A Volkswagen Caminhões e Ônibus, há quase cinco anos a empresa líder em vendas domésticas de caminhões com mais de cinco toneladas de peso bruto total, chega ao Salão Internacional do Transporte de São Paulo – Fenatran com boas notícias.
Pela primeira vez em sua história, a empresa também lidera as exportações brasileiras de caminhões acima de cinco toneladas de PBT.
No Brasil, mais de 1.000 veículos foram vendidos a importantes clientes nos últimos dias, e seu lançamento mais recente, a linha de caminhões Constellation 370, tem pedidos em carteira até dezembro próximo.
“São excelentes notícias num ano de vendas muito acima da média. Para darmos conta das encomendas, abriremos em dezembro deste ano um Centro Logístico junto à fábrica de Resende (RJ). As novas instalações representam um investimento de R$ 36 milhões, e irão gerar mais 200 empregos diretos”, diz Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Os números de vendas de caminhões Volkswagen impressionam. No Brasil, somente para o grupo Votorantim, estão sendo entregues 250 unidades.
O grupo Julio Simões também adquiriu 250 veículos da marca. Os distribuidores de bebidas da Ambev já compraram 400 unidades nesse segundo semestre. Além disso, foram vendidos mais de 200 veículos ao Grupo Bertin.
Apresentados a concessionários e a jornalistas especializados em agosto passado, os caminhões extrapesados Constellation 19.370, VW 25.370 e VW 31.370 já têm mais de 1.000 pedidos em carteira até dezembro próximo. A grande novidade é o moderno motor Volkswagen NGD 370, exclusivamente produzido para esses veículos.
“O mercado doméstico de caminhões está cada vez mais aquecido e a Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveita esse momento oferecendo aos clientes produtos de qualidade feitos sob medida para as necessidades dos frotistas. Até setembro, já vendemos 21.251 unidades de caminhões, número 30% maior que o registrado no mesmo período do ano passado e que representa uma participação de 31% da marca no varejo”, explica Cortes.
Grande aceitação – Nas exportações, os números apontam a grande aceitação dos produtos Volkswagen também fora do País.
No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a montadora foi a primeira colocada em vendas brasileiras de caminhões ao exterior, com 7.163 veículos e 25% de participação nos embarques do País.
A recuperação econômica do continente africano tem sido verificada em países como Nigéria e Angola, que juntos importarão cerca de 1.700 caminhões e ônibus Volkswagen fabricados no Brasil.
Também no mês de agosto, a Volkswagen Caminhões e ônibus iniciou a produção dos Constellation na África do Sul.
Na fábrica africana, serão produzidas até 2 mil unidades ao ano, inicialmente destinadas ao mercado local e a quatro países vizinhos: Lesoto, Suazilândia, Botsuana e Namíbia. Quinze concessionárias autorizadas já estão vendendo os Constellation.
Os caminhões sul-africanos possuem direção do lado direito – os primeiros na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A nova configuração permitirá estudos para atendimento a mercados até agora inexplorados pela marca na África e na Ásia.
A fábrica de Port Elizabeth é a terceira linha de montagem da Volkswagen Caminhões e Ônibus fora do Brasil.
A marca tem uma parceria com a encarroçadora Non Plus Ultra para a montagem de ônibus em Bogotá, na Colômbia, desde 1999.
A fábrica do México foi aberta em 2004 na cidade de Puebla, já tendo produzido mais de 3 mil unidades. E do Brasil, seguem produtos completos para mercados na América Latina, na África e no Oriente Médio.
Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta novos Constellation na Fenatran 2007
A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou na Fenatran a mais completa linha de caminhões oferecida no mercado brasileiro. Líder brasileira em vendas de caminhões com peso bruto total acima de cinco toneladas, seus produtos são fabricados em Resende (RJ) e exportados para mais de 30 países.
Os modelos Delivery, Worker e Constellation atendem a uma variedade de aplicações urbanas, rodoviárias e fora-de-estrada, podendo ser configurados sob medida.
Acessórios como o VOLKSNET, planos de atendimento pós-vendas como o VOLKSTOTAL, uma ampla rede de concessionárias e importadores espalhados pelo mundo fazem da marca a mais especializada em soluções de transporte para países do Hemisfério Sul.
Mesmo enfrentando a valorização do real, a montadora prossegue com o seu plano de internacionalização.
Além de consolidar sua presença na América Latina e no Oriente Médio, a marca ampliou sua presença no continente africano – não apenas abrindo sua primeira fábrica de caminhões e ônibus com direção do lado direito na África do Sul, mas ampliando suas vendas a Nigéria e Angola.
Juntos, estes países comprarão mais de 1.700 veículos Volkswagen em 2007, transformando-se em mercados ainda mais importantes para a marca.
No estande da Fenatran, a Volkswagen Caminhões e Ônibus privilegiou a circulação de visitantes, que conheceram de perto lançamentos recentes como os Constellation extrapesados, equipados com o motor VW NGD 370.
Apresentados pela primeira vez em agosto passado, os lançamentos já têm sua produção em 2007 completamente vendida – um sucesso imediato num nicho de consumo onde a tecnologia e a economia de combustível são fundamentais.
Completam a exposição os caminhões Delivery, que em apenas um ano levaram a Volkswagen ao sucesso no segmento de semileves, e os já consagrados e robustos caminhões Worker.
Em paralelo à feira, a montadora apresentou também a seus importadores a linha Constellation 370, exibida a concessionários brasileiros em agosto passado.
Participaram cerca de 70 representantes de importadores Volkswagen da América Latina e da África.
A programação inclui visitas ao estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus e à fábrica de Resende, onde os convidados poderam experimentar as novidades da linha 2008 de produtos.
O sucesso dos Constellation extrapesados – A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou a frotistas e transportadores brasileiros mais três modelos de caminhões da linha Constellation. Os veículos VW 19.370, VW 25.370 e VW 31.370 chegam ao mercado num lançamento mundial da marca.
Tecnologia, produtividade e a melhor relação custo-benefício continuam a nortear a filosofia dos produtos Volkswagen, empresa que há quase cinco anos lidera as vendas domésticas de caminhões acima de cinco toneladas de peso bruto total.
A grande novidade é a chegada do motor VW NGD 370, com diversas inovações tecnológicas.
Exclusivamente desenvolvida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a MWM International, a nova motorização é resultado de cerca de 50 mil horas de trabalho de engenharia e mais de 3,5 milhões de quilômetros de testes nas mais árduas condições.
Os novos caminhões Constellation utitizam o VW NGD 370 nas versões cavalo mecânico 4X2, cavalo mecânico 6X2 e chassi rígido 6X4.
Com os lançamentos, a linha Constellation passa a ter nove modelos básicos de 13 a 57 toneladas de peso bruto total, podendo ser adquiridos com cabines tanto na versão leito como estendida.
Somando-se opcionais como o sistema híbrido (via satélite e celular) de rastreamento e gerenciamento de frota VOLKSNET, os acessórios originais Volkswagen, o plano de atendimento pós-vendas VOLKSTOTAL, o atendimento gratuito em garantia CHAMEVOLKS 24 horas e uma rede de 142 concessionárias autorizadas em todo o País, a marca amplia o número de soluções de transporte sob medida para o consumidor.
O Conselho Nacional de Trânsito – Contran – editou as resoluções de números 210 e 211, que estabelecem novos limites de peso e dimensões para veículos que transitam por vias terrestres. E uma das mais importantes medidas foi a que estabeleceu o aumento do peso bruto total combinado – PBTC – de 45 para 57 toneladas na utilização de veículos articulados com duas unidades, trator e reboque.
Mais uma vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus dá ao mercado as respostas às suas exigências, aumentando sua competitividade e dando a seus clientes novas alternativas.
E elas vieram na forma de três novos integrantes da família Constellation: VW 19.370, VW 25.370 e VW 31.370. A marca agora se coloca num novo segmento intermediário entre 300 e 400 cavalos de potência.
A tecnologia VOLKSNET – Juntamente com os novos extrapesados Constellation, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou uma solução de segurança, telemetria, rastreamento e monitoramento de veículos em tempo real: o VOLKSNET.
Uma plataforma de soluções, original de fábrica, que utiliza a mais alta tecnologia para suprir todas as necessidades do mercado de transporte.
Possibilitando a cobertura total no território nacional e brevemente em rotas internacionais, o VOLKSNET é uma ferramenta que proporciona aos usuários a possibilidade de gestão e controle total da frota e do desempenho do motorista, bem como o controle total da movimentação das cargas transportadas 24 horas todos os dias. Desenvolvido conforme as exigências das seguradoras e gerenciadoras de risco, o VOLKSNET otimiza operações de transporte com informações geradas pelo seu sistema.
Na prática, um gerente de frota poderá obter, em tempo real, dados como a localização do veículo, consumo de combustível, velocidade, alertas, infrações relacionadas a má condução, frenagens bruscas e rodagens com câmbio em neutro (“banguela”).
Totalmente desenvolvido no Brasil, o kit VOLKSNET é oferecido com os seguintes componentes: um módulo de comunicação, uma antena de localização GPS, uma antena de comunicação GPRS, um teclado alfanumérico e opcionalmente uma antena satelital Inmarsat D+.
O VOLKSNET ainda está preparado para receber a instalação de todos os acessórios que podem ser exigidos pelas seguradoras e gerenciadoras de risco, como travas e sensores de segurança.
O VOLKSNET conta com um software de segurança homologado junto às gerenciadoras de risco que atende as expectativas do mercado, permitindo a estas monitorar e gerenciar o transporte de cargas, com perfeita interação e comunicação com o motorista e veículo através de envio de comandos, mensagens e definição de regras de segurança.
Já o Portal VOLKSNET acessado via Internet (www.volksnet.com.br) é um serviço que a Volkswagen Caminhões e Ônibus colocará à disposição dos usuários com acesso por senha, e que atenderá todas as necessidades de telemetria e logística, através da geração de relatórios gerenciais dos principais itens da operação do veículo e alarmes.
A montadora também pode instalar o VOLKSNET nos modelos Constellation com motorização Cummins de 250 cavalos e 320 cavalos – o produto está em desenvolvimento para uso nas linhas Delivery, Worker e Volksbus.
Serviços, garantia e peças – O plano de manutenção exclusivo para o motor VW NGD 370 assegura aos novos caminhões Constellation o mínimo tempo parado numa concessionária aguardando serviços. Os modelos da linha 370 contam com uma garantia de 12 meses para o veículo como um todo, sem limite de quilometragem – para o VW 19.370 e o VW 25.370, há uma garantia adicional de um ano para o motor, o câmbio e o eixo traseiro.
O cliente também conta com o VOLKSTOTAL, contrato de manutenção celebrado diretamente entre o cliente e a fábrica para a prestação de serviços em todo o território nacional, tornando-se um cliente direto da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Adicionalmente durante o período de garantia, os clientes contam com o atendimento 24 horas do CHAMEVOLKS através do telefone gratuito 0800-0193333.
Um kit inicial de peças disponível em todas as concessionárias da rede permitirá pleno atendimento aos novos consumidores ainda na fase de lançamento da linha 370, bem como através do estoque estratégico da montadora.
Conheça a linha de caminhões Volkswagen
Delivery – VW 5.140 Fenômeno de vendas no segmento de semileves, possui motor eletrônico de alta rotação, além de rodado simples no eixo traseiro que torna menores os seus custos operacionais.
A configuração permite seu trânsito em vias ou zonas restritas de circulação, realidade cada vez mais presente nas grandes cidades brasileiras.
VW 8.150 Alia as características de um caminhão robusto – rodado duplo no eixo traseiro, freios de tambor acionados a ar – à maior capacidade de volume e carga.
O modelo é ideal para frotas que fazem entregas urbanas e percorrem pequenas distâncias. Também utiliza motor eletrônico de alta rotação.
Worker – VW 8.120 Euro III Destaca-se na agilidade em entregas e coletas urbanas, bem como nas aplicações rodoviárias de curtas distâncias.
O motor MWM International 4.10TCA Euro III com 115 cv preserva o tradicional e consagrado sistema mecânico de injeção do combustível.
VW 8.150 CE Chassi para montagem de veículos especiais como carros-fortes, unidades móveis de tratamento médico intensivo e outros.
VW 9.150 E Inicialmente desenvolvido sob rigorosas especificações para atender o Grupo Martins, o modelo chega a outros segmentos de mercado. Resistência, grande capacidade de carga e flexibilidade são suas principais características.
VW 13.180 E Equipado com motor MWM International eletrônico, destina-se à coleta e distribuição urbanas, além do uso em rodovias nas curtas e médias distâncias.
VW 13.180 Euro III Alta capacidade para subir rampas, realizar trabalhos na construção civil e no transporte geral de mercadorias a curta e média distâncias.
VW 15.180 E Seu motor é equipado com o sistema eletrônico Common Rail para injeção de combustível, e possui grande número de sensores no motor, que aliados ao Módulo de Controle Eletrônico (ECM) proporcionam muitas vantagens aos usuários.
VW 15.180 Euro III Atua em rotas urbanas, mistas e interestaduais, fazendo entregas, apoio, coleta de lixo, trabalhos em obras e transporte de cargas líquidas.
VW 15.210 4X4 Seu principal atributo é a robustez atestada em testes rigorosos. Homologado pelo Exército Brasileiro, o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno.
VW 17.180 Euro III Atua em rotas urbanas, mistas e interestaduais, fazendo entregas, apoio, coleta de lixo, trabalhos na construção civil e tranporte de cargas líquidas.
VW 17.220 Euro III Tem aplicação rodoviária e urbana (esta, em uso severo). Dotado de motor com oito litros, tem desempenho acima da concorrência em estradas brasileiras.
VW 17.220 Euro III Tractor (cavalo mecânico) Dotado de motor Cummins C, o modelo é reconhecido por sua durabilidade e facilidade de manutenção, desempenho e consumo reduzido de combustível. É o cavalo mecânico ideal para carretas de um a dois eixos.
VW 17.250 E Mais uma opção no segmento onde a Volkswagen quebrou a hegemonia de seu principal competidor. O modelo tem motor eletrônico de seis cilindros e 250 cv de potência.
VW 24.220 Euro III 6X2 Com o chassi mais robusto da categoria, possui terceiro eixo de fábrica. Há a oferta sob medida de distâncias entre eixos de 4.784 mm, 6.024 mm e 6.431 mm para a linha 24 toneladas, assegurando grande facilidade na montagem de carrocerias.
VW 24.250 E 6X2 À confiabilidade do terceiro eixo de fábrica, somam-se a eficiência e tecnologia dos motores eletrônicos dos caminhões Volkswagen.
VW 26.220 Euro III 6×4 Com duplo eixo de tração integral, tem elevado torque e grande facilidade para vencer rampas. Utilizado em canteiros de obras, fazendas e canaviais.
VW 26.260 E 6X4 Com as mesmas características operacionais do modelo acima, é equipado com motorização eletrônica de 260 cv.
VW 31.260 E 6X4 Tem como destaque a capacidade técnica de carga. Oferecido como produto sob medida, tem vocação de uso fora-de-estrada e movimentação de cargas em caçamba basculante. Também indicado para o transporte de madeira.
Obs: Os modelos indicados como Euro III possuem motorização mecânica
Constellation – VW 13.180 Primeiro Constellation equipado com motor MWM International Acteon eletrônico, é oferecido com cabine estendida – o maior espaço interno de sua categoria – e opcionalmente com leito e teto alto.
VW 15.180 Outro modelo equipado com motorização eletrônica MWM International, marca a entrada no segmento no qual a Volkswagen Caminhões e Ônibus é sinônimo de excelente relação custo-benefício.
VW 17.250 Oferecido com cabine nas versões estendida e leito com teto alto, o veículo exibe características como os novos eixos Arvin Meritor, motor Cummins Interact e freios com secador de ar de série.
VW 24.250 6X2 Como os demais modelos da linha, oferece garantia de seis anos contra corrosão perfurante. Veículo de vocação estradeira, possui terceiro eixo de série e a confiabilidade da motorização Cummins.
VW 19.320 Titan Tractor Mesmo com cabine leito e teto alto, o cavalo mecânico VW 19.320 Titan Tractor traciona 45 toneladas com carretas para 30 pallets. O motor é o Cummins ISC também dotado de turbo e intercooler.
VW 31.320 6X4 Com tração 6X4, possui motor eletrônico Cummins com injeção Common Rail e caixa de transmissão sincronizada com 16 marchas.
Utilizado em aplicações severas, o modelo se destina ao uso com caçamba basculante, transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindastes de grande porte. Sua capacidade máxima de tração é de 63 toneladas.
VW 19.370 Cavalo mecânico desenvolvido para operar dentro das normas estabelecidas pela resolução 210 do Contran, tracionando cargas de até 48 toneladas de peso bruto total combinado em aplicações rodoviárias de curta, média e longa distâncias.
Destinado a operadores logísticos, transportadores de cargas fracionadas e paletizadas, containers, hortigranjeitos e produtos industrializados.
VW 25.370 6X2 Cavalo mecânico desenvolvido para operar de acordo com a resolução 210 do Contran, tracionando semi-reboques de até 57 toneladas de peso bruto total combinado e até 60 toneladas de capacidade máxima de tração em carretas especiais ou convencionais em curta, média e longa distâncias.
Desenvolvido para aplicações com baixo custo operacional e agilidade, é ideal para operadores logísticos, transportadores de cargas fracionadas e paletizadas, cargas líquidas, alimentos e produtos industrializados.
VW 31.370 6X4 Veículo 6X4 com 63 toneladas de peso bruto total combinado e 63 toneladas de capacidade máxima de tração, criado para operações fora-de-estrada e transporte de cargas densas.
Destinado à construção civil, usinas de álcool e açúcar, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.