sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

VW e InovaUSP firmam parceria em prol da inovação

Memorando de entendimento assinado está centrado nas áreas de semicondutores, software e desenvolvimento de soluções envolvendo motores flex

A Volkswagen do Brasil e o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) firmaram ontem (22) o memorando de entendimento com foco em três projetos a serem desenvolvidos nas áreas de semicondutores, software e motores flex.

- Publicidade -

Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da Universidade de São Paulo, e Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP, assinaram o documento (da esq. para dir. na foto principal).

Priscilla Cortezze, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da VW; Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM; Pablo Di Si, chairman executivo da VW América Latina; Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP; Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP; Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP; e Ciro Possobom, COO da VW do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI da VW Região SAM

A parceria abrange principalmente a troca de conhecimentos centrado na fabricação de semicondutores, sua cadeia de produção e detalhes técnicos que envolvem sua composição.

Desta forma, a equipe da VW consegue se aprofundar e adquirir amplo conhecimento neste tipo de componente, em um momento no qual o setor enfrenta escassez do mesmo.

- Publicidade -

O InovaUSP, em contrapartida, também entende os processos e a utilização dos chips na indústria automotiva, o que permite tanto uma maior aproximação da indústria e a academia como foco na preparação de profissionais, quanto fomentar a pesquisa para que no futuro o Brasil possa ser menos dependente da importação e consiga ter know how para suportar uma produção local.

Ainda em tecnologia, outra frente do memorando de entendimento prevê aprofundar o conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas.

Por fim, a Volkswagen e o InovaUSP estão trabalhando no desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol.

“Estarmos próximos ao InovaUSP permite à Volkswagen prosperar no campo do conhecimento, obter o entendimento de frentes que são estratégicas para a empresa, capacitar nossos colaboradores e trocar experiências com o mundo acadêmico a fim de que novos insumos e pesquisas também sejam desenvolvidos em prol do desenvolvimento da indústria automotiva”, destaca Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

O InovaUSP é uma unidade que visa agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação.

- Publicidade -

Os pesquisadores ao entrar em contato com o negócio da Volkswagen, entendem como é a aplicação dos chips na indústria automotiva. Testes dentro da empresa estão sendo conduzidos com o uso dos chips fornecidos pela USP.

“O mundo vive, neste momento, grandes transformações sociais, econômicas e industriais, a pandemia Covid-19 e as mudanças climáticas estão impactando no consumo consciente e nas cadeias globais de suprimentos demandando o desenvolvimento regional sustentável. A Volkswagen e a USP estão unindo esforços de Pesquisa e Desenvolvimento multidisciplinar em áreas estratégicas como semicondutores, software e etanol visando inovações de impacto mundial. As Universidades têm uma contribuição importante a dar como parceiras na construção de soluções inovadoras baseadas na ciência e na adoção de plataformas abertas que propiciem o emprego, a qualidade de vida local e a sustentabilidade”, finaliza Marcelo Knörich Zuffo, Coordenador do InovaUSP.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança