sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Renault Kwid E-Tech chega a Fernando de Noronha

Os primeiros Renault Kwid E-Tech 100% elétrico já chegaram a Fernando de Noronha.

- Publicidade -

Os veículos estão disponíveis test-drive para que todos possam conhecer o modelo, dando continuidade ao Projeto Noronha Carbono Zero, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para o processo de descarbonização do arquipélago.

A parceria da Renault com a Administração da ilha, que começou em 2019, faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, que, entre outras ações, proíbe a entrada de veículos a combustão no arquipélago a partir de 12 de agosto de 2023, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha.

A nova legislação ainda prevê, de 2030 em diante, a retirada da ilha de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e diesel.

O Renault Group foi pioneiro na venda de veículos 100% elétricos no mundo. Os negócios da Renault não se resumem a desenvolver, fabricar e comercializar automóveis, mas buscam oferecer soluções de mobilidade sustentáveis.

- Publicidade -

Tanto que Noronha é a terceira “smart island” da marca – as outras duas são em Porto Santo e Belle-Ille-En-Mer.

Hoje, já são 49 veículos 100% elétricos da Renault circulando no arquipélago e que também conta com oficina parceira em Noronha, o que dá tranquilidade aos clientes.

Vale lembrar que a 100% da rede de concessionárias Renault está preparada para atender os veículos 100% elétricos.

“Mais do que fabricar automóveis, queremos ser reconhecidos como uma marca moderna, tecnológica e inovadora. A gama Renault E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável. E esta é a nova visão de futuro na Renault do Brasil”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Todas as fases do projeto – A primeira fase inicial do projeto aconteceu em 2019 com a entrega dos primeiros carros 100% elétricos para a Administração de Fernando de Noronha.

- Publicidade -

Na época, os seis veículos – 3 Zoe, 2 Twizzy e 1 Kangoo – e quatro carregadores foram cedidos para uso oficial da Administração local em regime de comodato.

A segunda fase foi a inauguração do ecoposto público para o carregamento dos carros elétricos que já circulam da ilha, em uma ação da Mobilize, marca do Renault Group, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo.

O ecoposto, localizado no bairro da Floresta Nova, pode atender até seis carros ao mesmo tempo e gera de energia 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão da Renault que circulam na ilha. Essa energia gerada é

equivalente a 180 mil quilômetros rodados sem a geração de CO2. A recarga dos automóveis é feita à base de energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura de 90 m².

Além de carregar os diversos carros elétricos que já rodam na ilha, também gera energia para a população local.

O programa Noronha Carbono Zero contempla ainda outras ações de sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), substâncias que causam o aquecimento global, fazendo da ilha um território neutro na emissão de GEE.

Também dentro do programa, foi firmado em 2020 um Termo de Cooperação Técnica entre o governo e a Companhia Energética de Pernambuco – Neoenergia Pernambuco, para o acionamento de dois novos módulos de baterias solares fotovoltaicas, reforçando o sistema de armazenamento na ilha, dobrando a utilização de energia limpa em horários de pico.

A terceira fase foi o lançamento do Projeto Trilha Verde, que está alinhado ao programa Noronha Carbono Zero, com a entrega de dez unidades do Renault Zoe E-Tech, em mais uma ação da Mobilize.

Os veículos 100% elétricos são utilizados em Fernando de Noronha pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia Pernambuco, companhia energética do estado.

A nova frota do modelo 100% elétrico atende o objetivo do projeto de reduzir a emissão de CO2 na ilha, bem como preservar o seu meio ambiente, e é utilizada pela equipe da Neoenergia, administração da ilha, empreendedores locais, bem como por turistas.

Além da Renault e da Neoenergia, o programa conta com a participação do Governo de Pernambuco, da administração distrital da Ilha de Fernando de Noronha e outros parceiros.

O conjunto de ações do projeto contempla ainda a instalação de duas usinas de geração de energia limpa por meio de placas solares, sendo uma associada um sistema de armazenamento com baterias, construídas pela Neoenergia, instalação de 12 novos eletropostos de 7,4 e de 22 kW, além do desenvolvimento e avaliação de soluções e modelos de negócios aderentes à realidade da ilha.

As novas plantas fotovoltaicas são compostas por módulos policristalinos de 345 Wp. A primeira já foi concluída, na Vacaria.

A segunda, que ficará próxima ao Laboratório Noronha e da usina de tratamento de resíduos, será concluída no primeiro trimestre de 2023. As duas áreas somam cerca de 2.100 m².

As estações terão capacidade de gerar 155 MWh de energia por ano, quantidade que cobre em até três vezes o consumo elétrico de todos os veículos do projeto que circulam pela ilha.

Isso representa a possibilidade de cada automóvel rodar aproximadamente 16 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de CO2 no meio ambiente.

No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe E-Tech, Twizy, Kangoo E-Tech e Kwid E-Tech.

São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Neoenergia, Americanas S.A, Mercado Livre, CPFL, Atlas, Banco Senff e Itaipu, entre outros.

Ao todo já são mais de 1.400 veículos elétricos Renault em circulação no país – até o mês de novembro, as vendas ultrapassaram as 1.000 unidades em um único ano.

E para 2023, já estão confirmados para o mercado brasileiro três veículos 100% elétricos: Megane E-Tech, novo Kangoo E-Tech e Master E-Tech.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança