sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Grupo Hyundai Motor apresenta plataforma de mobilidade totalmente nova para as mais diversas aplicações

O "Mobile Eccentric Droid (MobED)" possui quatro rodas individualmente posicionadas que se movem de maneira otimizada e independente em uma carroceria baixa e plana

O Grupo Hyundai Motor apresenta o “Mobile Eccentric Droid (MobED)”, uma plataforma de mobilidade compacta totalmente nova e pioneira que usa tecnologias de robótica de última geração.

- Publicidade -

O MobED traz um arranjo de design inovador. Trata-se de uma carroceria plana e retangular sobre quatro rodas grandes, com uma suspensão independente que permite uma postura ideal e um movimento estável, mesmo em solos inclinados e irregulares.

Essa suspensão permite que a plataforma se mova em ambientes urbanos complexos, ajustando livremente sua distância entre eixos e os ângulos de direção.

- Publicidade -

“Desenvolvemos a plataforma MobED para superar as limitações dos robôs atuais, maximizando sua aplicação nas cidades ao melhorar dramaticamente sua mobilidade geral”, comenta Dong Jin Hyun, chefe do Laboratório de Robótica do Grupo Hyundai Motor.

“Também estamos avaliando como os usuários em potencial do MobED irão expandir ainda mais suas necessidades e o uso para este tipo de tecnologia”.

Ao ser equipado com tecnologias inovadoras, incluindo uma avançada propulsão por “rodas excêntricas” e sistemas de alta tecnologia para o controle da direção, freios e altura, o MobED se adapta e proporciona uma postura ideal em várias superfícies e ambientes.

- Publicidade -

Os três motores montados em cada roda fornecem potência e direção precisa para as rodas, ao mesmo tempo que controlam a postura geral da carroceria.

O arranjo inteligente de design de cada roda, com um sistema de controle de direção e potência individual, permite a rotação completa no mesmo local e o movimento em qualquer direção, o que possibilita uma mobilidade altamente eficaz, mesmo em situações de muito pouco espaço.

O sistema de controle de postura baseado em um mecanismo excêntrico também estabiliza a carroceria, ajustando a altura de cada roda de acordo com a condição do solo. Os pneus de 12 polegadas do MobED ajudam ainda mais a absorver choques e vibrações.

O MobED tem 67cm de comprimento, 60 cm de largura, 33 cm de altura e pesa 50 kg. Sua distância entre eixos se expande até 65 cm, para uma estabilidade ideal quando em alta velocidade, e pode ser reduzida para 45 cm para manobras em baixa velocidade em ambientes mais complexos.

Sua velocidade máxima é de 30 km/h, permitindo cerca de quatro horas de operação a partir de uma única carga em sua bateria de 2 kWh de capacidade.

Projetado para total versatilidade e modularidade, o MobED pode ser utilizado para várias aplicações, dependendo do dispositivo a ele montado.

A Hyundai acredita que a capacidade de ajuste das rodas, o tamanho compacto da carroceria e a baixa vibração da plataforma tornem o MobED uma solução de tecnologia ideal para dispositivos de entrega, orientação e filmagem.

Graças à sua excelente capacidade de manobra, a plataforma também pode ser usada para robôs de serviço que operam tanto em ambientes internos quanto externos.

O MobED pode ser usado como um dispositivo de mobilidade para idosos ou deficientes, quando a plataforma é suficientemente ampliada para acomodar pessoas. Também pode ser utilizado como carrinho de bebês ou veículo de lazer.

O Grupo Hyundai Motor estará na CES 2022, de 5 a 8 de janeiro de 2022. No evento, a empresa apresentará sua visão de futuro a partir da robótica. O MobED também estará em exibição no estande da Hyundai Motor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança