sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

ABB fornece duas estações de recarga para a primeira eletrovia do Brasil

A ABB está entregando a primeira estação de recarga elétrica a ser instalada na BR-277, rodovia federal que corta o estado do Paraná e une a cidade de Paranaguá, no litoral, a Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, cidade próxima às Cataratas do Iguaçu.

- Publicidade -

A inauguração, em 27 de março no polo do km 3, em Curitiba, pela COPEL, concessionária estatal do Paraná, marcou o início de um projeto no qual a companhia pretende instalar oito estações de recarga na rodovia de 608 km, até o final de 2018.

“O crescimento da frota de veículos elétricos é uma tendência irrefreável em todo o mundo, e a Copel integra a vanguarda de empresas neste segmento, investindo em soluções de mobilidade elétrica e em uma rede de energia robusta e inteligente para suportar este novo cenário”, disse Jonel Iurk, presidente da COPEL.

A solução de recarga rápida da ABB, instalada no Paraná, é compatível com todos os modelos de carros elétricos disponíveis no mercado brasileiro e permite recarregar dois veículos elétricos simultaneamente, no mínimo de tempo necessário – enquanto você faz uma pausa para tomar um café – por aproximadamente 150 quilômetros.

O eletroposto pode carregar de 80 a 90% da capacidade da bateria entre 15 e 30 minutos (dependendo do veículo).

- Publicidade -

O equipamento possui, ainda, conectividade em nuvem e é parte das soluções digitais do ABB Ability™.

Possibilita o monitoramento de condições remotas, de modo a verificar a necessidade de serviços, atualizações de software, diagnósticos e solução de problemas.

No futuro, também será possível que os motoristas localizem o ponto de recarga mais próximo enquanto estiverem se deslocando.

“A ABB tem um braço de negócios dedicado ao desenvolvimento de carregadores e de tecnologias que envolvem a mobilidade elétrica. A ABB é parceira da Fórmula E, categoria de automobilismo internacional totalmente elétrica da FIA e especialmente posicionada para ampliar os limites da mobilidade elétrica ao promover inovações que se traduzem em recarga mais rápida, como a tecnologia que estamos instalando no Paraná”, acrescenta Paolo Pescali, Diretor de Produtos de Eletrificação para a América Latina”.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas.

- Publicidade -

Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final.

Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável.

A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 empregados. www.abb.com

Copel: Criada em 1954, a Copel é uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Opera um parque gerador de 30 usinas e 200 mil quilômetros de linhas de transmissão e distribuição.

Atende mais de 4,5 milhões consumidores em todo o Paraná e está presente em dez estados brasileiros com obras de geração e transmissão que reforçam o Sistema Interligado Nacional.

Com a Copel Telecom, a Companhia opera também um robusto anel óptico de telecomunicações, que fez do Paraná o primeiro estado digital do Brasil, palco para o desenvolvimento pioneiro de projetos em smart grid e mobilidade elétrica.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança