sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Qualidade em toda cadeia não pode cair

Não existe mercado que resista à falta de qualidade. Todos os elos da cadeia automotiva precisam ter consciência da importância de preservação desse fator em seus produtos e processos na sua rotina, mas ainda mais em tempos de extrema dificuldade como o atual.

- Publicidade -

Afetadas pela instabilidade econômica, indústrias brasileiras cortam pessoas aqui e reduzem treinamentos ali enquanto outros mercados operam a todo vapor e avançam a braçadas na chamada competição global.

O setor precisa aumentar os esforços para que, em hipótese alguma, a qualidade de nossa indústria seja prejudicada, mas mantida e aperfeiçoada mesmo em momentos de baixa, afinal o mercado global de veículos não espera, mas responde às nossas chamadas, exigindo cada vez melhores produtos, processos e pessoas.

Hoje, por exemplo, empresas com capacidade de exportação conseguem realizar negócios muito em função da qualidade.

E mais: vamos fazer um exercício de olhar adiante. Na retomada do crescimento, possivelmente postos de trabalho precisarão ser preenchidos.

- Publicidade -

Certamente não será tarefa das mais fáceis. Até as empresas conseguirem ter de volta profissionais especializados, que hoje já migram para outras indústrias ou atividades, e montar equipes com expertises e conhecimentos requeridos, os prejuízos provavelmente sejam maiores do que os ganhos.

Com o objetivo de justamente debater a qualidade como requisito para a competição no mercado global de veículos, lideranças de todos os elos da cadeia – autopeças, montadoras, distribuidores, oficinas, concessionárias, entidades setoriais, consultorias e governo – estarão reunidas dia 19 setembro, em São Paulo, para o 4º Fórum IQA da Qualidade Automotiva.

Participarão deste fórum presidentes recém-empossados, como Antonio Megale (Anfavea), Dan Ioschpe (Sindipeças) e Luis Fernando Panelli (Inmetro), que darão visões atualizadas sobre os negócios e as preocupações com a qualidade; assim como o presidente Antonio Fiola (Sindirepa) e o vice-presidente Gláucio Geara (Fenabrave), que darão contribuições a partir de suas largas experiências à frente das entidades.

Diretores de empresas fornecedoras de autopeças ainda participarão de painel, que discutirá a evolução dos padrões de qualidade na cadeia de produção.

Consultorias internacionais também estarão presentes. Rodrigo Custódio, diretor da Roland Berger, apresentará receitas para ganhos de competitividade e avanços no mercado internacional. Já Marcelo Cioffi, diretor da Price Waterhouse, abordará pontos essenciais de programas da qualidade para debater a equação da qualidade automotiva.

- Publicidade -

Especialistas vão abordar as normas que fundamentam sistemas da qualidade, a nova ISO 9001:2015 e principalmente a nova ISO TS 16949, que está sendo revisada.

Uma nova versão deve ser lançada no final deste ano e vai movimentar todo o setor. Fazer a migração será uma corrida e tanto porque as empresas deverão implementar os sistemas da qualidade, provavelmente, no momento de retomada do crescimento.

Pela primeira vez o Sebrae estará presente no encontro. Hulda Giesbrecht, analista do Sebrae Brasília, falará sobre os esforços da entidade para incentivar as micro e pequenas empresas a implementar sistemas da qualidade.

Entre as lideranças também estará o alemão Ehrhard Werner Wolfgang Thiel, diretor de Projeto para Caminhões da Mercedes-Benz, que falará de sua vivência no Brasil e no Exterior para debater os caminhos para a adoção de padrões internacionais de excelência.

O 4º Fórum IQA da Qualidade Automotiva será uma rara oportunidade de ouvir a cadeia automotiva como um todo e fazer uma interface entre todos os segmentos. E mais: será a chance de traçar estratégias para aumentar a competitividade e conquistar oportunidades de exportação. O convite está feito. Rumo aos trabalhos!
* Ingo Pelikan é presidente e Mário Guitti é superintendente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança