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GWM Brasil se reúne com Governo do ES para discutir novos negócios

Porto de Vitória, no Espírito Santo, é porta de entrada dos carros da GWM no mercado brasileiro. Entre os temas discutidos, estava a utilização do porto para a exportação dos veículos que serão fabricados em Iracemápolis (SP).

Nesta sexta-feira (18), o CEO Américas da GWM, James Yang, e o Diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos, reuniram-se com o governador e o vice-governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço, respectivamente, para estreitar relações e discutir temas de interesse para a montadora. O encontro ocorreu no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, em Vitória. O Porto de Vitória é a principal porta de entrada dos veículos importados da marca, que vêm diretamente da China.

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“O Porto de Vitória, atualmente, é o que mais recebe carros elétricos e híbridos no Brasil. E todos os carros importados pela GWM são e serão eletrificados. Por isso, é de extrema importância que estejamos próximos e com um canal de diálogo sempre aberto”, afirmou Bastos.

“O Espírito Santo tem vocação para exportação e importação. Estamos investindo em infraestrutura para aumentar nosso potencial logístico e nos tornarmos cada vez mais competitivos. É importante a GWM já estar instalada no Espírito Santo. Nós queremos mais na relação com a empresa. Queremos criar condições, além da exportação, queremos a empresa produzindo alguma atividade em nosso Estado. Nenhum estado consegue sua soberania sem uma indústria forte, portanto queremos fortalecer a indústria e estamos à disposição para ajudar nessa expansão”, declarou Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.

“A GWM já faz as suas importações aqui pelo Espírito Santo. Este ano, nós estamos estimando que serão 13 mil veículos importados pela nossa infraestrutura logística, devido à vocação do Estado e à nossa grande competitividade. Mas a gente quer muito mais. Queremos qualificar o nosso processo de comércio exterior e essa qualificação passa por um esforço que estamos fazendo para gerar ainda maior valor agregado ao processo de importação”, explicou Ricardo Ferraço, vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo. “Isso tudo também vem no momento em que estamos colocando de pé, a partir do investimento privado, a construção de um porto de multipropósito com um calado de 17 metros, com operação de carros e centro automotivo. Esse porto-indústria é agregado a uma Zona de Processamento de Exportação. Assim, dada a nossa vocação aos investimentos que estão acontecendo no Espírito Santo, a perspectiva é de expansão verticalizada das atividades da GWM no Estado”, acrescentou ele.

Na pauta do encontro, estavam a discussão de benefícios regionais e a viabilidade de utilização do Porto de Vitória também para futura exportação de veículos da GWM para outros países, uma vez que o local ganhou status de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio com o exterior, que oferece tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos do regime. A partir de 2024, a GWM começará a produzir seu primeiro veículo nacional em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

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Foi pelo Porto de Vitória que foi realizada a primeira exportação de lítio verde do Brasil, em julho passado, quando 30 mil toneladas foram embarcadas num navio com destino à China. O material, que foi extraído do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, é um dos principais insumos usados na produção de baterias de veículos elétricos. Estiveram presentes no dia da remessa o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador do Espírito Santo e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Até o final do ano, a estimativa é exportar cerca de 130 toneladas de lítio pelo Porto de Vitória.

Durante o encontro, foi discutida também a possibilidade da inclusão do Estado do Espírito Santo no projeto de veículos a hidrogênio da GWM, que prevê o estabelecimento de rotas de transporte de carga no território brasileiro com caminhões a hidrogênio. A previsão é que o primeiro caminhão a hidrogênio da GWM, que será usado nos testes iniciais, chegue ao Brasil até o final deste ano, desembarcando pelo Porto de Vitória.

Para agilizar os trâmites necessários para a importação de seus veículos no Porto de Vitória, a GWM conta com a parceria da Comexport, referência no País em soluções de logística integrada e empresa escolhida pela montadora também para ser a responsável pela guarda dos seus automóveis no armazém central da montadora, localizado na região do porto.

O Porto de Vitória destaca-se pelo processo de desova de veículos de alta eficiência, com elevada qualificação técnica e mão de obra especializada. O local dispõe de diversas alternativas para atender à demanda da operação, de acordo com a ocupação do espaço físico, devido a uma operação flexível e facilmente adaptável. O armazém central da GWM no Porto de Vitória já processou mais de 8.000 carros importados, registrando um baixíssimo índice de avarias durante a operação.

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