quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Cummins Meritor exibe soluções para a mobilidade

Líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, a Cummins Meritor exibe na 23ª Fenatran 2022, entre os dias 07 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP), soluções inovadoras desenvolvidas para atualização e modernização dos veículos do setor.

Após anunciar o novo eixo nacional de simples velocidade MS-18X HD (Heavy Duty) de até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ampliando portfólio de eixos para transportes rodoviários extrapesados, a Cummins Meritor confirma presença desta versão em seu estande.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Esta novidade foi desenvolvida no Brasil para o atendimento regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, descrita na Resolução 882.

Em vigor desde janeiro de 2022, a norma traz novos limites de carga transportada e configurações. Derivado do modelo existente MS-18X, o novo MS-18X HD está em fase de validação e o início de sua fabricação está previsto para meados de 2023.

Para Fabio Brandão, diretor de Engenharia e Estratégia da Cummins Meritor, “foi projetado um novo design do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos para proporcionar maior confiabilidade nas aplicações”.

- Publicidade -

As inovações desenvolvidas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X.

Vale acrescentar que as melhorias desenvolvidas e implementadas deste novo design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.

MT-160 EVO Detachable – O eixo traseiro de simples redução que contempla a versão 6×4 para até 80t da Cummins Meritor está disponível para aplicações em caminhões rodoviários, graneleiros, madeireiros, canavieiros, construção e coleta de lixo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Evolução de seu antecessor, o MT-160 EVO Detachable apresenta uma redução de até 22 kg no peso total e uma nova caixa satélite com melhor fluxo de lubrificação no eixo posterior.

Nesta Fenatran 2022, o eixo na versão tandem será apresentado juntamente com a tecnologia Detachable, sistema capaz de alterar a configuração do veículo, quando descarregado, de 6×4 para 4×2.

A solução inovadora da companhia foi desenvolvida para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O Detachable pode desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens.

Auto DCDL – Tecnologia exclusiva e patenteada da Cummins Meritor que possibilita o bloqueio automático do diferencial e pode ser instalada em qualquer eixo da marca que atualmente conta com o sistema mecânico de bloqueio de diferenciais.

Desenvolvida no Brasil, o Auto-DCDL é uma unidade de controle eletrônica acoplada no próprio diferencial, sem a necessidade de adaptação ao sistema de controle do veículo.

Com o Auto-DCDL, a decisão de bloquear e desbloquear o diferencial é automatizada.

O uso do sistema eletrônico é capaz de realizar essa operação automaticamente, ou seja, a inteligência do próprio sistema vai definir o momento de travar ou não as rodas, de acordo com a situação de condução e condições do terreno, sem a interferência do motorista.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil