quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Poço de Carbono Peugeot completa 10 anos

Projeto de reflorestamento com o objetivo de “capturar” o gás carbônico da atmosfera e, assim, auxiliar no controle do efeito estufa completa 10 anos e apresenta relatório

Um “Poço de Carbono” pode ser definido como um reservatório que absorve da atmosfera, globalmente e durante algum tempo, mais CO2 (gás carbônico) do que nela é lançado.

- Publicidade -

Convencido de que este elemento é um dos responsáveis pelo efeito estufa que está aquecendo o planeta, a Peugeot decidiu envolver-se diretamente em ações que possam contribuir para redução das emissões de CO2 na atmosfera.

Com um investimento de 10 milhões de Euros, o Projeto do Poço de Carbono Florestal na Amazônia nasceu em setembro de 1998, como resultado de um encontro entre a Peugeot e a organização Nacional de Florestas (ONF), entidade gestora das florestas públicas francesas.

A concretização desse projeto começou com a aquisição da fazenda São Nicolau, propriedade de 10.000 hectares (área equivalente a uma vez e meia a cidade de Paris), situada à margem do rio Juruena, a 1.000 km de Cuiabá, a capital de Mato Grosso.

- Publicidade -

A Marca desejava financiar um projeto piloto que permitisse avaliar a eficácia dos Poços de Carbono Florestais, como um meio de luta contra as mudanças climáticas, considerando tal iniciativa uma contribuição à ecologia e à ciência.

O ONF transferiu a execução e a gestão do projeto à sua filial internacional e à filial brasileira, as quais firmaram uma parceria com a ONG franco-brasileira Pró-Natura, visando a escolha do local e a integração do projeto com a região.

De 1999 a 2003, quase 2.000 hectares de terra foram integralmente replantadas na Fazenda São Nicolau com aproximadamente dois milhões de mudas de espécies nativas.

- Publicidade -

Uma implantação local, seguida de atividades próximas da população, foi colocada em prática durante toda fase de plantio (1999-2003).

Dentre este período, quase 80.000 mudas foram distribuídas com diversas finalidades: plantações agro-florestais, plantações destinadas a delimitar terrenos (cercas-vivas), recuperação de áreas degradadas etc.

Paralelamente, desde 2001 foi desenvolvido um programa de educação ambiental destinado às escolas da região, com resultados altamente positivos até os dias atuais.

Mais de 400 estudantes já foram beneficiados com as informações e conteúdos do Poço de Carbono: a idéia básica deste programa é sensibilizar as crianças para uma boa gestão dos recursos naturais a partir de atividades lúdicas.

Hoje, o “Poço de Carbono” já coloca à disposição da comunidade científica um modelo real de pesquisa capaz de verificar a relação entre o reflorestamento, a captura do gás carbônico da atmosfera e a melhoria do clima.

O desenvolvimento da biodiversidade, a integração local e os métodos científicos para medir a eficácia do reflorestamento no ecossistema conferem a este projeto uma dimensão única.

Dossiê Poço de Carbono Peugeot – 10 anos

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn