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Os carros mais vendidos no Brasil em 2024

Apesar do crescimento de modelos como o T-Cross e o Tracker, os carros populares enfrentam desafios para se manter no topo. A transição para os elétricos ainda é lenta no Brasil.

A Fiat Strada manteve sua posição de líder de vendas no Brasil em 2024, sendo o modelo mais comercializado do ano pela quinta vez consecutiva. O mercado brasileiro, embora tenha mostrado crescimento no total de emplacamentos, viu uma evolução significativa nos segmentos de picapes e SUVs, ao passo que os modelos elétricos continuam ganhando terreno, mas de forma mais tímida.

O ano de 2024 trouxe mais uma vez a consolidação de um clássico entre os carros mais vendidos no Brasil. A Fiat Strada se manteve no topo das vendas pelo quinto ano consecutivo, com 144.694 unidades comercializadas, um número expressivo que reforça o sucesso da picape, especialmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

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O modelo da Fiat, líder entre as picapes, continuou seu reinado no país, superando o Volkswagen Polo, que ficou com a segunda posição, com 140.187 emplacamentos. A diferença de pouco mais de 4 mil unidades reflete a preferência do consumidor brasileiro, que segue optando por veículos mais versáteis, ideais tanto para o trabalho quanto para o lazer.

No entanto, a competição no topo do ranking de vendas ficou cada vez mais acirrada, especialmente com a crescente força dos SUVs. Modelos como o Volkswagen T-Cross, o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta foram destaques no ano de 2024, consolidando-se no Top 10. O T-Cross, com 83.997 unidades, foi o SUV mais vendido, enquanto o Tracker e o Creta também se destacaram, com 69.434 e 69.122 unidades vendidas, respectivamente. Esse crescimento reflete uma tendência cada vez mais forte do consumidor brasileiro, que tem migrado para modelos mais altos, com maior conforto e mais equipamentos de série.

Outro ponto importante foi o desempenho do Chevrolet Onix, que ocupou a terceira posição geral, com 97.508 unidades. Mesmo com uma crescente concorrência no mercado de hatchbacks, o Onix manteve-se como um dos carros mais acessíveis e populares, com uma base sólida de consumidores. O Hyundai HB20 também figurou entre os cinco mais vendidos, com 97.083 unidades, destacando-se como uma das opções mais competitivas no segmento de compactos.

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Além dos modelos mais tradicionais, a presença de picapes no ranking é um reflexo do sucesso desse tipo de veículo no Brasil. A Fiat Argo completou o Top 5, com 91.146 unidades, enquanto a Volkswagen Saveiro, a Renault Kwid e o Volkswagen Nivus seguiram com bons números, cada um com vendas superiores a 50 mil unidades.

Apesar do crescimento geral nas vendas de carros, os modelos elétricos ainda têm um longo caminho a percorrer no Brasil. A surpresa foi o BYD Dolphin Mini, o elétrico mais bem posicionado, ocupando a 35ª posição, com 21.968 unidades. No entanto, se comparado a modelos como a Strada ou o Polo, o número de unidades comercializadas ainda é modesto. Outro modelo da BYD, o Song Plus, um híbrido, alcançou a 41ª posição no ranking, com 18.033 unidades, refletindo a realidade do mercado de veículos eletrificados no Brasil: um crescimento, mas ainda distante de mercados mais maduros.

O desempenho das montadoras no Brasil também mostra uma forte dominância de marcas como Fiat, Volkswagen e Chevrolet. Juntas, essas marcas dominaram a maior parte do ranking, com uma grande presença em diferentes segmentos, desde picapes até SUVs e compactos. No entanto, a Toyota, uma marca de grande tradição mundial, teve uma presença tímida entre os dez primeiros, mas ainda assim conseguiu posicionar o Toyota Corolla Cross no 21º lugar, com 47.802 unidades.

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A análise do mercado brasileiro de 2024 também revela uma mudança nas preferências dos consumidores. A alta de 14% nas vendas totais, com 2.483.696 veículos vendidos, reflete a recuperação do setor, que ainda tenta se reerguer após o impacto da pandemia de 2020. Apesar disso, modelos populares como o Fiat Mobi e o Renault Kwid, que costumavam dominar o mercado de entrada, caíram para posições mais distantes do topo, com o Mobi em 9º lugar e o Kwid em 13º.

O Brasil ainda vive uma transição em relação aos veículos elétricos e híbridos. Apesar do aumento nas vendas de carros eletrificados, os números são ainda modestos se comparados aos modelos de combustão interna. Os incentivos governamentais e o avanço das tecnologias são fatores que devem acelerar essa mudança nos próximos anos, mas por enquanto, as picapes e os SUVs seguem com grande força no mercado brasileiro.

O ranking de 2024 evidencia não apenas as preferências do consumidor, mas também a crescente competição entre as montadoras para se destacar em um mercado que exige cada vez mais inovação, eficiência e sustentabilidade. O futuro parece promissor para as montadoras que souberem se adaptar às tendências globais, como a eletrificação, e ao mesmo tempo, atender à demanda por veículos mais econômicos e eficientes.

Em 2024, o mercado automotivo brasileiro apresentou uma dinâmica interessante, com destaque para o crescimento de alguns segmentos específicos e a consolidação de outros, especialmente nas picapes e SUVs. A seguir, uma análise detalhada por segmento, com base nos carros mais vendidos do ano.

1. Picapes: O Reinado das Utilitárias

O segmento de picapes no Brasil segue sendo um dos mais fortes e estáveis, com modelos que continuam dominando as vendas. A Fiat Strada, com 144.694 unidades vendidas, foi mais uma vez a campeã de vendas, repetindo a liderança dos últimos cinco anos. A picape é particularmente popular nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, sendo muito procurada tanto por sua versatilidade quanto pela robustez necessária para o trabalho no campo. A Volkswagen Saveiro, que ficou na 12ª posição, com 56.987 unidades, também mostrou a força das picapes compactas. Além disso, a Fiat Toro, que ficou em 16º lugar, com 53.864 unidades, também confirmou a tendência de crescimento de modelos médios de picape, que atraem tanto consumidores rurais quanto urbanos que buscam veículos mais espaçosos e com maior capacidade de carga.

Esses números refletem a forte preferência do consumidor brasileiro por modelos que atendem tanto ao trabalho quanto ao uso pessoal. A alta demanda por picapes também está relacionada a uma preferência cultural por veículos mais robustos e com maior versatilidade, que se ajustam bem a diferentes estilos de vida.

2. SUVs: A Ascensão do Segmento

Os SUVs continuam a crescer significativamente no Brasil, impulsionados pela procura por veículos mais altos, com maior visibilidade, espaço interno e conforto. Modelos como o Volkswagen T-Cross, o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta dominaram o ranking entre os dez mais vendidos, com o T-Cross (6º lugar) alcançando 83.997 unidades, o Tracker (7º lugar) com 69.434 e o Creta (8º lugar) com 69.122. Esses números refletem o sucesso das montadoras em oferecer modelos de SUVs compactos que agradam a uma ampla gama de consumidores, especialmente aqueles que buscam um modelo versátil para uso urbano, mas com as características de um veículo mais robusto.

Os SUVs atraem uma base de clientes que valoriza a segurança, o conforto e a aparência robusta, além de ter uma performance que combina bem com a cidade e viagens curtas. O avanço dessa categoria é uma resposta à crescente procura por carros mais elevados, que transmitem uma sensação de maior segurança e sofisticação.

3. Modelos Populares: O Desafio das Marcas Tradicionais

Os modelos populares, como o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Fiat Mobi, embora ainda tenham grande volume de vendas, enfrentam um desafio crescente em termos de competitividade, especialmente devido ao aumento dos preços e à mudança no perfil do consumidor brasileiro. O Onix (3º lugar com 97.508 unidades) e o HB20 (4º lugar com 97.083 unidades) seguem sendo opções acessíveis e bem aceitas no mercado, mas não conseguem mais atingir os números de outros segmentos, como os SUVs ou as picapes. O Fiat Mobi, que caiu para o 9º lugar, com 67.391 unidades, é um exemplo de como os modelos mais simples estão perdendo espaço à medida que os preços dos veículos crescem e o consumidor busca mais tecnologia e recursos nos carros.

O Renault Kwid, que figura na 13ª posição com 56.241 unidades, também sofre com esse cenário, embora ainda seja uma opção de entrada para quem busca um veículo mais acessível. O mercado de carros populares continua sendo um pilar importante, mas o aumento do custo de vida e a elevação dos preços dos carros estão tornando esses modelos menos atraentes, especialmente quando comparados aos SUVs e picapes, que têm um custo um pouco mais alto, mas oferecem mais conforto e tecnologia.

4. Sedãs: O Desaparecimento do Segmento

Os sedãs, por outro lado, têm mostrado uma queda acentuada em relação aos anos anteriores. O Chevrolet Onix Plus, que ficou com a 11ª posição com 59.964 unidades, foi o sedã mais vendido em 2024, mas ainda assim ficou distante de outros segmentos, como os SUVs. A categoria de sedãs no Brasil enfrenta dificuldades para atrair novos consumidores, em grande parte devido ao crescente interesse por modelos mais versáteis, como SUVs e picapes. Além disso, os sedãs perderam apelo devido à mudança no perfil do consumidor brasileiro, que prefere veículos mais elevados, com mais espaço interno e com um visual mais robusto.

O sedã ainda é uma opção para quem busca um veículo mais confortável e com preço acessível, mas a tendência de queda é clara. O sedã clássico perde terreno para modelos como o Hyundai HB20S, que, com 37.338 unidades, já integra a lista de carros mais vendidos, mas ainda dentro de uma competitividade crescente com os SUVs compactos.

5. Elétricos e Híbridos: O Começo de uma Nova Era

Apesar do crescimento dos veículos elétricos e híbridos em todo o mundo, o Brasil ainda está dando seus primeiros passos nesse segmento. O BYD Dolphin Mini foi o modelo elétrico mais vendido, ocupando a 35ª posição com 21.968 unidades, um número modesto em comparação com os modelos a combustão, mas que ainda assim representa um avanço importante para os carros eletrificados no país. Além disso, o BYD Song Plus, um modelo híbrido, alcançou a 41ª posição com 18.033 unidades.

Esses números são indicativos de uma crescente demanda por veículos mais sustentáveis, embora os preços ainda sejam um obstáculo para a popularização dos modelos elétricos no Brasil. A falta de infraestrutura de recarga e o alto custo de aquisição são fatores que limitam o crescimento mais acelerado do segmento, embora o avanço de marcas como BYD mostre que o mercado está em expansão. O futuro dos elétricos no Brasil, no entanto, depende da evolução da infraestrutura de recarga e de incentivos governamentais mais robustos.

O mercado automotivo brasileiro em 2024 foi marcado por uma consolidação das picapes e SUVs, um leve enfraquecimento dos modelos populares e um início tímido da transição para os carros elétricos. As picapes continuam a ser os modelos preferidos por uma grande parte da população, especialmente no interior do Brasil, onde sua funcionalidade é essencial para o dia a dia.

O segmento de SUVs segue em ascensão, com consumidores buscando mais conforto e segurança, enquanto os modelos populares enfrentam um mercado mais desafiador, onde os preços elevados estão impactando sua competitividade. Já os elétricos e híbridos começam a ganhar terreno, mas de forma lenta, com o Brasil ainda distante de ser um líder global nesse segmento.

O futuro do mercado automotivo brasileiro dependerá de como esses segmentos evoluirão, especialmente com o avanço das tecnologias sustentáveis e a adaptação às novas demandas dos consumidores.

Aqui está uma tabela com os carros mais vendidos por segmento no Brasil em 2024, com base nas informações do ranking:

SegmentoModelo Mais VendidoPosição no RankingUnidades Vendidas
PicapesFiat Strada1ª posição144.694
Volkswagen Saveiro12ª posição56.987
Fiat Toro16ª posição53.864
SUVsVolkswagen T-Cross6ª posição83.997
Chevrolet Tracker7ª posição69.434
Hyundai Creta8ª posição69.122
PopularesChevrolet Onix3ª posição97.508
Hyundai HB204ª posição97.083
Fiat Mobi9ª posição67.391
Renault Kwid13ª posição56.241
SedãsChevrolet Onix Plus11ª posição59.964
Hyundai HB20S25ª posição37.338
ElétricosBYD Dolphin Mini35ª posição21.968
BYD Dolphin49ª posição15.213
HíbridosBYD Song Plus41ª posição18.033

Essa tabela agrupa os carros mais vendidos por segmento, destacando as picapes, SUVs, modelos populares, sedãs, elétricos e híbridos. Como visto, as picapes e SUVs dominam as vendas no Brasil, com destaque para a Fiat Strada e o Volkswagen T-Cross. Enquanto isso, os veículos elétricos e híbridos ainda estão em um estágio inicial de crescimento no país.

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