quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Stellantis assina contrato de fornecimento de lítio com Vulcan Energy

Stellantis NV (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) (“Stellantis”) e Vulcan Energy Resources Ltd. (ASX: VUL) anunciaram a assinatura de um acordo de parceria com a Vulcan para o fornecimento de hidróxido de lítio para baterias dos veículos eletrificados do Grupo Stellantis na Europa. O contrato de cinco anos prevê que as entregas comecem em 2026.

- Publicidade -

O contrato de fornecimento da Vulcan faz parte da estratégia de eletrificação da Stellantis, detalhada durante a apresentação do EV Day, em julho de 2021, para garantir a disponibilidade adequada das principais matérias-primas para baterias de veículos eletrificados. A Stellantis planeja investir mais de € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software, enquanto almeja continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria em relação ao Capex total e gastos com P&D versus receitas.

“Stellantis está avançando em sua estratégia de eletrificação com velocidade e potência. Esta parceria é mais uma prova de que temos espírito competitivo para cumprir nossos compromissos”, disse Michelle Wen, Diretora de Compras e Cadeia de Suprimentos da Stellantis. “Mobilidade segura, limpa e com liberdade de acesso representa uma forte expectativa de nossas sociedades e estamos empenhados em cumprir com esse assunto.”

- Publicidade -

Stellantis espera que mais de 70 por cento de suas vendas de veículos na Europa e mais de 40 por cento das vendas de veículos nos Estados Unidos serão veículos de baixa emissão (LEV) até 2030. Cada uma das 14 marcas de veículos icônicas da empresa estão comprometidas em oferecer as melhores soluções de classe totalmente eletrificadas.

O projeto Zero Carbon Lithium ™ da Vulcan no Vale do Alto Reno na Alemanha usa energia geotérmica na produção de hidróxido de lítio com qualidade para a utilização em baterias a partir da salmoura, sem o emprego de combustíveis fósseis e uso mínimo de água, reduzindo a geração de carbono na cadeia de suprimento de metais de bateria.

“O acordo definitivo de venda com a Stellantis se alinha com nossa missão de descarbonizar a bateria de íon de lítio e a cadeia de suprimentos de veículos elétricos”, disse o Dr. Francis Wedin, Diretor Executivo da Vulcan. “O Projeto Vulcan Zero Carbon Lithium ™ também pretende reduzir a distância de transporte de produtos químicos de lítio para a Europa, e nossa localização na Alemanha, próxima às gigafábricas europeias da Stellantis, é consistente com essa estratégia. Esperamos um relacionamento longo e produtivo entre Vulcan e Stellantis, enquanto trabalhamos para alcançar nossas ambições compartilhadas de sustentabilidade e descarbonização. ”

- Publicidade -

A Vulcan fornecerá à Stellantis um mínimo de 81.000 toneladas e um máximo de 99.000 toneladas de hidróxido de lítio durante o prazo de cinco anos do contrato.

O contrato de fornecimento está sujeito ao início bem-sucedido da operação comercial nas instalações da Vulcan e à qualificação total do produto.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança