sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Engenheira pernambucana assume comando na fábrica da Jeep

A engenheira pernambucana, Juliana Coelho, assume a função de Plant Manager da fábrica Jeep, em Pernambuco, ocupando o lugar deixado por Pierluigi Astorino, que assume cargo de Diretor de Manufatura Latam. É a primeira vez que a posição é ocupada por uma mulher na América Latina.

- Publicidade -

O engenheiro italiano Pierluigi Astorino (38 anos) assumiu o cargo de Diretor de Manufatura da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina. Ele deixa a função de Plant Manager do Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, que passa a ser comandado pela engenheira pernambucana Juliana Coelho (31 anos).

Astorino sucede o também italiano Francesco Ciancia, que retorna à Itália com a missão de liderar a manufatura dos brands Maserati e Alfa Romeo.

Pierluigi Astorino iniciou sua carreira no Grupo FCA em 2006, na planta de Mirafiori, Itália. Destacou-se como International Projects Leader, com desenvolvimento de projetos nas plantas do grupo nas quatro regiões do globo, e com tal expertise foi selecionado para compor o time do Projeto Pernambuco, sendo um dos responsáveis pela implementação e operação inicial da planta Jeep no Brasil por três anos. Após essa experiência, foi responsável pela Engenharia de Manufatura da FCA na América Latina e, em 2018, retornou a Pernambuco, dessa vez para ocupar o cargo de Plant Manager.

- Publicidade -

Agora, Astorino assume a liderança da Manufatura Latam com a missão de conduzir um novo ciclo que envolve novas versões de modelos já consagrados e o lançamento de produtos inéditos da Jeep e da Fiat. “O grande desafio é continuar com a trilha do desenvolvimento de nossos talentos, acreditar no potencial do nosso time e expandir a excelência da manufatura para todas as plantas na América Latina”, afirma. A meta é focar em capacitação, novas tecnologias e novos padrões, ampliando o alto nível de excelência da produção na região. “Vamos buscar o selo Ouro no World Class Manufacturing”, destaca, referindo-se ao WCM, sistema de produção de classe mundial adotado em todas as plantas da FCA no mundo.

Com a mudança, o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), passa a ser liderado por Juliana Coelho. Aos 30 anos, a engenheira assume o cargo de Plant Manager de uma das mais modernas fábricas da FCA no mundo. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo na América Latina.

“Estou feliz em estrear esse novo ciclo na FCA, é um desafio e eu gosto de desafios”, afirma a pernambucana, que começou sua trajetória no mercado automobilístico dentro do grupo.

Juliana iniciou a carreira em 2013, como Especialista de Processo de Pintura, tendo passado por treinamentos on the job em fábricas da FCA na Itália e na Sérvia. Fez parte do primeiro time de funcionários do Polo Automotivo Jeep e desde então vem construindo uma carreira ascendente na empresa. Já exerceu os cargos de Supervisora e Gerente da Pintura e Gerente da Montagem na Jeep, além de, mais recentemente, ter chefiado a área de VLM, responsável por novos desenvolvimentos na manufatura LATAM, no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

“Cresci com o DNA Jeep e essa experiência no Vehicle Line Manufacturing LATAM me deu a oportunidade de entender melhor a região da América Latina, de adquirir uma bagagem interessante para essa nova etapa”.

Por onde passou, Juliana Coelho se destacou pelo conhecimento técnico e pela habilidade de liderar. Agora, tem como foco dar continuidade ao trabalho de aperfeiçoar ainda mais a produção da Jeep, que em 2019 conquistou a certificação Prata do World Class Manufacturing, se tornando a planta que alcançou esse nível em menor tempo de operação na América Latina.

- Publicidade -

“O Polo Automotivo Jeep vem de um ciclo importante de aprimoramento em excelência em qualidade. Vamos continuar evoluindo dando ênfase ao desenvolvimento de produtos, a contínua melhoria de processos e investindo nas nossas pessoas, sem dúvidas um dos principais diferenciais da Jeep”.

Uma característica que chama bastante atenção no Polo Jeep é a faixa de idade dos funcionários. Em sua grande maioria são pessoas muito jovens assumindo cargos de liderança, o que por muitas vezes é visto como resultado de inovação e evolução, ao mesmo tempo que reforça a necessidade de aprendizado e ampliação da experiência por todos os colaboradores, o que a Jeep reforça por meio de treinamentos e especializações.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança