sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Motor triplo de 765 cc da Triumph redefine a categoria Moto2

O primeiro ano da Triumph no Campeonato Mundial da Moto2 foi uma notável história de sucesso, resultando em algumas das corridas mais acirradas da categoria, um novo Campeão Mundial e novos recordes estabelecidos em 85% das corridas disputadas. Não há dúvida que a Triumph deu nova vida à categoria.

A categoria da Moto2 do Campeonato Mundial de Motovelocidade (MotoGP) usava o mesmo fornecedor de motores desde 2010 e, com poucas mudanças durante esse período, tornou-se menos relevante para a moderna categoria da MotoGP, da qual a Moto2 é a alimentadora.

- Publicidade -

O desafio para a Triumph foi enorme, tanto em termos de desempenho quanto de confiabilidade, com um importante retorno a uma competição de primeira linha após uma longa ausência, diante da mídia mundial de motociclismo.

A introdução do novo motor triplo de 765 cc da Triumph foi anunciada globalmente e proporcionou ao público, aos participantes e a todos os envolvidos um motivo extra para animar-se com a Moto2 novamente. Mais potência e mais torque incentivaram os pilotos, por exemplo, a mais ultrapassagens, promovendo disputas acirradas.

A estreia no Qatar foi vencida por apenas dois centésimos de segundo. Além disso, um grid cheio de motores triplos da Triumph com sonoros roncos cativou e extasiou o público em todos os lugares, criando, sem dúvida, o campeonato com a melhor trilha sonora das corridas de primeiro nível do mundo.

- Publicidade -

Desfrutando de um avanço em seu quinto ano na categoria, ao conquistar o seu primeiro título mundial da Moto2, e o primeiro equipado com motor Triumph, Alex Márquez disse: “Este título é ótimo e me deixa muito feliz. Foi uma temporada realmente completa e sempre estivemos disputando, em todos os tipos de circuitos e condições. Fomos o conjunto mais completo do grid e, graças a isso, somos campeões mundiais. Com o torque extra do motor Triumph, meu estilo de pilotagem fica mais natural. Tenho velocidade nas curvas quando preciso usar a velocidade nas curvas, mas em curvas lentas, onde preciso frear e acelerar a moto, esse motor funciona muito melhor também”.

Confirmada a progressão de Alex nas corridas no campeonato da MotoGP em 2020, a Triumph já provou que as corridas da Moto2 com motor Triumph incentivam a evolução ao topo. Após mais de 300.000 km rodados, os três primeiros pilotos terminaram a corrida final separados por apenas 12 pontos, o mais próximo de todas as categorias.

Os recordes também caíram ao longo da temporada, com a corrida final da temporada em Valência, na Espanha, trazendo a 10ª quebra de recorde de volta mais rápida, recordes absolutos do circuito e de velocidade máxima.

- Publicidade -

Isso significa que um total de 18 recordes de velocidade máxima, incluindo 12 melhores voltas, foram estabelecidos em 2019, incluindo a primeira velocidade máxima acima dos 300 km/h na Moto2, atingindo um pico de 301,8 km/h, no GP da Austrália.

Um novo recorde foi estabelecido usando o motor Triumph em 16 das 19 corridas deste ano – com duas das três restantes sendo interrompidas pela chuva, e Misano tendo sido notavelmente menos aderente do que anteriormente com a mudança da pista.

“Nossa primeira temporada passou tão rápido desde a primeira rodada no Qatar e estamos muito satisfeitos com a maneira como tudo evoluiu – desde a proximidade das corridas e o número de diferentes pilotos no pódio até a confiabilidade e desempenho absoluto com tantos recordes caindo para o nosso motor triplo de 765 cc. Foi uma temporada incrível, da qual temos muito orgulho. Parabéns novamente a Alex Márquez e à equipe VDS por sua incrível vitória no campeonato e à equipe Flexbox HP40 por terminar em primeiro na classificação de equipes em 2019.  Também foi uma alegria para os fãs ver o quão disputado foi o segundo lugar no campeonato, com Brad Binder finalmente assegurando esse prêmio a apenas duas voltas do fim de toda a temporada! Gostaríamos de agradecer imensamente a todas as equipes e aos pilotos por seu papel em tornar a Moto2 este ano tão emocionante. Já estamos ansiosos para 2020”, afirmou Steve Sargent, diretor de Produto da Triumph. O motor de corrida Triumph Moto2 de 765 cc é um desenvolvimento da motocicleta de estrada Street Triple RS de 765 cc, líder da sua categoria, que produz 140 cv de potência.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn