sábado, 2 março , 2024
28 C
Recife

Seminário AEA debate sinergia da segurança veicular com a conectividade

Alejandro Furas, da Latin NCap, será um dos palestrantes, que fala sobre evolução e projeção de veículos mais seguros na América Latina.

Na próxima quinta-feira, 18 de maio, das 9h às 12h, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – por meio de plataforma online – promove mais uma edição do Seminário de Segurança e Conectividade, sob o tema “A sinergia entre a segurança veicular e o serviço de conectividade para a mobilidade do futuro”.

Carlo Gibran e Ricardo Takahira, organizadores do seminário, avaliam que “conectividade é unanimidade entre as fabricantes de veículo. Cada vez mais, o consumidor se atrai pela utilização da conectividade como plataforma de serviços com os novos APPS em uma nova economia sustentável, conectada e circular.

Desde a forma de venda do produto em uma concessionária virtual e principalmente no uso compartilhado do transporte de pessoas ou cargas em meio urbano ou na logística das frotas. Ainda não há consenso sobre o como será o carro no futuro, mas a certeza é que tudo o que foi e vai ser desenvolvido na mobilidade sustentável estará conectado transformando seu transporte em uma plataforma orientada a serviços”.

De outra parte, eles acrescentam “em paralelo, há um significativo avanço da segurança veicular no Brasil nos últimos anos, que ganha novas possibilidades com a conectividade, no uso de dados dinâmicos online ou simples funções de conforto, agregado ao uso de Inteligência Artificial, economizando tempo e agregando produtividade com segurança”.

Será dentro desse cenário que o evento vai receber quatro palestrantes e um debate ao seu final. Raylson Martins, da Fundep – Fundação de Apoio da UFMG, e Marcelo Azevedo Costa, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, vão dar um panorama sobre a conectividade veicular; Daniel Mariz, da Pnatrans – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, sobre segurança veicular. Depois do intervalo, Flavio Cardoso, do conglomerado Stellantis, fala sobre SDV – Software Defined Vehicle e, finalmente, Alejandro Furas, da Latin NCap, a respeito da evolução e projeção de automóveis mais seguros na América Latina.

Ao final do seminário, com a participação de Flavio Sakai (diretor de Eletroeletrônica da AEA) e de Hilton Spiler (diretor de Segurança Veicular da AEA), os palestrantes vão debater o tema deste ano, com a medição do jornalista Pedro Kutney, editor da Autodata.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn