domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Citroën C4 VTR: bem-vindo ao universo da inovação

Chega às concessionárias Citroën de todo o Brasil o C4 VTR, novo representante da marca no segmento médio e que traz de série equipamentos inéditos, como o volante com comandos centrais fixos e o display central translúcido.

Diferenciado, o C4 VTR apresenta um estilo forte e inovador, marcado por traços retos e linhas elegantes.

- Publicidade -

Linhas, aliás, responsáveis pelo excelente resultado aerodinâmico do modelo (Cx 0,28), valor recorde em seu segmento.

Se por fora o C4 VTR seduz e encanta, por dentro surpreende com sua grande oferta de equipamentos de série e sua generosa habitabilidade – garantia de uma rodagem segura e de conforto para todos os ocupantes.

Inovações garantem bem-estar a bordo e grande prazer ao dirigir  – O bem-estar a bordo do C4 VTR é reforçado pela presença de equipamentos totalmente inovadores, concebidos para propor aos usuários uma direção segura e simplificada.

- Publicidade -

O volante com comandos centrais fixos agrupa ao alcance da mão as principais funções de conforto e de ajuda à direção.

Esta disposição ergonômica – que privilegia a simplicidade de utilização dos comandos – favorece o prazer de dirigir e aumenta a segurança, já que permite a utilização de um air bag para o motorista com formato otimizado.

Este volante (revestido em couro) é associado a um display translúcido também inédito que exibe informações de direção (velocidade do veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel.

- Publicidade -

O contraste da exibição ajusta-se instantaneamente em função da luminosidade: a legibilidade é perfeita em quaisquer circunstâncias.

Alguns equipamentos reservados a veículos dos segmentos superiores também aparecem no C4 VTR, como os faróis de xenônio direcionais de dupla função com acendimento automático, regulador e limitador de velocidade, detector de chuva, retrovisor interno eletrocromo, entre outros.

Com tais prestações, uma verdadeira atmosfera de serenidade reina no interior do veículo. Ela é reforçada pela presença de um dispositivo para perfumar o ambiente e por um sistema de ar condicionado automático digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdo e direito do habitáculo.

No aspecto prático, o C4 VTR dispõe de vários porta-objeto criativos, como o sistema de divisão em compartimentos do porta-malas (o qual é escamoteável e permite manter a posição dos objetos nele carregados) e os práticos porta-óculos e porta-bolsas (localizado na lateral direita do console do painel)

. Completo, conta ainda com CD player – MP3 frontal com comando no volante, faróis de neblina, brake light, chave com dispositivo antifurto transponder, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, computador de bordo, retrovisor com regulagem elétrica, apoio central de braço dianteiro escamonteável, detector de obstáculo traseiro (DOT), pack elétrico, entre outros.

Mecânica avançada – O motor 2.0i 16V (EW10A), também se destaca ao oferecer potência máxima de 143 cv DIN a 6.000 rpm e torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm.

Particularmente moderno, conta com um sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor.

Logo aos 2.000 rpm, desenvolve um torque de 17,3 kgfm, o que representa quase 85% do torque máximo disponível.

Além disso, utiliza acelerador eletrônico, o que garante maior suavidade e precisão de funcionamento.

A caixa de marchas BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas. Para isso, a engenharia da marca reduziu em 15% a relação do diferencial do modelo em comparação às versões européias.

O sistema de suspensões do C4 VTR assegura um comportamento de rodagem preciso e contribui eficazmente para a segurança ativa.

Na dianteira é formado por rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Na traseira é formado por rodas independentes, eixo traseiro com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Plenamente adaptado ao Brasil, o C4 VTR é 10 mm mais alto que a versão européia, o que facilita a passagem sobre valetas, lombadas e irregularidades do solo.

As leis do amortecimento também foram adaptadas de maneira em otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo.

Referência em segurança  – O C4 VTR dispõe de segurança ativa e passiva de alto nível, oferecendo sempre um comportamento seguro na estrada.

Isso inclui a utilização como equipamento de série os freios com sistema ABS + Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) , sistema de estabilidade ESP, seis air bags (frontal, lateral e cortina) e competentes pneus Michelin Energy 195/65 R15.

O Citroën C4 passou com extrema competência nos testes de choques efetuados pelo EuroNCap.

Ele obteve 5 estrelas com 35 pontos – de um máximo de 37 pontos que podem ser atribuídos.

No que se refere ao teste “choque pedestre”, o C4 também se tornou referência, obtendo o melhor resultado do mercado com 3 estrelas (de um máximo possível de 4 estrelas) e 22 pontos.

Quanto à proteção das crianças, o C4 obteve um resultado notável com 4 estrelas (de um máximo possível de 5).

O C4 VTR é oferecido nas cores Gris Aluminium (prata), Rouge (vermelho) e Noir Obsidian (preto).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn