvo – Além do motor de 6 cilindros com 310cv e um eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial (opcional), o trem-de-força tem uma caixa de câmbio Volvo, consagrada no mercado brasileiro: a VT2214B, a mesma do FH.

“Esta configuração torna o trem-de-força ainda mais confiável”, diz Sérgio Gomes.

O veículo tem duas opções de suspensão traseira, uma a mola e outra pneumática. Os freios podem ser a disco ou a tambor.

Possui ajuste automático de freio e válvula sensível a carga. Os tanques de combustível podem ser em plástico ou em alumínio, e chegar a uma capacidade máxima de 790 litros.

Novo motor – Com um motor de 310 cv, o novo caminhão da Volvo já atende todas as exigências de emissões de gases preconizadas na legislação Conama 5 (Euro 3) do Brasil.

“A Volvo foi pioneira no Brasil na introdução de motorização eletrônica na linha de pesados, quando trouxe ao mercado nacional o FH12. O Volvo VM cavalo mecânico é a continuidade do trabalho e da preocupação da empresa em oferecer veículos seguros, com avançada tecnologia e baixo consumo de combustível”, declara Sérgio Gomes, citando os valores essenciais da marca: segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente.

O gerente lembra ainda que o novo VM nasce com os atributos de garantir grande produtividade ao motorista e alta disponibilidade do veículo.

“É mais uma etapa da Volvo na ampliação de sua linha de veículos, sempre pensando nas necessidades dos transportadores”, reitera Reinaldo Serafim.

O VM cavalo mecânico eletrônico é o único caminhão brasileiro em sua classe a ter peso abaixo de 6 toneladas, mesmo com cabine leito, o que permite uma maior capacidade de carga.

Um projeto desenvolvido para as características brasileiras, com um trem-de-força nacional, também garantem um baixo custo operacional.

VOLVO DO BRASIL LANÇA O VM 6X4 – Outra novidade que a Volvo está apresentando ao mercado brasileiro de caminhões é o VM na configuração 6×4, ideal para operações nos segmentos de construção, transporte de madeira e de cana-de-açúcar.

Em 2005, estes setores deverão ter um mercado de cerca de 8 mil unidades. O Volvo VM 6×4 nasce com motorização eletrônica, que pode ser de 310cv ou 260cv.

Com visual robusto e todos os atributos de qualidade e segurança tradicionais dos caminhões Volvo, o VM 6×4 é equipado com pára-choque de aço e tem uma boa altura do solo e um alto ângulo de ataque, características importantes aos segmentos para os quais é destinado.

O veículo pode ser implementado para diferentes operações, como Romeu & Julieta, betoneira e caçamba.

O novo caminhão da marca está sendo oferecido com motores de 6 cilindros (7,2 litros) e com o sistema common rail de injeção de combustível.

A caixa de câmbio é Volvo com 14 marchas para o motor de 310cv, a já consagrada caixa da marca e a mesma que equipa o FH.

Para a motorização de 260cv, a opção de caixa é uma Eaton de 10 velocidades. Os eixos são para capacidades de 40 toneladas (para o motor de 260cv) e 63 toneladas (para o motor de 310cv).

O novo Volvo VM 6×4 tem bloqueio de diferencial, duas opções de relação de diferencial, freios a tambor, tanques de combustível de plástico com capacidade máxima de 560 litros e uma série de itens para adequar o veículo aos segmentos de construção, e de transporte de madeira e de cana-de-açúcar.

NOVA LINHA VM TEM MOTORES ELETRÔNICOS QUE ATENDEM AS EXIGÊNCIAS DE EMISSÕES

O cavalo mecânico Volvo VM 4×2 e o VM na configuração 6×4 que a marca lança no mercado brasileiro têm motorização eletrônica e nascem já atendendo as exigências da legislação de emissões Conama 5 (Euro 3).

O cavalo mecânico 4×2 vem equipado com um novo motor de 310cv de 6 cilindros e 7,2 litros.

O 6×4 rígido tem o mesmo motor, nas opções de 260cv e 310cv. Ambos seguem os padrões de qualidade, resistência e baixo consumo de combustível dos veículos da Volvo.

“Até o ano passado, somente os caminhões pesados tinham motores eletrônicos. Agora, toda a nossa linha terá motorização eletrônica e atenderá as exigências legais de emissões Conama 5 (Euro 3)”, afirma Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM da Volvo do Brasil.

A Volvo foi pioneira no Brasil na introdução de caminhões pesados com motores eletrônicos, ao apresentar em 1994 o FH Globetrotter ao mercado brasileiro.

Demandas Volvo – Os motores da nova linha Volvo VM foram desenvolvidos em conjunto com a engenharia da Volvo para atender as severas demandas tecnológicas da marca.

“São tecnologicamente mais avançados, utilizam o sistema de injeção common rail, estão preparados para também operar em grandes altitudes e trabalham com os filtros e óleos lubrificantes Volvo”, afirma Jorge Bem, engenheiro de vendas da Volvo.

“A Volvo foi pioneira no Brasil na introdução de motorização eletrônica na linha de pesados. O VM cavalo mecânico é a continuidade do trabalho e da preocupação da empresa em oferecer veículos seguros, com avançada tecnologia e baixo consumo de combustível”, declara Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo.

“O Volvo VM 6×4 vem ampliar a gama de produtos Volvo para atender nichos de mercado em que estávamos de fora, ao mesmo tempo em que atendemos necessidades de clientes que atuam nestes segmentos”, completa o gerente da linha Volvo VM.

Capacidade de carga – “O Volvo VM 6×4 é um caminhão com grande capacidade de carga, tem uma cabine confortável e avançada, excelente design, baixo consumo de combustível e a tradicional segurança dos veículos da marca em todo o mundo”, observa Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM da Volvo do Brasil.

“Sua manobrabilidade, vários entre-eixos, confiabilidade e a disponibilidade mecânica são também importantes características que atendem as necessidades do transportador brasileiro”, completa Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo.

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