sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Alunos da FEI desenvolvem soluções inovadoras em setores como energias renováveis e indústria automobilística

Formandos em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI elaboraram projetos inovadores para a conclusão do curso com soluções que apresentam potencial de impacto para a sociedade e preocupação com a sustentabilidade.

- Publicidade -

Os trabalhos foram exibidos durante o evento Expo Virtual da instituição, que uniu as tradicionais Expos MecAut (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Automobilística) e MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), em cerimônia realizada virtualmente, em dezembro de 2020.

Em razão da pandemia, o evento que ocorria tradicionalmente de forma presencial, ganhou um espaço virtual, mantendo o destaque e protagonismo dos alunos.

- Publicidade -

Destaque entre os trabalhos apresentados, o Projeto EVE (Energia Vibratória Eólica) traz uma proposta inovadora de aproveitamento da energia eólica por meio de uma haste vibratória.

Diferente de um aerogerador convencional, o EVE não utiliza pás rotativas e pode ser instalado em edifícios, aproveitando espaços antes inexplorados para esta finalidade, podendo operar em velocidades de vento comuns nas grandes cidades.

O desenvolvimento do projeto foi motivado para atender que forma inovadora e mais qualitativa o aumento da demanda energética nas grandes capitais.

- Publicidade -

Para o professor Arnaldo Forgas Jr., coordenador da Expo MecPlena, esse é um momento para os formandos demonstrarem o potencial que desenvolveram ao longo da formação, pensando em aplicações relevantes e inovadoras para o conhecimento adquirido.

“Na FEI, o aluno é sempre incentivado a pensar diferente, como se estivesse alguns anos à frente, e isso é muito bem retratado nessa exposição. Tivemos a predominância de projetos com a preocupação de contribuir para um mundo mais sustentável e para a sociedade em geral”, explica.

Outro projeto que ganhou destaque na MecAut, exposição focada na indústria automobilística, é o Eco3Fuel, que tem como objetivo a criação de soluções para o aumento da velocidade de queima do GNV e da potência e torque, sendo uma opção mais sustentável também para veículos Flex.

Para o professor Arnaldo Forgas Jr., coordenador da Expo MecPlena, esse é um momento para os formandos demonstrarem o potencial que desenvolveram ao longo da formação, pensando em aplicações relevantes e inovadoras para o conhecimento adquirido.

“Na FEI, o aluno é sempre incentivado a pensar diferente, como se estivesse alguns anos à frente, e isso é muito bem retratado nessa exposição. Tivemos a predominância de projetos com a preocupação de contribuir para um mundo mais sustentável e para a sociedade em geral”, explica.

Confira outros projetos inovadores apresentados pelos estudantes durante a Expo Virtual:
————————-
Expo MecPlena
• AT-HOS: inspirado na necessidade de assistência devido a maior longevidade da população mundial, o projeto, que trata do desenvolvimento dos membros inferiores de um robô humanoide, busca desenvolver e direcionar esse robô para jogar futebol, seguindo a missão da instituição RoboCup.
• Iara: Baseado na “crise das águas”, o grupo elaborou um dispositivo composto por um ciclo termodinâmico, capaz de desumidificar o ar e gerar água potável pronta para o consumo. O projeto leva o nome de “Iara”, em homenagem à “Senhora das águas”, de origem indígena tupi-guarani.
• S.Cleaner: O projeto propõe a criação de um equipamento de limpeza para painéis solares para uso domiciliar, permitindo a otimização da eficiência para a máxima geração de energia ao longo do ano e reduzindo a necessidade de custos adicionais para manutenção e limpeza. O S.Cleaner tem o objetivo de melhorar a viabilidade financeira da utilização das placas fotovoltaicas em residências comuns, tornando o investimento mais atrativo.
• Splash: O “SPLASH” tem como objetivo projetar e simular um exoesqueleto passivo para membros inferiores que auxilie idosos a reduzirem o custo metabólico na caminhada, simplificando a atividade e proporcionando maior autonomia e qualidade de vida para essa população.
Expo MecAut:
• COORDriving: Para otimizar o uso de combustível, muitas vezes mal gasto por vícios na direção por parte dos caminhoneiros, foi idealizado o sistema COORDriving, que projeta um algoritmo para gerar um perfil de velocidade baseado na dinâmica longitudinal e no consumo de combustível do veículo, sugerindo a respectiva marcha e velocidade de cruzeiro para que a potência consumida durante aquele trecho seja a mínima possível.
• Spark Heat Ignition: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema com base no uso de combustíveis renováveis como uma alternativa para uma mobilidade mais limpa. A solução abrange um modelo de combustão que permita um aumento da taxa de compressão, impulsionando a eficiência térmica e resultando em uma contribuição na redução das emissões de gases de efeito estufa e adequação às diretrizes do Rota 2030.
• Hibridus: O projeto consiste em um conjunto propulsor a combustão, a partir de uma mistura Etanol+Gás, associado a uma propulsão elétrica. Devido à grande representatividade do modal rodoviário no Brasil, a solução busca ser uma alternativa aos caminhões movidos a diesel, sendo uma opção eficiente e sustentável para o transporte rodoviário.
• Fórmula FEI Hybrid: Com o objetivo de melhorar a performance e segurança dos veículos foi desenvolvido um sistema de propulsão híbrido de eixos paralelos dedicado à redução do escorregamento. Por meio de simulações computacionais, foram alcançadas reduções de aproximadamente 90% do escorregamento longitudinal, além de significativo aumento de sua aceleração em largada.
Na mesma semana ocorreu também o InovaFEI, que premia os melhores projetos de conclusão dos cursos de Administração, Ciência da Computação e das 8 Engenharias que a Instituição oferece na graduação. Realizada pela primeira vez de modo virtual, a cerimônia premiou em primeiro lugar o projeto Iara, destaque do curso de Engenharia Mecânica. Na vice colocação está o Estudo do Alvejamento e Tingimento com Corantes Reativos em Malhas de Algodão com Água Polarizada e na terceira posição, figura o Sistema de Segurança Automotivo Visual (SSAV). Para conhecer esses e outros projetos apresentados no InovaFEI, acesse https://fei.edu.br/inovavirtual/ .
Para assistir à cerimônia completa da EXPO Virtual – FEI , acesse FEI – EXPO Virtual – (Cerimônia de Premiação – 21h00) – YouTube . Para outras novidades da Instituição, acompanhe a FEI nas redes sociais fei.edu.br/redes

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança