Mercedes-Benz

CAOA Chery acerta na estratégia de introdução dos carros elétricos no Brasil

Por Henrique Pereira – Nos últimos anos, os carros elétricos têm sido a “moda” entre as montadoras e consumidores, as principais montadoras do mercado fazem grandes apresentações e eventos para mostrar as últimas tecnologias de carros elétricos que transitam na faixa dos R$ 200.000,00 a R$ 500.000,00 ou ainda mais caros, onde somos bombardeados por informações que o futuro da mobilidade pertence a eletrificação.

Há consenso entre todos que atuam no setor, que este será o futuro, porem divergências e dúvidas começam quando surgem as perguntas sobre qual tipo de veículo elétrico.

Ao lançar carros de maior porte com a tecnologia hibrida e hibrida plug-in, deixando a tecnologia de carros puramente elétricos para o uso urbano a CAOA prioriza a estratégia do carro menor com menor performance, e maior economia, para o uso diário nas cidades, de trajetos curtos, onde é possível se efetuar a recarga durante a noite, ou mesmo nos postos de eletrificação rápida espalhados pela cidade.

O veículo é capaz de fazer as tarefas diárias com baixo consumo de energia, sem poluir os centros urbanos.

O carro ideal para se ter como segundo carro de uma família que na maioria do tempo é utilizado com um ou dois passageiros.

Pense no seu dia-a-dia, trajetos e como você utiliza seu carro, sair arrastando toneladas de aço para se deslocar até uma loja ou mesmo até o local de seu trabalho e voltar não faz muito sentido do ponto de vista energético.

Quando se tem a necessidade de se transportar bagagens, carga ou mais passageiros, a CAOA fornece a opção do carro hibrido que gerencia o uso da energia do combustível liquido e elétrica, sem a necessidade de se parar por horas para carregar ou ficar a procura de um local para se abastecer eletricamente, como por exemplo numa viagem mais longa.

Sempre é bom lembrar que o carro hibrido pode funcionar das duas formas, elétrica ou mecânica sendo possível ao motorista optar pela forma de funcionamento que melhor lhe convier, utilizando do melhor das duas tecnologias.

O Brasil possui uma solução muito boa para redução das emissões de gases de efeito estufa nos veículos, que é o etanol. Claro que estes veículos também emitem CO2 pelo escapamento, porém esse gás é capturado pela cana-de-açúcar em fase de crescimento e novamente se transforma em etanol.

Desta forma em linha com esta diretiva a CAOA lança seu carro hibrido com a tecnologia Flex Fuel no motor a combustão o que permite a melhor combinação do mundo em termos de gerenciamento de energia: etanol & elétrica.

Enfim, a CAOA parece estar na direção correta que é a diminuição da utilização de combustíveis fósseis sem apelar radicalmente pela eletricidade.

Ainda há muitas dúvidas sobre qual o melhor caminho, mas a estratégia da CAOA está definida.

Sim o futuro é a eletrificação, mas nos próximos anos ainda teremos de passar pela transição das tecnologias e no meu ponto de vista, como no da CAOA , ela passa pelos veículos híbridos com motores a combustão movidos a etanol.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação