terça-feira, 27 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Cayenne estreia inovadora arquitetura de experiência ao condutor

A Porsche apresenta uma arquitetura totalmente nova e inovadora para o interior do novo Cayenne. O conceito abre novas formas de interação, não apenas para o motorista, mas também para o passageiro da frente

Com o novo Cayenne, que fará sua estreia mundial em 18 de abril no Salão do Automóvel de Xangai, na China, a Porsche apresenta um conceito inovador de display e controle.

O Porsche Driver Experience representa um display totalmente digital, individualização versátil e operação intuitiva. No centro, o foco está no eixo do motorista. Os controles mais importantes estão agrupados ao redor do volante. Isso cria uma experiência de direção nova e ainda mais intensa.

O cockpit de luxo pega elementos do carro esportivo elétrico Taycan e os transfere pela primeira vez para um Porsche com motor de combustão. Inclui um painel de instrumentos digital no chamado design curvo e autônomo com opções de display variáveis, um console central redesenhado e um volante de última geração.

O seletor de marchas automático agora está localizado à direita do volante. Isso abre espaço no console central para um grande controlador de ar-condicionado em um sofisticado design de painel preto. Os passageiros experimentam um novo nível de interação com o veículo e o motorista por meio do display opcional do passageiro. Funções de conectividade otimizadas completam o novo conceito de interior.

Focado no motorista e interativo: o novo cockpit do Cayenne – Motoristas e passageiros experimentam um cockpit totalmente novo no novo Porsche Cayenne. Ele combina um foco ainda mais forte no motorista com novos elementos interativos que dão vida à experiência de direção de uma maneira nova também para o passageiro.

O painel de instrumentos agora é um display curvo de 12,6 polegadas, totalmente digital e independente, que não requer uma cobertura do capô, dando a ele uma aparência moderna e elegante. Dependendo do nível do equipamento, o motorista pode escolher até sete visualizações no painel de instrumentos.

O contagiros, sistema de navegação, o assistente de visão noturna ou o sistema de assistência à condução podem ser selecionados para estar em primeiro plano. Uma visão com visual simplificado e um modo clássico também estão disponíveis, o último dos quais transfere o design típico do painel de instrumentos de cinco tubos da Porsche para a era digital.

Uma característica fundamental do novo Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos. Todos os controles importantes para a experiência de direção também estão agrupados diretamente ao redor do volante.

O novo botão de partida do motor fica à esquerda do volante. O seletor de marchas agora está à direita do volante entre o painel de instrumentos e o display central. Isso abre espaço no console central para um novo e grande painel de controle de ar-condicionado com controles analógicos e mais espaço de armazenamento.

A Porsche também colocou a alavanca de controle completamente redesenhada para os sistemas de assistência ao motorista diretamente no volante do novo Cayenne.

O novo volante esportivo multifuncional tem origem no 911 e foi totalmente reformulado em relação ao modelo anterior, com um design de alta qualidade, moderno e esportivo.

O seletor de modos de condução para selecionar os modos Normal, Offroad, Sport e Sport Plus diretamente no volante agora é item de série. A nova tecla para seleção de funções e modificação das interface visuais no painel de instrumentos também está localizado diretamente no volante, assim como os controles para o opcional head-up display.

O novo painel de controle do ar-condicionado no console central com sua superfície de vidro em design de painel preto garante uma aparência de alta qualidade. As configurações do ar-condicionado podem ser feitas de forma rápida e intuitiva na superfície de controle claramente disposta.

A combinação de reconhecimento de toque e feedback tátil com teclas físicas para operação do sistema de ar-condicionado e, também, um controlador físico para o volume, garante uma funcionalidade que é agradável ao toque e visualmente atraente.

O display central de alta resolução de 12,3 polegadas é o centro de controle do Porsche Communication Management (PCM). Como antes, o motorista pode operar várias funções de direção e conforto através desta interface, além do sistema de navegação e funções multimídia.

Uma característica completamente nova no Porsche Cayenne é o display do passageiro de 10,9 polegadas opcionalmente integrado.

A tela sensível ao toque adicional permite que o passageiro da frente alivie o estresse do motorista, por exemplo, operando a navegação ou selecionando um serviço de mídia. A película especial garante que o display não possa ser visto do assento do motorista.

O Porsche Cayenne é o carro mais esportivo de seu segmento – e seu interior também reflete isso. Um ambiente esportivo é combinado com funcionalidade dinâmica, conforto luxuoso e características de design típicas do Cayenne.

A Porsche apresenta o novo conceito de controle no novo Cayenne em um design limpo que enfatiza a largura. Todo o painel de instrumentos, console central e parte superior do interior da porta foram totalmente redesenhados. A maior ênfase horizontal do painel torna o interior ainda mais amplo.

As saídas de ar elegantemente projetadas são alinhadas verticalmente no típico estilo Cayenne. Pela primeira vez, a Porsche projetou todas as saídas de ar do cockpit sem persianas.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn