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Mais da metade dos brasileiros que pretende comprar um carro está considerando híbridos ou elétricos, diz pesquisa

Novo estudo encomendado pelo Google à Offerwise revela que apelo tecnológico e benefícios, como isenção de impostos, são fatores mais valorizados do que a questão ambiental

A crescente demanda por modelos mais econômicos e tecnológicos deve impulsionar o mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos. Uma nova pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que mais da metade (52%) dos brasileiros que pretendem trocar de veículo nos próximos meses considera adquirir um híbrido ou elétrico.

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Entre aqueles que pretendem comprar um modelo 0km, a porcentagem sobe para 65%. O apelo tecnológico (37%) e os benefícios em custos e isenções (35%) são os principais fatores que motivam o consumidor a buscar essas opções — à frente da questão ambiental (27%).

Divulgada nesta sexta-feira (24), durante o evento Think Mobility, a pesquisa de abrangência nacional ouviu 1.200 respondentes de todas as regiões do Brasil, e que irão comprar um novo modelo nos próximos três meses. As entrevistas com donos de automóveis e interessados em comprar carros em breve foram realizadas em fevereiro deste ano.

Entre as pessoas que participaram da pesquisa, as mulheres representam metade dos que querem comprar um carro, além disso 41% de quem planeja comprar um veículo em breve é mãe. Outra característica revelada pela pesquisa sobre os compradores é que essas pessoas são, em sua maioria, das classes A e B (60%).

Entre os donos atuais de automóveis, 29% usam o carro para ir ao trabalho, o que faz com que nosso sentimento pelo carro seja cada vez mais atrelado a uma função: para a maioria dos entrevistados (71%), o automóvel é “um meio de se locomover com segurança e conforto”.

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Elétricos e híbridos são objeto de desejo – O estudo do Google revela que os brasileiros enxergam os carros elétricos e híbridos como um objeto de desejo. No total, 98% dos consumidores automotivos veem os atuais donos desses modelos como pessoas bem sucedidas, ou as quais eles gostariam de ser.

As associações desse tipo de veículo à imagem de uma pessoa de sucesso (98%) ou ligada à tecnologia (69%) são maiores do que àquelas preocupadas com o meio ambiente (48%).

A questão ambiental (27%) também fica atrás do apelo tecnológico (37%) e da eficiência (35%) quando analisadas as motivações do interesse dos brasileiros por esse tipo de veículo.

Para quem é motivado pelo aspecto tecnológico, os principais estímulos são ter um carro mais tecnológico (22%), fazer parte de uma novidade do mercado (9%), e ter um carro de pessoas bem sucedidas (7%). No caso da eficiência, os gatilhos são gastar menos com combustível (28%) e a isenção de rodízio ou imposto (5%).

Quando considerados todos os modelos automotivos (além dos elétricos e híbridos), as características tecnológicas e de eficiência também são prioridade para os novos compradores. Entre os entrevistados, 39% buscam atributos ligados à eficiência, como autonomia de combustível (15%) e preço (12%) – um crescimento de 7 pontos percentuais comparado à média dos últimos três anos.

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Já o atributo de tecnologia é citado por 20%, um crescimento de 6 p.p na mesma comparação com a média dos últimos três anos, com destaque para os aspectos de segurança (11%), ser elétrico ou híbrido (5%) e conectividade (4%). Por outro lado, o apelo emocional (18%) e conforto (17%) tiveram queda de, respectivamente, 9 p.p e 5 p.p na mesma comparação.

“A indústria automotiva está mudando de eixo: o consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor”, explica Lara Guedes, head de negócios para o segmento de Mobilidade do Google Brasil.

“Isso requer que as empresas repensem sua estratégia, usando dados para oferecer experiências personalizadas, vendendo serviços associados aos seus produtos, e investindo na percepção de eficiência, segurança e entretenimento.”

Buscas por novos veículos voltam a crescer – Durante o evento, o Google apresentou também alguns insights coletados a partir da análise das pesquisas dos brasileiros na Busca, que apontam uma retomada do interesse pela compra de veículos.

As pesquisas por termos associados à aquisição de automóveis já cresceram 5% neste ano em comparação à média do ano anterior. O destaque ficou para os carros 0km, cujas buscas aumentaram 9% no período. Com isso, o interesse voltou a alcançar patamares próximos aos de 2021, após uma queda de 5% no ano passado.

Na segmentação por modelos, os sedan (+40%) e picape (+19%) são os que têm atraído mais interesse entre quem busca um carro 0km.

Já entre os usados, o interesse em crescimento é pelos SUV (+10%) e esportivos (+4%). Os SUVs ainda são a categoria com maior percentual de buscas por elétricos e híbridos.

Porém, o interesse em sedans eletrificados está em grande ascensão, já que o volume de pesquisas pelo modelo dobrou neste ano.

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