domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Internet das Coisas – Bosch investe em nova fábrica de semicondutores em Dresden, na Alemanha

Alinhado ao seu objetivo de investir fortemente na Alemanha, a Bosch construirá uma fábrica de semicondutores em Dresden.

- Publicidade -

A nova unidade produzirá chips em discos de silício (wafers) de base de 12 polegadas para atender tanto a crescente demanda gerada pela Internet das Coisas (IoT) quanto as aplica ções no setor da mobilidade.

A construção da planta altamente tecnológica está prevista para ser concluída em 2019 e as operações terão início no final de 2021.

Os investimentos nesta unidade são de aproximadamente um bilhão de euros.

“A nova fábrica de semicondutores é o maior investimento da Bosch em mais 130 anos de história”, disse Dr. Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch. Além disso, serão criadas 700 novas oportunidades de emprego em Dresden.

- Publicidade -

“Os semicondutores são os principais componentes de todos os sistemas eletrônicos. Com o crescimento da conectividade e da automação, eles serão cada vez mais aplicados em diferentes áreas. Ao ampliar nossa capacidade de produção de semicondutores, estamos adquirindo uma base sólida para o futuro e fortalecendo nossa competitividade”, afirmou Denner.

De acordo com um estudo da PricewaterhouseCoopers, o mercado mundial de semicondutores deverá crescer mais de 5% por ano até 2019 com o fortaleciment o dos segmentos de mobilidade e de IoT.

Investimento na Alemanha como polo de alta tecnologia – A ministra federal alemã de Economia e Energia, Brigitte Zypries, reconheceu os investimentos da Bosch na Alemanha em um polo de alta tecnologia: “A decisão da empresa em investir na Saxônia é muito bem-vinda. O fortalecimento da expertise em semicondutores na Alemanha e, consequentemente na Europa, é um passo muito importante para garantir e aumentar a competitividade do país, principalmente no que se refere a uma das principais tecnologias do futuro”.

Ainda sujeito à aprovação da Comissão Europeia, o ministério de Economia e Energia da Alemanha (BMWi) planeja apoiar a construção e a operação da nova fábrica de semicondutores em Dresden.

“Como uma região industrial, a Saxônia oferece excelentes condições para impulsionar nossa expertise em semicondutores”, ressalta Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch.

- Publicidade -

O setor de microeletrônicos de Dresden, também conhecido como “Silicon Saxony” é incomparável na Europa e inclui ainda fornecedores automotivos e prestadores de serviços, bem como universidades que oferecem conhecimento técnico.

Além disso, o Hub de Iniciativas Digitais lançado pelo BMWi tem como objetivo tornar Dresden um ecossistema em IoT.

A Bosch pretende contribuir com as empresas locais com o objetivo de não apenas consolidar a Alemanha, mas também a Europa, como uma região industrializada.

“Esta decisão fortalece a Europa como líder no setor de microeletrônicos a partir da Saxônia. Agradeço a Bosch por confiar na região, na sua força de trabalho e na inovação local. Desenvolver novos produtos para a Internet das Coisas e para a produção conectada estão entre os assuntos mais importantes para o setor de microeletrônicos e para a indústria europeia como um todo”, disse Stanislaw Tillich, primeiro-ministro da Saxônia.

Tecnologia de 12 polegadas é a base para economia de escala – Os sem icondutores são as principais tecnologias da era moderna, especialmente para a indústria, mobilidade e casas que estão se tornando cada vez mais conectadas, eletrificadas e automatizadas.

O processo de produção dos chips de semicondutores sempre começa com um disco de silício, conhecido como wafer. Quanto maior o diâmetro, mais chips podem ser produzidos em um ciclo de manufatura.

Comparado com as versões convencionais de seis e oito polegadas, a tecnologia de 12 polegadas proporciona economia de escala.

Isso é importante, uma vez que permitirá a Bosch atender à crescente demanda por semicondutores gerada pelas aplicações no campo da mobilidade conectada e das casas e cidades inteligentes.

Liderança na produção de semicondutores e pioneirismo na fabricação de MEMS – Há mais de 45 anos, a Bosch vem fabricando chips de semicondutor em múltiplas variantes, especialmente para aplicações em circuitos integrados (ASICs), semicondutores de potência e sensores microeletr omecânicos (MEMS).

O ASICs da Bosch vem sendo utilizado em veículos desde 1970, sendo customizado individualmente para cada tipo de aplicação, além de ser essencial para funções como o acionamento do airbag.

Além disso, em 2016, todo carro produzido no mundo contou, em média, com mais de nove chips da Bosch.

Quando se trata dos sensores MEMS, a Bosch é pioneira e líder mundial em fabricação do componente.

Há mais de 20 anos, a fornecedora de tecnologia e serviços desenvolveu uma técnica de microfabricação conhecida mundialmente como “Processo Bosch”, que também é utilizada na fabricação de semicondutores.

Na fábrica de semicondutores em Reutlingen, na Alemanha, a Bosch produz atualmente cerca de 1.5 milhões de ASICs e quatro milhões de sensores MEMS por dia com a base tecnológica de 6 e 8 polegadas.

Contudo, a empresa já produziu mais de oito bilhões de sensores MEMS desde 1995.

Atualmente, 75% dos sensores MEMS Bosch são aplicados em equipamentos eletrôn icas.

Os sensores MEMS da Bosch estão presentes em três de cada quatro smartphones.

O portfólio atual de semicondutores inclui, sobretudo, sensores de aceleração, movimento, fluxo de massa, pressão e de meio ambiente, bem como microfones, semicondutores de potência e ASICs para unidades eletrônicas de comando (ECUs) de veículos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança