quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Borracha sustentável: Michelin compra 7,5 toneladas de borracha natural fruto de parceria com WWF-Brasil

A Michelin acaba de realizar a primeira compra de borracha natural fruto da parceria com o WWF-Brasil em unidades de conservação na Amazônia.

A remessa de 7,5 toneladas de borracha será destinada ao beneficiamento e depois servirá de matéria-prima na fábrica da empresa em Manaus, onde são produzidos os pneus de motos e bicicletas da marca no Brasil.

O WWF-Brasil e a Fundação Michelin firmaram uma parceria para desenvolver a cadeia de borracha de extrativismo na Amazônia através de uma nova economia baseada no uso sustentável da floresta e na valorização das comunidades locais, a sociobiodiversidade. Nos próximos 3 anos, o projeto vai impactar 3.800 famílias em 14 unidades de conservação.

A parceria prevê engajar extrativistas na produção de mil toneladas de borracha, produzida e vendida sob padrões sociais e ambientais previamente estabelecidos. Segundo Feliciano Almeida, presidente da Michelin América do Sul, “Sabemos que não há como avançarmos sem um compromisso com o planeta, as pessoas e a performance financeira. Por meio de iniciativas como esta, ambientalmente responsáveis, socialmente equilibradas e financeiramente viáveis, a Michelin mostra que segue inovando na busca de uma mobilidade mais sustentável para todas e todos.”

O WWF-Brasil, a Fundação Michelin e outros parceiros locais juntos fortalecerão o apoio técnico para 18 associações de produtores extrativistas para que se beneficiem de políticas públicas relacionadas à compra, crédito e promoção da cadeia da borracha.

Assim, produzir com padrões ambientais e sociais previamente estabelecidos.

Um programa de formação de gestores e lideranças em gestão empresarial e financeira também será cocriado e implementado com as associações parceiras.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn