segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

FPT Industrial apresenta motores a gás natural e biometano na Fenatran 2024

Com mais de 100 mil motores produzidos, a FPT Industrial expõe na Fenatran 2024 soluções a gás natural e biometano, unindo potência e sustentabilidade.

Com uma experiência de mais de 25 anos e ultrapassando a marca de 100.000 motores produzidos, a FPT Industrial se destaca na Fenatran 2024 ao oferecer a mais completa linha de motores movidos a gás natural e biometano do mercado. Esses motores representam uma resposta às crescentes exigências ambientais, garantindo desempenho robusto e uma drástica redução nas emissões de CO₂.

No estande da FPT Industrial, os visitantes podem conferir o motor N67 NG (Natural Gas), especialmente projetado para caminhões médios, como o IVECO Tector NG. Com tecnologia de combustão estequiométrica, o N67 NG proporciona economia de combustível e níveis de ruído mais baixos em comparação com os motores diesel, além de reduzir custos operacionais. Para o IVECO Tector NG, o motor N67 NG oferece uma potência de 204 cv e torque máximo de 750 Nm, ideal para aplicações em veículos de médio porte com PBT de até 17 toneladas.

- Publicidade -

Outro destaque no evento é o Cursor 13 NG, motor de alta potência desenvolvido para operações de longa distância. Montado no caminhão pesado IVECO S-Way NG, o Cursor 13 NG é capaz de entregar 460 cv de potência e torque de 2.000 Nm, oferecendo robustez e eficiência para transporte rodoviário de cargas. Sua construção compacta permite um aproveitamento otimizado do espaço no caminhão, possibilitando a instalação de tanques maiores e aumentando a autonomia do veículo.

A tecnologia de gás natural e biometano da FPT Industrial, além de reduzir significativamente as emissões de CO₂, também contribui para a redução do ruído e oferece uma economia considerável de combustível. Esses motores foram projetados para funcionar tanto com gás natural comprimido (GNV) quanto com gás natural liquefeito (GNL) e biometano, combustível renovável que, quando utilizado, reduz as emissões de CO₂ em até 95%. Isso torna a tecnologia uma das mais viáveis para a descarbonização do transporte.

Outro diferencial das soluções a gás natural da FPT Industrial é o conceito “Diesel Like”, que permite que esses motores a gás apresentem desempenho semelhante aos motores diesel em termos de potência e torque, garantindo um custo total de propriedade competitivo e menor impacto ambiental. O modelo Cursor 13 NG, já amplamente adotado na Europa, reforça a liderança da FPT no mercado, com a Iveco Group detendo 85% de market share de veículos movidos a gás.

- Publicidade -

A FPT Industrial também aposta no potencial latino-americano em biocombustíveis. De acordo com Carlos Tavares, presidente da empresa na América Latina, a FPT lidera diferentes projetos para promover uma estratégia multienergética que explora as vantagens da região para o uso de gás natural e biometano.

Além dos caminhões, a Série NEF a gás é também amplamente utilizada em ônibus urbanos e veículos de coleta de lixo na América Latina, atendendo a demandas de eficiência e sustentabilidade de empresas e órgãos da região. A FPT Industrial é parte do Iveco Group e, com uma equipe de mais de 8.000 funcionários, atua em quase 100 países, desenvolvendo soluções on-road, off-road e marítimas, além de investir fortemente em P&D para avançar no mercado de motores e transmissões elétricas com sua divisão ePowertrain.

Na Fenatran 2024, a FPT Industrial reforça sua liderança global com tecnologias inovadoras e sustentáveis, que mostram o compromisso da empresa em oferecer soluções eficientes e ecológicas para o setor de transportes, reafirmando sua posição como referência em motores a gás natural e biometano.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno