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HYVIA: velocidade movida a hidrogênio com H maiúsculo

Quando apresentou o plano estratégico Renaulution, em janeiro deste ano, o CEO do Renault Group Luca de Meo anunciou uma ousada investida no mercado de soluções a hidrogênio.

Seguindo uma estratégia ágil, em junho foi anunciada a criação da joint venture HYVIA, cujo capital é distribuído em partes iguais entre o Renault Group e a Plug Power.

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Assim, a empresa segue à risca o lema da agilidade, já que a transição energética não pode esperar.

Normalmente são necessários alguns anos para projetar um veículo, mas na HYVIA tudo acontece a passos acelerados.

Entre junho e dezembro de 2021, a HYVIA montou equipes, apresentou três protótipos de veículos utilitários movidos a hidrogênio, participou de vários eventos sobre mobilidade sustentável e iniciou os testes de seus veículos de produção em série.

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Tudo isso antes mesmo de comemorar o primeiro aniversário da empresa. E os desafios não param por aí: o lançamento comercial de seus produtos está previsto para o ano que vem!

“O nascimento da HYVIA é um marco incrível, tanto pela forma como a empresa foi criada quanto pelo desenvolvimento de seus protótipos. Precisamos ser ágeis trabalhando com todos os players do projeto, para oferecer soluções concretas de mobilidade descarbonizada”, explica David Holderbach, CEO da HYVIA.

Ambiente de startup ancorado em valores fortes – Devido às legislações ambientais a cada dia mais exigentes e um consenso geral na mesma direção, a HYVIA sabe que precisa ser ágil, com uma organização pensada para atender as necessidades dos clientes e superar as restrições atuais na oferta de hidrogênio.

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A jovem marca está embarcando em uma aventura com uma equipe motivada e altamente capacitada.

David Holderbach e sua equipe trabalham em meio a um ambiente de startup com gestão ágil, onde as decisões são tomadas rapidamente, os processos são racionalizados e são buscadas as competências necessárias.

Na HYVIA, 50 colaboradores altamente motivados enfrentam os desafios da mobilidade verde a hidrogênio. A equipe trabalha em torno de projetos alinhados com seu desejo de ter um impacto positivo na transição energética, tendo o transporte descarbonizado como propósito.

Este entusiasmo é fundamental para David Holderbach, que tem objetivos ambiciosos para a empresa: atingir 30% de participação no mercado de veículos utilitários movidos a hidrogênio até 2030.

Virada no jogo em 200 dias – Em menos de 200 dias, a HYVIA entregou resultados concretos, com nada menos que três protótipos de veículos movidos a hidrogênio apresentados desde sua criação – o furgão Renault Master Van H2-TECH, o versátil Renault Master Chassi Cabine H2-TECH e o micro-ônibus Renault Master City Bus H2-TECH –, além de uma estação de recarga.

A marca tomou a decisão de comercializar tanto veículos como soluções completas de recarga e abastecimento em hidrogênio, reunindo o know-how tanto do Renault Group como da Plug Power. Nicolas Benech, diretor de engenharia, nos conta sobre o que motivou a empresa a seguir esta trajetória.

“Estamos avançando a passos largos. Existe uma grande competitividade e uma grande efervescência no setor para entender exatamente quais são os desafios e oferecer soluções ágeis, sem comprometer a segurança. Para isso, estamos nos baseando no know-how das equipes do Renault Group em veículos utilitários e no profundo conhecimento da Plug Power em soluções a hidrogênio. Estamos agora na fase de testes e convergência, com o objetivo de fazer o lançamento comercial dos nossos primeiros veículos a partir do ano que vem!”, conta Nicolas Benech, Diretor de Engenharia da HYVIA.

O futuro verde já começou – Para os clientes frotistas e órgãos públicos cujo uso do veículo é bastante intenso, o mercado oferece pouquíssimas opções movidas a hidrogênio e as soluções existentes não são propriamente adequadas.

Para atender uma demanda crescente e emergente, a HYVIA desenvolveu um ecossistema único, baseado na França.

Para agilizar o processo, a empresa tomou a decisão de transformar os furgões Master E-TECH Electric produzidos na cidade de Batilly (nordeste da França) e, a partir de 2022, a empresa vai montar células de combustível e estações de recarga na Refactory localizada em Flins, nos arredores de Paris.

“Estamos em contato com clientes frotistas e órgãos públicos, que, com uma postura de “early adopters”, são os primeiros clientes a usar este tipo de solução, motivados pelo desejo de avançar na mobilidade a hidrogênio. Queremos comercializar soluções a hidrogênio completas e integradas (turnkey), ou seja, veículos movidos a hidrogênio e estações de recarga rápida com hidrogênio verde”, explica David Holderbach, que já está de olho em 2022.

Motivada por um desejo de ser parte da mudança que se inicia, a HYVIA está acelerando em sua jornada para contribuir com a descarbonização da mobilidade.

Em 2022, a HYVIA vai lançar seu ecossistema completo, com três veículos utilitários destinados a clientes frotistas e órgãos públicos:

  • O Renault Master Van H2-TECH é um grande furgão para o transporte de mercadorias e encomendas, com 12 m³ de volume de carga e autonomia de até 500 km.
  • O Renault Master Chassi Cabine H2-TECH permite diversas transformações, oferecendo um grande volume de carga de 19 m³ e autonomia de 250 km.
  • O micro-ônibus urbano Renault Master City Bus H2-TECH permite transportar até 15 passageiros, com autonomia de aproximadamente 300 km.
  • A estação de recarga a hidrogênio HYVIA oferece uma recarga rápida de no máximo 5 minutos, para maximizar a disponibilidade dos veículos.

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