terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

BYD apresenta seu relatório de Sustentabilidade e reforça compromisso com soluções em energia limpa

Documento anual mostra ações realizadas globalmente com a proposta de oferecer uma vida melhor à sociedade

Pelo segundo ano consecutivo, a BYD Brasil apresenta seu Relatório de Sustentabilidade (Clique aqui para downaload do arquivo) e demonstra todo o compromisso do grupo com o desenvolvimento de soluções em energia limpa.

O documento retrata as diversas ações praticadas ao redor do mundo com a proposta de oferecer uma vida melhor para a sociedade.

Ao longo dos anos, a BYD tem seguido firmemente um caminho de desenvolvimento sustentável e faz todos os esforços para lidar com as mudanças climáticas.

São vários exemplos nesse sentido. “Da geração e armazenamento de energia às suas aplicações, nos comprometemos a fornecer soluções sustentáveis e com emissão zero para um ecossistema mais limpo e inovador.”, conta Tyler Li, Presidente da BYD Brasil.

Em agosto de 2021, a BYD lançou o primeiro “Parque Zero Carbono”, projeto no Parque Industrial de Pingshan, construindo o primeiro parque de carbono zero de uma marca de automóveis chinesa.

Também no ano passado, estabeleceu o Comitê de Controle das Emissões de Carbono, iniciando, oficialmente, a jornada de gerenciamento e controle em toda a empresa para atingir as metas de carbono neutro.

Em outras palavras, a BYD vem buscando soluções para construir um ecossistema de emissão zero, alimentado por eletricidade, em que cidades e natureza coexistem pacificamente e o ar puro e limpo é garantido.

O incansável desejo de disponibilizar soluções sustentáveis às pessoas está retratada em suas áreas de atuação há 27 anos.

Em 2021, a BYD celebrou um importante marco ao se tornar uma das primeiras montadoras automobilísticas a produzir um milhão de automóveis elétricos.

Shenzhen, na China, cidade sede da BYD Global, por exemplo, se tornou a cidade com o maior índice de adesão de veículos elétricos, ultrapassando 30%, além da substituição de veículos à combustão por veículos elétricos para carros de aplicativos.

Outro exemplo está retratado na bateria Blade, projetada para reduzir os problemas de segurança da bateria, uma vez que organiza células singulares em uma matriz, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro fosfato (LFP).

A BYD tem adotado esse tipo de bateria nos modelos elétricos da marca desde o ano passado.

Com isso, os veículos se tornaram mais seguros e ajudam a acelerar o ritmo da eletrificação globalmente.

O Relatório de Sustentabilidade apresenta outros resultados importantes da empresa ao redor do mundo.

Globalmente, a empresa alcançou, no final do ano de 2021, o marco de mais de 70.000 ônibus 100% elétricos entregues.

Em uma escala global, até dezembro de 2021, os ônibus elétricos da BYD já percorreram 5,5 bilhões de quilômetros, reduzindo as emissões de CO2 em 3,8 milhões de toneladas.

BYD no Brasil: empenhada no crescimento sustentável do país- O Brasil também é exemplo ativo dessas iniciativas de sustentabilidade.

Em 2021, a BYD fez adesão ao Acordo Ambiental São Paulo, que tem como objetivo incentivar empresas paulistas, associações e municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC. A adesão pretende induzir a redução de GEEs nos próximos 10 anos.

Ainda no ano passado, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Some a isso o fato de 2021 representar o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil — em 2022, além da nomeação de uma rede com 25 cidades já confirmadas pelo país, já anunciou outros dois modelos de passeio (o sedan elétrico HAN EV e o monovolume elétrico D1).

“Estamos no Brasil desde 2015 engajados em reduzir as emissões de poluentes, oferecendo automóveis, ônibus, caminhões, furgões e empilhadeiras elétricas. Além de módulos fotovoltaicos e baterias. A eletromobilidade é um caminho sem volta”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.

Outros resultados alcançados em território nacional -No início de 2021, a BYD venceu a licitação para a produção de 12 veículos elétricos para compor a frota do novo transporte público de São José dos Campos.

Em novembro deste mesmo ano, os ônibus foram entregues e atualmente circulam no corredor Linha Verde em São José. São os primeiros ônibus 100% elétricos com 22 metros de comprimento fabricados no Brasil, com capacidade para transportar 170 passageiros por viagem.

No Brasil, atualmente circulam ônibus com chassi da BYD em 20 cidades, em todas as regiões do país.

A cidade de Salto, no interior de São Paulo, é a primeira cidade do Brasil a ter a frota composta exclusivamente de caminhões 100% elétricos para coleta de lixo domiciliar.

Cinco caminhões BYD substituíram integralmente a frota composta por veículos tradicionais movidos à Diesel.

A BYD Energy do Brasil é a maior fabricante nacional de módulos fotovoltaicos. Com fábrica instalada em Campinas, a empresa alcançou, no ano de 2021, a marca de mais de 395 mil módulos fotovoltaicos fornecidos somente no Brasil.

Os módulos fotovoltaicos BYD instalados no país reduzem a emissão de, aproximadamente, 156.089 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 632.388 mil árvores. Somente em 2021, a BYD forneceu mais de 859,41MW em módulos fotovoltaicos no Brasil e no mundo.

A BYD possui o maior parque de empilhadeiras com baterias de fosfato de ferro-lítio do Brasil.

Cada equipamento de movimentação 100% elétrico comercializado pela BYD traz grande benefício ao meio ambiente, pois deixa de emitir, em média, 42 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de cerca de trezentas árvores.

Desde sua fundação no Brasil, a BYD desenvolve ações voltadas à preservação do meio ambiente. Como resultado dessas iniciativas, em 2021, suas duas fábricas em Campinas passaram pelo processo de manutenção da norma ISO 14001:2015, que orienta e oferece os requisitos para a implementação de um sistema de Gestão Ambiental consolidado.

Em 2022, a fábrica de módulos de baterias BYD, localizada em Manaus e inaugurada em 2020, também foi certificada na norma ISO 14001:2015.

No ano passado, a empresa alcançou inúmeras importantes conquistas, como vencedora na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, do prêmio Líderes de Energia 2021, e figurou entre as 100 mais influentes da Energia 2021, da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn