terça-feira, 7 maio , 2024
28 C
Recife

Classe C fica mais tecnológico em sua nova geração

Não há dúvidas que um dos principais símbolos da essência da Mercedes-Benz é o Classe C. A história e evolução do modelo respeitam sua razão de ser o modelo mais vendido da marca no mundo.

- Publicidade -

E dessa vez, a marca caprichou nas inovações em todos os detalhes, incorporando recursos e tecnologias até agora só encontrados em automóveis de categorias superiores. O novo Classe C chega ao país em quatro versões: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport.

O novo Classe C ganhou dimensões maiores, com um aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo anterior, 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm).

A consequência é um interior ainda mais espaçoso, principalmente para os passageiros da parte de trás do veículo, e um porta-malas com 480 litros de capacidade.

Visualmente, o novo Classe C representa uma ousada evolução ante a geração anterior. Seu design dinâmico e impactante – com elementos que remetem à Classe S da Mercedes-Benz – irradia sensualidade e provoca emoções.

- Publicidade -

Os designers criaram formas minimalistas e puras para o novo modelo, ressaltando sua tecnologia e engenharia inteligentes.

As versões definidas para o Brasil trazem a dianteira mais esportiva, com a estrela no centro da grade, e a inovação dos faróis totalmente em LED. Na C 250 Sport, ainda mais completa, também está disponível o Intelligent Light System – sistema que adapta os faróis automaticamente às condições climáticas, iluminação ambiente e condições de direção, proporcionando maior segurança ao condutor.

O sistema conta com faróis variáveis com cinco funções: luz de curva dinâmica, luz de esquina, luz de estrada, farol alto adaptativo e luz de neblina ampliada.

O design noturno característico dá ao novo Classe C um visual muito próprio e exclusivo quando escurece. Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam tecnologia LED em todas as versões.

Por dentro – O design interior demonstra uma nova e audaciosa atitude por parte da Mercedes-Benz. Os designers combinaram a arquitetura dos modelos esportivos da marca com um console central totalmente novo, apresentando linhas fluídas e esportivas.

- Publicidade -

Um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço.

Um display central destacado é o principal item que chama atenção no console, com uma tela de 7 polegadas ou 8,4 polegadas, quando combinado ao COMAND Online (no C 250 Sport).

Apesar de bonito, o display chama muito a atenção e seria interessante uma opção para ocultar o display quando desejado. Cinco aberturas de ar redondas dão um toque esportivo ao painel.

O inovador touchpad no descanso para a mão no túnel central é mais um passo evolucionário desenvolvido pela Mercedes-Benz. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos.

O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos, que torna a operação verdadeiramente intuitiva.

Mecânica Online® – A estrutura da carroceria do novo Classe C foi fundamental para reunir a redução de peso a uma notável rigidez, proporcionando excelente dirigibilidade e ótimas características de ruído e vibração, além de um alto nível de segurança em colisões.

Graças à inovadora e inteligente construção com peso reduzido, com a nova carroceria híbrida de alumínio, dependendo da versão, o peso total do veículo chegou a ser reduzido em até 60 quilos. Desta forma, o novo Classe C lidera o ranking dos “pesos leves” em seu segmento.

Isto resulta em muitos dividendos: a diminuição do consumo de combustível em até 20% sem nenhuma perda de desempenho e, ao mesmo tempo, isso permitiu rebaixar o centro de gravidade, o que aumenta sua agilidade e esportividade.

A Mercedes-Benz conseguiu dar este salto tecnológico na redução do peso por meio de várias medidas, entre elas um design estrutural completamente novo e o uso de uma proporção de alumínio alta para um veículo produzido em larga escala. Comparado com o modelo antecessor, o conteúdo de alumínio aumentou de menos de 10 para quase 50%.

Mantendo a tradição da Mercedes-Benz, a carroceria foi projetada para proporcionar ainda mais segurança. O Classe C sedã não apenas atende a todas às atuais leis internacionais, mas também aos mais estritos padrões de segurança internos da Mercedes-Benz, que se baseiam no que realmente acontece em acidentes reais.

O núcleo deste conceito é um compartimento de passageiros de alta resistência. Ele é rodeado por zonas de deformação especificamente calculadas e testadas na prática, que garantem o máximo de segurança aos ocupantes do veículo graças à otimização da distribuição das forças e uma combinação de peças em alumínio fundido com materiais de ultra resistência.

A cobertura externa, feita quase completamente de alumínio, cria uma concha protetora para a carroceria.

Um baixo arrasto aerodinâmico é crucial para chegar a uma eficiência acima dos padrões normais. O arrasto é um parâmetro extremamente importante no esforço para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. O ruído causado pelo vento, que já era muito baixo na geração anterior do Classe C, foi reduzido ainda mais.

Os engenheiros também devotaram profunda atenção a outras fontes potenciais de ruído que possam ter efeitos adversos no bem-estar e concentração do motorista e passageiros, mesmo quando eles não consigam perceber seus efeitos de forma consciente.

O termo usado para avaliação desses fatores é NVH (noise, vibration, harshness – ruído, vibração e aspereza). Os especialistas conseguiram reduzir o ruído do ventilador interno, dos vidros elétricos, das funções de ajuste dos bancos e muitos outros sons gerados na atuação e operação dos sistemas do automóvel. Em função disso, o novo Classe C é referência nesse ponto em seu segmento.

Motores a gasolina BlueDIRECT com injeção direta de terceira geração – Os motores a gasolina BlueDIRECT do Classe C combinam rapidez de resposta e potência exemplar com os mais altos níveis de eficiência e o melhor desempenho da categoria em emissões.

Para obter esses resultados, a Mercedes-Benz transferiu a tecnologia BlueDIRECT de seus motores V6 e V8 para as versões de quatro cilindros. O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.

A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela “ignição múltipla rápida”. Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga.

O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.

Novo Classe C

Cilindrada (cm³) Potência (cv)

Torque

(Nm)

0-100 km/h

(seg)

C 180 1.595 156 250 8,5
C 200 1.991 184 300 7,3
C 250 1.991 211 350 6,6

 

Função ECO start/stop de série – A função ECO start/stop, de série em todas as versões do Classe C, desliga o motor quando o veículo é imobilizado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente.

Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição. O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.

Transmissão otimizada – Trocas de marchas com suavidade são garantidas pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi aprimorada ainda mais pela Mercedes-Benz, visando maior compatibilidade ambiental e o prazer ao conduzir.

Entre os recursos introduzidos no desenvolvimento do câmbio estão um novo conversor de torque com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado automaticamente pelo sistema start/stop.

Outro item é o modo M (manual) temporário: caso o condutor faça uma troca de marchas manual, a transmissão retorna sozinha ao modo automático após um tempo determinado, que pode variar de acordo com algumas condições (não utilização do pedal do acelerador, descidas, alta aceleração lateral – curvas fechadas – ou se a velocidade cair abaixo de um mínimo, indicando parada do automóvel).

No modo M, seja automático ou fixo, o motorista recebe sugestões de mudanças de marchas no display funcional do painel de instrumentos, para maior eficiência na condução.

Suspensão – esportiva e confortável – A suspensão do novo Classe C é resultado de um desenvolvimento totalmente novo. Ela oferece reações ágeis e diretas, que tornam a condução em estradas sinuosas um grande prazer, oferecendo ao mesmo tempo o mais alto padrão de conforto de rodagem do segmento.

O novo eixo dianteiro com quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de dirigibilidade. Graças ao princípio da suspensão com quatro braços, a suspensão da roda é totalmente desvinculada da torre da suspensão. A cinemática resultante oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas.

Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva. A suspensão independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.

Menores distâncias de frenagem – Os freios do novo Classe C têm alto desempenho relativamente à distância de imobilização, rapidez de respostas, resistência à fadiga, estabilidade direcional e durabilidade das pastilhas. As versões C 180 e C 200 contam com pinças flutuantes com pistão único, enquanto a C 250 utiliza pinças com quatro pistões.

O Classe C possui o sistema ADAPTATIVE BRAKE (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:

• Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives;

• função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado;

• função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário;

• função de pré-carga, que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o condutor tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o automóvel em emergências.

O novo Classe C também conta com freio de estacionamento elétrico de série. O freio é liberado automaticamente quando o motorista sai do modo parking para colocar o veículo em movimento e pode ser usado, também, para frenagens de emergência.

Outras funções disponíveis no novo Classe C incluem a frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade e as luzes de freios adaptativas que, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás e reduzindo seu tempo de reação em situações de potencial emergência.

Direção com personalidade esportiva – Todos os modelos da família Classe C passam a contar com a direção eletromecânica Direct Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterçamento.

A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo.

Entre os sistemas de assistência à condução, destaca-se o Active Park Assist (disponível a partir da C 200), que estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. O sistema também permite deixar as vagas sem que o motorista precise acionar o volante.

Dois outros sistemas de segurança são muito importantes: o Attention Assist, que alerta o motorista caso verifique falta de atenção ou sonolência em velocidades entre 60 e 200 km/h, e o monitoramento da pressão dos pneus, que avisa quando houver queda na calibragem por meio do display do painel de instrumentos.

O detector de fadiga também sugere paradas para descanso a intervalos determinados em viagens longas.

Comportamento programável – O sistema Agility Select permite ao motorista optar entre várias configurações de regulagem, adaptando a rodagem do novo Classe C às condições momentâneas de uso e à sua preferência.

Por meio de um controle posicionado no console central, o condutor pode escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de resposta do acelerador, assistência da direção e câmbio automático.

O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado.

A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.

Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme seu gosto pessoal.

Sete airbags para segurança – Além dos cintos de segurança de três pontos com tensionador pirotécnico e limitador de força para o condutor, passageiro da frente e das laterais na traseira, vários outros airbags protegem os ocupantes do veículo em caso de acidente. Eles incluem:

• airbags laterais para proteção pélvica e do tórax do motorista e do passageiro da frente;

• airbags de janelas em nova versão;

• airbag de joelho para o condutor.

Informação e entretenimento – Uma geração de multimídia totalmente nova proporciona operação intuitiva no Classe C, apresentando elaboradas animações e efeitos visuais que apresentam todas as funções disponíveis de forma clara e altamente atraente.

O novo Classe C também está equipado com o sistema Frontbass, que utiliza o espaço existente dentro da travessa transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os woofers. O resultado é uma experiência auditiva quase comparável a uma casa de shows.

O acesso à internet e diversas fontes de dados estão disponíveis desde a versão de entrada do modelo. Basta ter um telefone móvel com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema Audio 20 compatível com a Internet. É possível navegar na Internet sem restrições sempre que o veículo estiver parado.

A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, cartões SD, pendrives ou CD e DVD (com o sistema Audio 20 CD ou superior e COMAND Online). Outra novidade é a disponibilidade do manual do automóvel em formato digital, para consulta rápida na tela.

COMAND Online com ponto de acesso – O COMAND Online, disponível na versão C 250, oferece uma tela maior, com 960 x 540 pixels e uma cobertura de vidro semelhante à usada em dispositivos como o iPhone ou iPad.

Ele disponibiliza uma gama de outros recursos, incluindo navegação rápida no disco rígido, ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC em inglês.

A telefonia por meio do Bluetooth também é de série. Os sistemas Audio 20 CD e COMAND Online vêm com uma conexão telefônica que interliga o telefone celular com o veículo por uma interface Bluetooth padronizada.

Versões e equipamentos – O C 180 é oferecido em duas versões de acabamento, Avantgarde – mais esportiva com materiais cromados e acabamento na cor preta high gloss – e Exclusive, com acabamento elegante em madeira e ar requintado. O preço é único para as duas versões: R$ 138.900,00.

O C 200 custa R$ 154.900,00 e é oferecido na versão Avantgarde, com rodas de liga leve de 17 polegadas com design especial e detalhes adicionais, como teto solar elétrico, Active Park Assist, banco do motorista com controles elétricos e espelhos externos com rebatimento automático.

Mais esportivo, o C 250 Sport chega com o valor de R$ 189.900,00 e acabamento externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full-LED com sistema ILS (Intelligent Light System).

O interior, também com design AMG, incorpora volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira Black Ash com textura natural (sem polimento), forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.

C 180 Avantgarde – R$ 138.900

Motor: 1.6 litro (156 cv)

Itens de série: couro sintético Ártico, tela de sete polegadas, rodas de liga leve R17″, pneus runflat (aqueles que, mesmo murchos, podem rodar por alguns quilômetros), acabamento do teto cinza, sensor de chuva, áudio 20 + GPS, aviso de perda de pressão dos pneus, proteção do cárter, touchpad, alarme, ar-condicionado, faróis em LED, moldura do painel em alumínio, leitor de CD, função start-stop, agility select (modos de condução Comfort, ECO, Sport, Sport+ e Individual).

C 180 Exclusive – R$ 138.900

Motor: 1.6 litro (156 cv)

Itens de série: os mesmos da C 180 Avantgarde, mas com moldura do painel em madeira e relógio analógico.

C 200 Avantgarde – R$ 154.900

Motor: 2.0 litros (184 cv)

Itens de série: os mesmos da C 180 acrescidos de teto solar elétrico, adaptative brake lights (sistema que acende as luzes de freio de forma diferenciada, com mais piscadas por segundo, em frenagens de emergência, chamando mais atenção do motorista que vem atrás), sistema de estacionamento automático, banco do motorista com controles elétricos e ajuste de lombar, e espelhos externos com rebatimento automático.

C 250 Sport – R$ 189.900

Motor: 2.0 litros (211 cv)

Itens de série: os mesmos da C 200, com acabamento interno e externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro, faróis com sistema inteligente de iluminação, volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira com textura natural, forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.

C 180 Avantgarde

Couro sintético ÁRTICO

Tela de sete polegadas

Rodas de liga leve R17″

Pneus runflat

Acabamento do teto cinza

Sensor de chuva

Audio 20 + GPS

Motor 1,6 litro 156 cv

Câmbio automático 7 Marchas

Aviso de perda de pressão dos pneus

Proteção do cárter

Suspensão Comfort

Touchpad

Alarme

Ar condicionado

Faróis full LED

Moldura do painel em alumínio

Interior Avantgarde

Leitor de CD

Eco Start Stop

Agility Select

C 180 Exclusive

Couro sintético ÁRTICO

Tela de sete polegadas

Rodas de liga leve R17″

Pneus runflat

Acabamento do teto cinza

Sensor de chuva

Audio 20 + GPS

Motor 1,6 litro 156 cv

Câmbio automático 7 Marchas

Aviso de perda de pressão dos pneus

Proteção do cárter

Suspensão Comfort

Touchpad

Alarme

Ar condicionado

Faróis full LED

Moldura do painel em madeira

Relógio analógico

Interior Exclusive

Leitor de CD

Eco Start Stop

Agility Select

C 200 Avantgarde

Couro sintético ÁRTICO

Tela de sete polegadas

Adaptive brake lights

Airbag de joelhos

Pneus run flat

Sensor de chuva

Acabamento do teto cinza

Audio 20 + GPS

Interior Avantgarde

Exterior Avantgarde

Teto solar

Câmbio automático 7 Marchas

Motor 2.0 184 cv

Banco elétrico para o condutor

Ajustes elétricos para lombar

Aviso de perda de pressão dos pneus

Proteção do cárter

Touchpad

Moldura em alumínio

Leitor de CD

Eco Start Stop

Sistema de estacionamento ativo

C 250 Sport

Agility Select

Comand Online com tela de 8,4 polegadas

Adaptive Brake Lights

Sistema de Estacionamento Active Parking Assist

Pneus run flat

Acabamento do teto preto

Bancos dianteiros com ajustes elétricos

Interior AMG Sport

Exterior AMG Sport

Airbag de joelhos

Sensor de chuva

Ajustes elétricos para lombar

Teto solar elétrico

Tapetes AMG

Câmbio automático 7 Marchas

Aviso de perda de pressão dos pneus

Proteção do cárter

Suspensão Sport

Espelhos com rebatimento elétrico

Eco Start Stop

Sistema de estacionamento ativo.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais