Mercedes-Benz

É possível produzir borracha natural através das enzimas do tomate?

A Sumitomo Rubber Industries divulgou um estudo em parceria com a Universidade de Tohoku, a Universidade de Kanazawa e os pesquisadores do Spring-8 Center, no qual informa que obteve sucesso na elucidação e modificação funcional da cis-preniltransferase (NDPS1) – uma conquista que supostamente promove o avanço da produção sintética de borracha natural.

Encontrada no tomate, a NDPS1, é uma enzima envolvida na formação de terpenos – compostos de isopreno que servem como precursores de muitas substâncias encontradas nas plantas – e possui uma estrutura semelhante às enzimas envolvidas na biossíntese da borracha natural.

A pesquisa elucidou a estrutura da enzima utilizando a instalação de Radiação Síncrotron SPring-8 “de ponta” do Instituto de Pesquisa Riken.

Em um comunicado, a Sumitomo Rubber disse que lançou o estudo sobre a NDPS1, pois as propriedades da enzima a tornavam “mais adequada” à análise estrutural em relação às sintases de borracha natural encontradas nas seringueiras do Pará.

Os resultados da pesquisa não apenas esclareceram a estrutura da NDPS1 e determinaram as principais seções que afetam o comprimento de seus produtos de síntese, mas também conseguiram aumentar o grau de polimerização, o que, segundo a empresa, elevou significativamente a reatividade química dos produtos de síntese, introduzindo novas mutações em seções-chave.

A Sumitomo Rubber afirmou que com este avanço tornou-se possível biossintetizar compostos não existentes na natureza e que a expectativa é que o melhor entendimento da estrutura da NDPS1 torne possível lançar mais luz sobre o mecanismo por trás da biossíntese da borracha natural, que por sua vez permitirá novos avanços no desenvolvimento de tecnologias para garantir um fornecimento estável e confiável de borracha natural.

O estudo faz parte do engajamento contínuo da empresa no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos com foco em três áreas-chave: eficiência de combustível, matérias-primas e economia de recursos.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação