quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Sistema OnStar disponível agora na linha Onix e Prisma. MyLink 2ª geração

Para marcar a chegada do Novo Onix e também do Prisma 2017, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados.

- Publicidade -

Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações – além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.

O sensor de estacionamento traseiro e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o avançado sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.

- Publicidade -

“A oferta do sistema OnStar e do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Onix colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente isso é uma vantagem competitiva importante e deve manter o Onix no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Estreia com a linha 2017 do Onix um novo serviço OnStar: o de diagnóstico. Por meio de um aplicativo, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em um automóvel nesta faixa de preço.

A ferramenta é bastante útil, já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

- Publicidade -

Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia -seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia. Este recurso estará presente em 100% das versões do Novo Onix.

O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze e na Nova S10.

Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

Para o hatch compacto, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano em três diferentes pacotes de serviços, conforme a versão e a configuração do veículo.

Carro pensado para famílias conectadas – Mais um diferencial competitivo importante do Novo Prisma e também do Onix 2017 é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como Android Auto e Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.

Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastantes populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.

Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Prisma é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança