terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Ducati começa sua era elétrica

Acordo assinado entre a Ducati e a Dorna Sports para as edições do MotoE™ World Cup de 2023 a 2026

A Ducati tem o prazer de anunciar o início de sua era elétrica: a partir da temporada de 2023 será o único fornecedor oficial de motocicletas para a FIM Enel MotoE™ World Cup, a classe elétrica do Campeonato Mundial de MotoGP ™.

O acordo assinado com a Dorna Sports, organizadora e promotora dos mais importantes campeonatos internacionais de corridas de duas rodas, dura até 2026 e, portanto, abrangerá quatro edições do Mundial de MotoE.

Este é um passo histórico para a fabricante de motos Borgo Panigale que, seguindo o seu costume de utilizar a competição automóvel como laboratório de tecnologias e soluções que se tornam realidade para todos os motociclistas, entra no mundo das motos elétricas a partir do setor mais esportivo, o da classe elétrica do Campeonato Mundial de MotoGP.

O objetivo é desenvolver expertise e tecnologias em um mundo em constante evolução como o elétrico, por meio de uma experiência familiar à empresa como a das competições automobilísticas.

Esta tem sido uma tradição consolidada para a empresa de Borgo Panigale a partir da Ducati 851, que inaugurou a tendência Ducati das motos esportivas de estrada, revolucionando o conceito com seu inovador motor de dois cilindros refrigerado a água, injeção eletrônica de combustível e o novo eixo duplo, cabeçotes de quatro válvulas, derivados da moto Ducati 748 IE que fez sua estreia em corridas de resistência em Le Castellet em 1986.

Desde então, esta transferência interminável de experiência sempre ocorreu desde o Campeonato Mundial de Superbike, no qual a Ducati participou desde a primeira edição em 1988, e do MotoGP, no qual a Ducati é a única fabricante de motocicletas não japonesa a ter vencido um Campeonato Mundial.

O cruzamento também é evidente nos produtos mais recentes e prestigiosos da fabricante Borgo Panigale: o motor V4 do Panigale é, na verdade, estritamente derivado de toda a sua filosofia de construção – desde as medidas de furo e curso até o virabrequim contra-rotativo – do motor que estreou na Desmosedici GP em 2015.

O V4 Granturismo que equipa a nova Multistrada V4 foi então derivado do motor Panigale. Todo o software de controle do veículo também é derivado diretamente daqueles desenvolvidos no mundo das corridas. Sem falar no campo da aerodinâmica.

As soluções tecnológicas desenvolvidas no mundo das corridas, transferidas para os produtos que compõem a gama, permitem à Ducati oferecer aos seus entusiastas motos de altíssima performance e diversão de conduzir.

O FIM Enel MotoE™ World Cup também não será exceção a este respeito e permitirá à Empresa desenvolver as melhores tecnologias e metodologias de teste aplicadas a motociclos elétricos desportivos, leves e potentes.

Ao mesmo tempo, o fato da Ducati fazer parte do Grupo Volkswagen, que fez da mobilidade elétrica um elemento essencial de sua estratégia “New Auto” para 2030, representa o melhor pré-requisito para um extraordinário intercâmbio de experiências no campo dos motores elétricos.

O anúncio do acordo foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta na sala de imprensa do Circuito Mundial de Misano ‘Marco Simoncelli’, na véspera do Grande Prêmio Made in Italy e Emilia-Romagna, da terceira à última etapa do Campeonato Mundial de MotoGP 2021.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, e Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, estiveram presentes.

Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding: “Estamos orgulhosos deste acordo porque, como nas primeiras vezes, representa um momento histórico para a nossa empresa. A Ducati está sempre projetada para o futuro e cada vez que entra em um novo mundo, ela faz isso para criar o produto com o melhor desempenho possível. Este acordo chega na hora certa para a Ducati, que há anos estuda a situação dos grupos motopropulsores elétricos, porque nos permitirá fazer experiências em um campo bem conhecido e controlado como o de Competição de corrida. Trabalharemos para colocar à disposição de todos os participantes da FIM Enel MotoE World Cup motos elétricas de alto desempenho e caracterizadas pela leveza. É justamente no peso, elemento fundamental das motos esportivas, que será o maior desafio. A leveza sempre esteve no DNA da Ducati e graças à tecnologia e química das baterias que estão evoluindo rapidamente, estamos convencidos de que podemos obter um excelente resultado. Testamos nossas inovações e nossas soluções tecnológicas futurísticas em circuitos em todo o mundo e, em seguida, disponibilizamos produtos interessantes e desejáveis ​​para Ducatisti. Estou convencido de que, mais uma vez, vamos aproveitar as experiências que tivemos no mundo das competições de corrida para transferi-las e aplicá-las também em motos de produção.”

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports: “Estamos muito orgulhosos de anunciar a Ducati como o novo e único fabricante da FIM Enel MotoE World Cup. Com sua incrível história de corrida, é uma honra receber este compromisso de um dos mais conhecidos fabricantes no paddock e para enfrentar este novo desafio em conjunto. Estamos ansiosos para ver o que o futuro nos reserva e continuar a ver esta tecnologia se desenvolver e crescer, com o paddock de MotoGP e o MotoE a continuarem a impulsionar a inovação e a evolução na indústria do motociclismo – ao mesmo tempo que cria um incrível espetáculo na pista.”

Este primeiro passo da Ducati no mundo das motocicletas elétricas também terá influência na evolução da gama de produtos.

Agora, os desafios mais importantes neste campo continuam a ser os do tamanho, peso, autonomia das baterias e disponibilidade de redes de carregamento.

A experiência da Ducati na FIM Enel MotoE™ World Cup será um suporte fundamental para P&D de produtos, junto com a evolução fisiológica da tecnologia e da química.

O objetivo é estudar como produzir, assim que a tecnologia permitir, um veículo elétrico Ducati esportivo, leve, emocionante e capaz de satisfazer a todos os entusiastas.

Um novo capítulo da FIM Enel MotoE™ World Cup está mais perto do que nunca. E da Ducati também.

Ao longo de 2022, diversos eventos e momentos coletivos permitirão a todos os adeptos conhecerem passo a passo o desenvolvimento do projeto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn