Estudante do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco desenvolve projeto sobre Design Automobilístico voltado para aproveitar os estudos já desenvolvidos no mini-baja.
O estudante Willames Verçoza desenvolveu o projeto designado Urbanus que tem como principal objetivo o aproveitamento do mini-baja para o desenvolvimento de um novo carro.
Todo o trabalho é proveniente de estudos realizados em pesquisa de campo, análises comparativas, consultoria a técnicos especialistas no assunto, referências bibliográficas, análises de produtos existentes e entrevistas com os alunos e engenheiros que desenvolveram o Mini-Baja.
O trabalho se refere na concepção de um novo veículo não comercial, de dimensões reduzidas, que utiliza toda mecânica desenvolvida no Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE – no projeto e montagem do Mini-Baja [carro para competição], e procura aplicar todo este conhecimento científico e tecnológico, no projeto deste veículo.
Objetivo – Aproveitando a plataforma estrutural do carro de corrida Mangue Baja, Verçoza desenvolveu um novo conceito de veículo urbano, reduzindo e facilitando a sua construção com um custo reduzido.
O novo conceito deste veículo serve para dois passageiros, podendo ser utilizado por estudantes, profissionais autônomos, turistas, empresas prestadoras de serviços residenciais e comerciais, taxistas, patrulhamento de bairros, divulgadora de propaganda, lazer em locais rural, urbano e litorâneo, entre outros.
Será que vale a pena? – De acordo com as pesquisas realizadas, ficou constatado que um veículo urbano transporta em média 1,5 pessoa por automóvel, ou seja, transita com apenas 30% de seus ocupantes.
Ocupar uma faixa de mercado automobilístico com a produção de um veículo econômico e experimental, servindo como transporte utilitário e convencional, barateaando o custo na fabricação e maximizando a porcentagem de ocupantes de um veículo foram motivos que impulsionaram a realização deste projeto.
Desenvolvimento – O projeto de um carro é bastante volumoso e complexo. Para isto, é preciso que se trabalhe em equipe.
Juntamente com os estudantes e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco, os quais criaram o Mangue Baja, e professores do curso de Design, foi realizado um levantamento de dados do próprio off-road, através de testes realizados no campus da UFPE, livros, revistas, internet, artigos do veículo em questão e entrevistas, além de fazer uma pesquisa sobre os mais diferentes carros existentes em várias partes do mundo.
As pessoas que estiverem interessadas no projeto Urbanus entrar em contato com o Willames:
Telefone: 81 – 9967.7905 ::: E-mail: designdoproduto@yahoo.com.br