sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Aston Martin DBX707: o SUV de luxo mais potente do mundo

Referência em seu segmento, DBX707 eleva a Aston Martin ao auge do desempenho de um SUV

O novo Aston Martin DBX707 é um SUV como nenhum outro. Ele eleva a Aston Martin ao auge do segmento com uma combinação única de desempenho empolgante, dinâmica suprema, estilo inconfundível e luxo absoluto.

Projetado com abundância de caráter e extrema capacidade, o DBX707 é o SUV definitivo em todos os aspectos.

O mais rápido. O mais potente. A melhor dirigibilidade. Três elogios para os quais o DBX707 foi concebido para receber.

Não perseguindo cegamente referências, mas alcançado em seus próprios termos e de sua própria maneira – inimitável.

Para a Aston Martin, isso significava garantir que houvesse nuances por trás dos números – ou seja, potência e ritmo incomparáveis, combinados com precisão excepcional, comportamento dinâmico e engajamento genuínos para uma experiência de direção viciante e excepcionalmente impressionante. Um sabre em um segmento de marretas.

Tomando o design amplamente aclamado do DBX, a dinâmica e o caráter agradável ao motorista como ponto de partida, o DBX707 se baseia brilhantemente nesses atributos autenticamente esportivos. Cada área do carro foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada.

Tobias Moers, CEO da Aston Martin, diz a respeito do DBX707: “Desde sua primeira introdução, o DBX representou os valores dinâmicos e de design da Aston Martin de uma maneira que comprova que nem todos os SUVs precisam estar em conformidade com os mesmos compromissos. Com o DBX707, ultrapassamos os limites em todas as áreas para criar um carro que define novos padrões de desempenho e conveniência. O carro mais rápido, mais potente, com melhor manuseio e mais envolvente de seu tipo. Ele impulsiona a Aston Martin ao auge do desempenho de SUV”.

A equipe de engenharia da Aston Martin extraiu todo o potencial do motor V8 biturbo de 4 litros do DBX. Liderado pelo chefe de engenharia de powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger, o motor do DBX707 agora possui turbocompressores de rolamentos de esferas e calibração sob medida para liberar mais potência e torque.

Outra novidade no SUV de alto desempenho da Aston Martin é uma transmissão automática de 9 velocidades com “embreagem úmida”.

Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor de torque automático regular, esta transmissão de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cv e do torque de 900 Nm (aumentos de 157 cv e 200 Nm em relação o DBX).

A adoção da nova transmissão de embreagem úmida traz mais benefícios. A mais evidente é que as mudanças de marcha são muito mais rápidas em comparação com a transmissão com conversor de torque.

A sensação da mudança é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta.

A capacidade de aceleração também foi aprimorada, o que contribui para o DBX707 ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.

Diz o chefe de Powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger: “Com este novo modelo excepcional, desbloqueamos verdadeiramente o potencial do DBX para criar um SUV de alto desempenho a ser batido no mundo.

Os enormes ganhos que encontramos em potência e torque demonstram não apenas a proeza inerente do V8 biturbo de 4 litros, mas também o apetite e a capacidade da Aston Martin de encontrar soluções de engenharia sem concessões.

A combinação deste magnífico motor com uma nova transmissão de 9 velocidades com ‘embreagem úmida’ está no centro das formidáveis capacidades e do caráter inesquecível do DBX707.”

Integrando o conjunto de aprimoramentos de desempenho do DBX707 está a instalação de freios de cerâmica de carbono (CCB, Carbon Ceramic Brakes) como equipamento de série.

Medindo 420 mm na frente e 390 mm na traseira, esses discos CCB possuem pinças de 6 pistões e resultam em uma redução de 40,5 kg no peso não suspenso.

As revisões no dimensionamento hidráulico do sistema de frenagem e no ajuste do booster melhoram a sensação do pedal e a resposta de frenagem para maior precisão e confiança do motorista.

O resfriamento aprimorado dos freios foi obtido pela obtenção de ar tanto da entrada de esfriamento principal quanto do piso, com pastilhas de freio de alto desempenho que proporcionam excelente consistência de atrito em uma ampla faixa de temperatura.

As rodas e pneus são de 22 polegadas como equipamento de série (opções de design Sport e Ribbon).

Uma roda de liga leve opcional de 23 polegadas é oferecida com opção nas cores preto texturizado ou preto acetinado com detalhes diamantados. A adoção de uma roda de 23 polegadas também traz benefícios dinâmicos, com o pneu de maior diâmetro oferecendo melhores resposta de direção, controle primário e tempos de volta em circuitos fechados.

O DBX707 também apresenta uma nova versão do diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrônico (e-diff).

Reforçado para lidar com os 900 Nm de torque, ele apresenta uma relação de transmissão final mais curta de 3,27 em comparação com os 3,07 do DBX V8.

Isso ajuda a capacidade de aceleração do DBX707 nas marchas mais baixas e melhora as respostas, mantendo a eficiência e o refinamento de cruzeiro oferecidos pela transmissão de 9 velocidades.

A distribuição de torque da frente para trás permanece totalmente automática, com a capacidade de enviar até 100% do torque para o eixo traseiro sob demanda.

A calibração cuidadosa do e-diff garante que o DBX707 tenha agilidade nas curvas e proporcione a sensação e o caráter dinâmico de um verdadeiro carro esportivo.

Ela integra a tecnologia de chassis e powertrain para encontrar o melhor equilíbrio de manuseio e busca manter a combinação ideal de tração e agilidade em todos os momentos.

A chave para a dirigibilidade excepcional do DBX707 é seu sistema de suspensão a ar.

Mantendo a arquitetura básica e as câmaras de ar de volume triplo do DBX V8 (já considerado o SUV de melhor dirigibilidade do mercado), o DBX707 apresenta uma regulagem de chassi dedicada e otimizada para suas demandas e objetivos.

A respeito da suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da comutação dinâmica do volume das molas para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção.

O sistema de direção assistida eletrônica também foi ajustado para aprimorar a sensação ao volante e ajudar o motorista a criar uma imagem mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderência disponível.

Combinado com um gerenciamento mais rígido de heave (movimento vertical sobre solavancos e cristas ou em compressões), pitch (quando o carro mergulha em frenagem ou levanta a frente em aceleração) e rolagem da carroceria, o DBX707 oferece ao motorista uma capacidade mais fácil de ajustar o comportamento do carro com o acionamento natural do pedal ou das intervenções no volante.

Outras alterações detalhadas foram feitas no sistema eARC (Electronic Active RollControl), com parâmetros revisados que aumentam a sensação de agilidade e melhoram o equilíbrio dinâmico do carro.

Para destacar as credenciais focadas no motorista do DBX707, também foram feitas alterações e aprimoramentos nos modos de condução dinâmica.

O “Race Start” está disponível nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleração a partir da imobilidade e mostrar verdadeiramente o desempenho aprimorado.

A lógica ativa revisada na caixa de transferência do sistema de tração nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre a linha de transmissão e o sistema ESP, para uma experiência de direção mais natural, semelhante à de um carro esportivo.

Drummond Jacoy, chefe de engenharia e aquisição de veículos da Aston Martin, acrescenta: “Criar o SUV definitivo apresentou desafios formidáveis para nossa equipe de engenharia. Muitas vezes, essa classe de carro é caracterizada por uma obsessão violenta pela força bruta.

Com o DBX707, nosso objetivo era combinar um desempenho imenso com controle e precisão impecáveis, combinados com um caráter esportivo autêntico, essencial em todos os modelos Aston Martin. Para essa finalidade, aplicamos uma abordagem intransigente a todas as áreas do veículo.

Motor, transmissão, suspensão, freios, sistemas eletrônicos e aerodinâmica foram todos submetidos a aprimoramentos extensivos e ajustes meticulosos. O resultado é um carro que estabelece novos padrões e distingue ainda mais o DBX de seus rivais de classe.”

No espírito de colocar o motorista no controle, o DBX707 apresenta um console inferior revisado contendo novos interruptores de seleção de modo de direção. Agora, em vez de ter que entrar em um submenu dentro do sistema de infoentretenimento, o motorista tem controle imediato, e na ponta dos dedos, dos principais modos dinâmicos e configurações.

Estes incluem botões dedicados para o modo de suspensão, ESP, modo de seleção manual de marchas (que agora mantém o manual como um carro esportivo, em vez de voltar ao automático) e interruptor de escapamento ativo, que abre as válvulas do novo sistema de escapamento esportivo com tubo de escape quádruplo sem a necessidade de estar no modo de condução Sport.

Em acordo com as extensas atualizações de engenharia, o exterior e o interior do DBX707 receberam uma reformulação igualmente completa. O resultado é espetacular – abertamente esportivo, mas com o estilo e atenção aos detalhes pelos quais a Aston Martin é justamente celebrada.

O novo tratamento frontal faz com que o DBX receba uma grade frontal maior, um novo design de DRL (faróis de rodagem diurna, na sigla em inglês), novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, além de um novo perfil de divisor frontal.

A grade cromada acetinada (ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de refrigeração para o V8 de alto desempenho e para a nova transmissão de 9 velocidades) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para criar mais interesse visual e tornar esta versão topo de linha imediatamente identificável.

Os contornos das janelas em cromado acetinado escuro e as novas lâminas do capô com persianas combinam perfeitamente com a grade frontal e o divisor em preto brilhante, continuando ao longo dos flancos com as soleiras laterais em preto brilhante, que agora apresentam um perfil mais profundo e esculpido.

O DBX707 também dá as boas-vindas à adição de portas de fechamento suave, aprimorando ainda mais as credenciais de luxo do SUV.

O tratamento traseiro é igualmente dramático. Aprimorando tanto a forma estética quanto a função aerodinâmica, um novo spoiler foi adicionado à asa do teto para reduzir o efeito de levantamento e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor traseiro duplo significativamente ampliado subindo para atender ao novo sistema de escape quádruplo de grande diâmetro.

Com acabamento em preto acetinado para complementar o tratamento em preto brilhante do difusor, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora única.

Completando a extremidade traseira, um novo para-choque traseiro com aberturas de painel integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707.

Marek Reichman, chefe de criação da Aston Martin, acrescenta: “A chave para o DNA de design do DBX707 é capturar a confiança que vem de sua supremacia dinâmica. Quando você é o SUV alfa, não precisa se esforçar muito. Portanto, nos concentramos nas áreas do design que tornariam o DBX707 instantaneamente reconhecível como sendo a versão de maior desempenho. Naturalmente, a função é o condutor de algumas das mudanças, mais notavelmente a maior abertura da grade, o spoiler traseiro e as rodas opcionais de 23 polegadas. Em outros lugares, como as soleiras laterais e o para-choque traseiro, expressamos o imenso desempenho do DBX707 de maneiras que criam um postura agressiva e maior musculatura. O resultado é um design que exala potência, mantendo nosso compromisso com linhas puras e proporções perfeitas. O DBX707 é uma verdadeira fera de desempenho, mas mantém a beleza e a elegância que você espera de um Aston Martin”.

O tema desportivo continua no interior com os bancos Sport de série (os bancos Comfort estão disponíveis como opção gratuita). Todas as opções de bancos vêm com ajuste elétrico de 16 posições e aquecimento na frente e atrás como equipamento de série.

Existem três opções de ambientes internos: a de série, Accelerate, que apresenta uma mistura de couro e Alcantara; e as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline completo com emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do assento e padrão de perfuração no encosto e na almofada da base.

Como no exterior, o interior do DBX707 apresenta um acabamento cromado escuro para o painel como padrão.

Cromo brilhante e a fibra de carbono podem ser especificados como opção. O folheado Piano Black é padrão com acabamentos de folheado de fibra de carbono ou metal bronze disponíveis como opção.

Para os clientes que procuram aprimorar ainda mais a natureza exclusiva do DBX707 e criar algo verdadeiramente único, o Q by Aston Martin, o serviço sob medida da marca, oferece o máximo em personalização.

Com uma ampla gama de opções, desde gráficos exclusivos até carbonos coloridos e materiais personalizados no interior e no exterior, cada carro “Q by Aston Martin – Comission” pode ultrapassar os limites do desejo e ser totalmente adaptado ao cliente.

Como versão principal da linha DBX, o DBX707 está pronto para continuar as conquistas multipremiadas do primeiro SUV da Aston Martin, que alcançou mais de 3.000 vendas em seu primeiro ano de produção e recebeu uma série de elogios.

Estes incluem o “Melhor SUV de Luxo” no GQ Car Awards, o prêmio “Super SUV do Ano” da Top Gear e vitórias consecutivas na categoria “Melhor Super SUV de luxo” no PR Arabia National Auto Award.

A produção do DBX707 deve começar no primeiro trimestre de 2022, com o começo das entregas estando programado para o início do segundo trimestre de 2022 (para o Brasil, em prazo a ser confirmado).

Ficha técnica – Aston Martin DBX707

Motor
Dianteiro, 4 litros (3.982 cm³), V8 biturbo
Potência máxima: 707 cv (520 kW) a 4.500 rpm
Torque máximo: 900 Nm a 6000 rpm
Potência específica: 138 cv/litro

Desempenho
Aceleração 0-100 km/h: 3,3 segundos
Aceleração 0-160 kmh: 7,4 segundos
Velocidade máxima: 310 km/h

Transmissão
Caixa automática de 9 velocidades com embreagem úmida multidisco
Diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado
Modos de condução adaptáveis: 4 on-road, 1 off-road

Suspensão
Frente: triângulos duplos com espaçamento largo, link inferior dividido
Traseira: Multilink
Suspensão pneumática de câmara tripla adaptável
Altura variável (aumentada em até 45 mm ou abaixada em 30 mm)
Sistema eletrônico de controle anti-rolagem ativo (48 volts eARC)

Rodas (de série): dianteira 10J x 22″, traseira 11,5J x 22″
Pneus (de série): Pirelli P Zero, dianteiro 285/40 YR22, traseiro 325/35 YR22
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)

Freios
Dianteiros: discos de freio Carbon Ceramic (CCB), 420mm de diâmetro, pinças de alumínio de 6 pistões
Traseiros: discos de freio de cerâmica de carbono (CCB), 390mm de diâmetro, pinças de alumínio de pistão deslizante
Pastilhas de freio de alto desempenho
Freio de estacionamento elétrico (EPB)
Sistema de travagem antibloqueio (ABS)
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Controle de tração (TC)
Assistência à frenagem de emergência (EBA)
Controle de estabilidade de capotamento (RSC)
Assistente de partida em subida (HSA)

Segurança
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
Limitador de velocidade
Aviso de colisão frontal (FCW)
Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detecção de pedestres
Aviso de Saída de Faixa (LDW)
Assistência de Faixa de Rodagem (LKA)
Aviso de mudança de faixa (LCW)
Aviso de tráfego cruzado traseiro (RCT)
Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR)
Aviso de ponto cego (BSW)
Aviso de abertura da porta (DOW)
Chamada de emergência (específica do mercado)
Airbags (frontais, laterais e cortina)
Pré-tensores dos cintos de segurança
Fixações ISOFIX para cadeiras de criança (bancos exteriores traseiros)

Dimensões e pesos
Comprimento: 5.039 mm
Largura (sem espelhos): 1.998 mm
Largura (espelhos rebatidos): 2.050 mm
Largura (incluindo espelhos): 2.220 mm
Altura: 1.680 mm
Distância entre eixos: 3.060 mm
Capacidade do tanque de combustível: 87 litros
Capacidade de bagagem: 638 litros (mais 81 litros de armazenamento sob o piso)
Peso: 2.245 kg (DIN)
Distribuição de peso: 52%/48% (frente/traseira)
Peso de reboque: 2.700 kg
Ângulo de aproximação: 22,2° (altura máxima de passeio de 25,7°)
Ângulo de partida: 24,3° (altura máxima de passeio de 27,1°)
Ângulo de ruptura: 15,1° (altura máxima de passeio de 18,8°)
Profundidade na água: 500 mm
Distância em relação ao solo: 175 mm (altura máxima de passeio de 220 mm)
Diâmetro de giro: 12,4 metros

Tecnologia e áudio
Visor de informações do motorista TFT de 12,3″
Visor central TFT de 10,25″
Sistema de áudio premium Aston Martin (800 watts, 14 alto-falantes)
Rádio AM/FM/DAB
Portas USB (x4)
tomadas de carregamento de 12v (x3)
Porta do cartão SD
Conectividade de celular Bluetooth com streaming de áudio
Conectividade do sistema operacional do celular via Apple CarPlay
Controle de voz
Sistema de navegação por satélite (HDD)
Interface do sistema de infoentretenimento rotativo e touchpad
Conexão de condicionamento da bateria
Iluminação ambiente (64 cores, zona dupla)

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn