segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

Doblò, um novo estilo de vida

Uma família tradicional, com três filhos, é bem atendida por um carro comum. Mas se no final de semana o amiguinho do filho caçula resolve ir passear também, é um problema.

Se a namorada do filho mais velho quer ir junto na viagem de férias então, nem pensar. Não há espaço em um carro para tanta gente viajar confortavelmente. E o que dizer quando toda a turma resolve viajar com skate, prancha de surf e bicicleta?

- Publicidade -

Foi para resolver esses problemas do dia-a-dia que a Fiat Automóveis lançou o Fiat Doblò, uma versátil multivan que pode transportar até sete passageiros com espaço e conforto.

Originalmente, a capacidade é para cinco pessoas, mas acrescentando-se dois bancos suplementares na traseira, ela leva sete sem o menor aperto.

Rebatidos para as laterais quando não estão em uso, eles permitem o total aproveitamento de espaço no compartimento de bagagem.

- Publicidade -

O Doblò é o único modelo da categoria a oferecer esse recurso, disponível nas versões EX e ELX.

Para os ocupantes de trás, se uma porta deslizante lateral for pouco, pode-se ter duas – as versões dispõem da segunda porta lateral deslizante como opcional, agilizando a entrada e saída do veículo mesmo em vagas de estacionamento apertadas.

Exclusividade-Os bancos da segunda e da terceira fileiras de passageiros podem ser rebatidos para as laterais, permitindo o uso pleno da capacidade de carga do Doblò, solução exclusiva no segmento.

- Publicidade -

As novidades não param por aí. Se o objetivo é transportar cargas, o Fiat Doblò possui a versão Cargo, um veículo robusto, prático e com grande espaço interno, ideal para o uso nas grandes cidades.

Com as mesmas motorizações das versões para passageiros – Fire 1.3 16V e Torque 1.6 16V – o Fiat Doblò Cargo oferece desempenho, economia e confiabilidade em qualquer situação.

Mecanicamente, as versões para passageiros e carga também são idênticas, mudando apenas a calibragem da suspensão traseira.

Assim, ela se adequa às diversas solicitações de carga, mesmo que não estejam uniformemente distribuídas, mantendo o equilíbrio do veículo em todas as condições de direção.

A versão Cargo chega para disputar uma fatia de mercado que já conhece a tradição da Fiat Automóveis de criar veículos perfeitos para as funções que cumprem.

Afinal, o Fiat Fiorino Furgão tem sido, há vários anos, o veículo mais bem-sucedido do segmento.

Para se ter uma idéia, no ano passado ele abocanhou 66,4% das vendas dos furgões pequenos.

O segmento de mercado que o Fiat Doblò de passageiros disputa é recente. Nasceu na Europa em 1996 e está no Brasil há apenas dois anos. Só no ano passado, este segmento cresceu quatro vezes na Europa.

“Na verdade, vamos inaugurar de vez o segmento no Brasil, já que os únicos dois concorrentes do Doblò são importados”, comenta o gerente de Marketing da Fiat Automóvies, Carlos Eugênio Dutra. O Fiat Doblò está sendo produzido na fábrica da Fiat Automóveis em Betim (MG), abastecerá o mercado nacional e será exportado para a América Latina a partir de 2002.

Denominado “P”, este nicho de mercado traz um novo design – de linhas mais arredondadas e agradáveis – e uma renovação do conceito de funcionalidade, no qual conforto e segurança para os ocupantes passaram a ser prioridade absoluta.

Se antes os grandes MPVs – veículos monovolume multifuncionais – imperavam quando se tratava do transporte de pessoas, agora os MPVs de porte menor disputam com eles cada centímetro do mercado.

E com vantagens: custam bem menos; são mais compactos e, portanto, se adequam melhor ao trânsito das grandes cidades e às apertadas vagas de estacionamento; e, por serem mais leves, podem ter motores de menor cilindrada, significando maior economia.

Uma das características mais marcantes do Fiat Doblò é seu espaço interno, aproveitado de maneira inteligente e racional.

O teto alto, os bancos generosos, o enorme vão para as pernas, o vasto compartimento de bagagem e as cores e texturas do interior do carro fazem com que os 4,159 metros de comprimento por 1,715 de largura do veículo pareçam ser bem maiores. Pessoas altas conseguem se acomodar com todo conforto nos bancos dianteiros e traseiros.

Dependendo da conformação interna do veículo, a porta traseira pode ser de dois tipos. No Fiat Doblò para cinco ocupantes ela é basculante, abrindo-se para cima (protegendo da chuva quem estiver carregando ou descarregando o veículo).

No Fiat Doblò para sete ocupantes – opcional tanto na versão EX quanto na ELX – e na versão para carga a porta é assimétrica, abrindo-se para os lados com uma divisão de 2/3 e 1/3.

O vasto porta-malas do Fiat Doblò acomoda 750 litros – e isso até a altura dos vidros.

Não só é o maior compartimento de bagagem do segmento P, como é o mais inteligente: o assoalho perfeitamente plano permite o total aproveitamento do espaço, e ele fica a apenas 53 centímetros do solo, tornando a operação de carregar e descarregar o veículo fácil e cômoda mesmo que haja objetos pesados para manipular.

Economia e potência

• Com 80 cv de potência e 12 kgm de torque, o motor Fire 1.3 16 V dá ao Fiat Doblò economia e desempenho. Ele atinge a velocidade máxima de 149 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 16 segundos. Na cidade, roda 11,7 km com um litro de gasolina, enquanto na estrada faz 14,4 km/l.

• Já o motor 1.6 tem torque máximo de 15,4 kgm, com potência de 106 cv a 5.500 rpm. Ele alcança 160 km/h de velocidade máxima e vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. A ótima performance não impede a economia: faz 10,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

O banco traseiro é rebatível, ampliando o vão do porta-malas para acomodar até 3.000 litros. Aliás, para cada um dos ocupantes na versão passageiro, o Fiat Doblò pode levar 35 quilos de bagagem.

Já o Doblò Cargo oferece volume útil de 3,2 metros cúbicos, o maior da categoria. Os seis ganchos de retenção dispostos em locais estratégicos permitem a fixação da carga com segurança.

A preparação para o lançamento do Fiat Doblò – que aconteceu com uma grande festa no último dia 15 em Caldas Novas (GO) – começou há alguns meses. Desde setembro, por exemplo, o pessoal das concessionárias está sendo treinado.

Em outubro, os vendedores começaram a participar de treinamentos específicos, com direito a test drive. A partir do final deste mês, o Doblò poderá ser visto na mídia, em campanhas de TV, outdoor e revistas. Os investimentos feitos para o lançamento do Doblò fazem parte do R$ 1 bilhão previstos pela Fiat Automóveis para os próximos quatro anos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn