quarta-feira, 11 dezembro , 2024
28 C
Recife

Mercado de veículos no Brasil registra recorde histórico em financiamentos e emplacamentos

Outubro de 2024 marca o melhor desempenho do mercado automotivo no Brasil em mais de uma década, com 670 mil unidades financiadas e crescimento acelerado na eletromobilidade.

O mercado automotivo brasileiro registrou seu melhor desempenho em mais de uma década, com 670 mil unidades financiadas e 248 mil carros emplacados em outubro de 2024, consolidando um crescimento expressivo nos setores de vendas, financiamentos e veículos eletrificados.

O mercado automotivo brasileiro alcançou números impressionantes em outubro de 2024, consolidando-se como o melhor mês do ano para o setor. O Monitor de Preços AutoAcrefi, realizado pela Acrefi e Cox Automotive, revelou dados expressivos que destacam o crescimento tanto nos emplacamentos quanto no financiamento de veículos, além da forte expansão do mercado de eletromobilidade.

- Publicidade -

Emplacamentos: Outubro foi um marco para os emplacamentos, com um total de 248.005 carros e comerciais leves registrados, um aumento de 11,3% em relação a setembro. Quando considerados todos os segmentos, incluindo veículos pesados e motos, o total de emplacamentos chegou a 452,8 mil unidades, representando um avanço de 9,6% no comparativo mensal.

O crescimento foi impulsionado por dois dias úteis adicionais em outubro, que elevaram a média diária de vendas para 19,7 mil unidades. No acumulado do ano, o mercado de automóveis e comerciais leves já registra um crescimento de 16,4%, com a previsão de alta de 16,8% para 2024.

Financiamentos: O mercado de financiamentos de veículos também teve um desempenho histórico, com 670 mil unidades financiadas, representando um crescimento de 24,5% em relação ao mesmo mês de 2023. Entre os segmentos, os automóveis leves lideraram, com 478 mil unidades financiadas, marcando um aumento de 26,4% em comparação ao ano anterior. As motos também apresentaram crescimento expressivo, com 160 mil unidades financiadas (+27,1%), enquanto os veículos pesados aumentaram suas vendas em 6,6%. No total acumulado de 2024, as vendas financiadas já somam 5,9 milhões de unidades, o maior volume desde 2011.

- Publicidade -

Eletromobilidade: O mercado de veículos eletrificados segue em forte expansão. Em outubro, 16.033 veículos leves eletrificados foram vendidos, representando um crescimento de 21% em relação ao mês anterior e 68% comparado a outubro de 2023. No acumulado de 2024, o segmento já ultrapassa 138 mil unidades vendidas, com uma previsão de mais de 160 mil unidades até o final do ano. Os veículos 100% elétricos (BEV) representam 37,4% das vendas, seguidos pelos híbridos plug-in (PHEV) com 33,6%, e os híbridos convencionais e micro híbridos com 28,99%. A eletromobilidade está se expandindo além do Sudeste, com aumento de participação em outras regiões como Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Variação de Preços: Em relação aos preços, o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil indicou que os veículos novos tiveram uma variação discreta de 0,06% em outubro, enquanto os veículos usados registraram uma leve alta de 0,01%. Já os seminovos (carros com até 3 anos de uso) apresentaram uma redução de -0,6% nos preços.

Esses números refletem a recuperação do mercado automotivo, que segue em expansão com o aumento da confiança do consumidor e a continuidade de um cenário de crédito positivo. Com a crescente demanda por veículos eletrificados, o Brasil também se posiciona como um mercado estratégico para a mobilidade sustentável.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno