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Volvo completa 30 anos de Brasil

A Volvo do Brasil está completando 30 anos em 2007.

Foi em 27 de abril de 1977 que o príncipe Bertil, da Suécia, participou, junto com outros executivos da matriz, da solenidade de instalação da pedra fundamental da empresa, na então nascente Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um grande condomínio criado para abrigar indústrias, empresas de serviços e residências na capital paranaense.

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A cerimônia realizada naquele outono, mudaria o perfil da Volvo no País e o próprio segmento de transportes. A constituição da empresa, no entanto, se deu em 24 de outubro daquele ano.

Até então uma importadora de veículos, a marca Volvo se transformaria em uma das principais montadoras de veículos comerciais do continente, produzindo nesta unidade, atualmente, um quinto do total dos caminhões pesados comercializados no mercado doméstico, e exportando a grande maioria dos ônibus articulados e a totalidade dos biarticulados que rodam nos principais sistemas organizados de transporte coletivo urbano da América do Sul.

“A Volvo do Brasil é hoje uma parte importante da indústria automotiva de veículos comerciais do país”, declara Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil.

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“Estamos produzindo em Curitiba os mesmos modelos fabricados na Suécia, trazendo as últimas tecnologias para o segmento do transporte brasileiro, exportando componentes e veículos para vários continentes, e gerando divisas para o País”, completa o executivo.

Primeiro caminhão da Volvo do Brasil – “Minigrupo Volvo” – “A Volvo está totalmente integrada nos cenários paranaense e brasileiro”, diz Carlos Morassutti, diretor de RH e assuntos corporativos, um dos dez funcionários mais antigos da empresa. “Somos atualmente uma organização que reúne várias unidades de negócios da marca”, observa o diretor. Este “minigrupo Volvo” no Brasil é formado por: Volvo Trucks (caminhões), Volvo Bus (ônibus), Volvo Construction Equipment (equipamentos de construção), Volvo Penta (motores marítimos e industriais), Volvo Financial Services (serviços financeiros), Volvo Powertrain (trem-de-força), Global Manufactoring (área industrial), Volvo 3P (Desenvolvimento e planejamento de produto e compras), Volvo Logistics (logística) e Volvo Parts (peças).

“Dentro da área da Volvo em Curitiba existem, na verdade, quatro fábricas: uma de cabines, outra de motores, uma terceira de caminhões e a quarta de chassis de ônibus”, diz Johan Jinhage, diretor industrial da Volvo do Brasil. Também no mesmo local estão as sedes da Volvo Construction Equipment Latin America (Volvo CE LA) e da Volvo Financial Services. Estas duas empresas comandam a partir do Brasil suas operações em todo o continente, tendo, inclusive, a responsabilidade sobre os negócios no México, na América do Norte.

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Serviços Financeiros – A Volvo Financial Services Latin America financia, atualmente, 40% das vendas dos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca no País.

“Temos uma participação importante neste mercado porque somos especializados em transporte e conhecemos o segmento profundamente”, afirma Carl Hornestam, presidente da Volvo Financial Services Latin America.

“O Brasil é cada vez mais um mercado importante para nós”, declara Yoshio Kawakami, presidente da Volvo CE LA, que no final de agosto lançou mais uma linha de equipamentos no Brasil – as minicarregadeiras Volvo, as únicas fabricadas no país.

Tommy Svensson é o sétimo presidente na história da Volvo do Brasil. Antes dele, vieram: Tage Karlsson (1977-1985), Mats-Ola Palm (1986), Bengt Calén (1987-1990), Carl Lindestrom (1991-1997), Ulf Selvin (1998-2000) e Peter Karlsten (2001-2002).

Esforço de suecos e brasileiros garantiu a instalação da fábrica da Volvo no Brasil – Muito antes de o príncipe Bertil, da Suécia, participar da cerimônia de colocação da pedra fundamental da fábrica da Volvo, em abril de 1977, suecos e brasileiros vinham gestando o projeto de construir uma fábrica de caminhões e ônibus da marca no Brasil. Primeira unidade fabril do Grupo sueco Volvo nas Américas, a planta brasileira começou a ser erguida num momento marcante da história brasileira recente: era o auge do milagre econômico, e o declínio do regime militar.

O grupo Volvo já estava prospectando mercados importantes onde não tinha fábricas, como os Estados Unidos e o Brasil.

Mas o levantamento de informações e dados sobre o mercado, os estudos e pesquisas começaram no início da década de 70.

Em 1972, os seucos Tage Karlsson, da área de planejamento de produto, e Anders Levin, responsável pela área de caminhões, vieram ao Brasil para pesquisar o mercado.

A viagem que fizeram para conhecer o país ficou memorável.

Os dois rodaram pelas estradas brasileiras em um fusca, durante três semanas, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, da capital mineira para São Paulo e daí para o Sul, em direção a Porto Alegre, passando por Curitiba.

A pesquisa incluía dados sobre a economia brasileira, o estado da frota de veículos comerciais, estatísticas e uma infinidade de elementos e informações que compuseram um minucioso relatório apresentado na matriz.

Para coletar informações, chegaram a parar na rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, para contar o número de caminhões que passavam, anotando marcas, capacidade de carga e o estado geral dos veículos.

Pesados para o Brasil – Nesse período, nas estradas brasileiras rodavam milhares de caminhões médios e leves.

Tage Karlsson sabia que o país precisava mudar o perfil de sua frota e elevar a participação dos caminhões pesados no setor.

Caminhões com maior capacidade de carga representavam uma série de vantagens: mais segurança e menos poluição por conta do menor número de veículos nas estradas e, principalmente, mais economia no custo do transporte, uma vez que cada caminhão pesado leva o equivalente de carga de dois caminhões menores.

Terminado, o relatório recomendava instalar uma fábrica no Brasil.

Os estudos dos executivos levavam em consideração implantar a unidade em Campinas (SP). Por conta do desejo do governo federal de descentralizar o parque industrial, pensou-se também em Belo Horizonte e em Porto Alegre.

No final de 1973, o então presidente do Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), Karlos Rischbieter, que depois viria a ser ministro da fazenda, foi a Gotemburgo, sede mundial da Volvo, tentar convencer Karlsson a trazer a fábrica para Curitiba.

A Volvo postergou a decisão a pedido de Rischbieter, que viria ser um dos principais personagens do movimento para levar a fábrica para o Paraná.

A conversa rendeu frutos anos depois, quando a Volvo resolveu optar por Curitiba, principalmente por causa da proximidade do Porto de Paranaguá e dos fornecedores de autopeças de São Paulo.

Rischbieter lembra que, neste trabalho, houve também um grande esforço do prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, e dos governadores do Paraná, Emílio Gomes e Jaime Canet.

O presidente da República, João Figueiredo, inaugurou a fábrica oficialmente a quatro de dezembro de 1980.

A produção, no entanto, havia começado antes, em 1979, com a montagem de motores e chassis de ônibus.

Tage Karlsson, o homem que cruzou parte do Brasil em um fusca para conhecer o setor de transporte no país, se tornaria o primeiro presidente da Volvo do Brasil.

E a novata Volvo viria a dar o início ao segundo pólo automotivo do Brasil, inclusive desenvolvendo dezenas de fornecedores locais, alguns deles atualmente exportando componentes para fábricas da marca de todo o mundo.

Cronologia mostra que Volvo investiu no País e ajudou a melhorar o transporte brasileiro – Os 30 anos que a Volvo do Brasil completa no dia 24 outubro dão a medida do que a empresa representou e continua a representar para o setor de transporte do país.

É uma cronologia baseada em investimentos, novas tecnologias de segurança e respeito ao meio ambiente, confiança no País, desenvolvimento de veículos voltados para as necessidades dos transportadores, ações para amenizar os problemas no trânsito, além da vanguarda em gestão de pessoas.

Em 2007, a Volvo foi considerada pelo Guia Melhores Empresas para Trabalhar, das revistas Você S/A e Exame, como um das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil e a melhor do setor automotivo.

É uma história curta de três décadas de compromisso com o Brasil e com os brasileiros.

Menos de dois anos depois de os primeiros tijolos terem sido assentados nos prédios que formariam a linha de montagem da fábrica, em 1977, a Volvo já fazia a indicação dos primeiros concessionários que representariam a marca no País.

Os primeiros estados contemplados foram o Paraná – sede da unidade fabril – São Paulo e Santa Catarina. Era a preparação para o primeiro veículo que sairia da planta brasileira.

Um chassi de ônibus B58 ficou pronto em março de 1979 e transformou-se num sucesso de vendas no mercado brasileiro. Em março do ano seguinte, a Volvo iniciava a produção de sua linha de caminhões modelo N.

Pioneira – A Volvo do Brasil expandiu-se gradativamente desde que esses primeiros veículos saíram da linha de montagem. Foi a primeira montadora a ter um serviço de atendimento emergencial ao motorista de caminhão, o Voar (Volvo Atendimento Rápido).

O Voar foi criado justamente para conseguir dar atendimento ao motorista onde ele estivesse e no horário em que ele precisasse.

“Ainda não tínhamos uma rede de concessionárias formada no País, e não podíamos deixar de atender os clientes da marca”, lembra Luis Carlos Pimenta, gerente de pós-venda da Volvo na América Latina. Atualmente, a Volvo possui uma rede de 74 concessionárias estrategicamente distribuídas por todo o território brasileiro.

Os lançamentos de novos caminhões e ônibus se sucederam, assim como outras ações importantes.

Em 1980, a Volvo apresentou o ônibus articulado; em 1985 mostrou ao mercado brasileiro o caminhão N10 XH e, no ano seguinte, lançou a linha de caminhões Intercooler.

Já em 1986, a Volvo lança o B10M, o ônibus mundial da marca.

Em 1987, quando completava dez anos de Brasil – e decidindo colaborar com a sociedade brasileira para atenuar a grave situação dos acidentes de trânsito do país – a empresa lança o Programa Volvo de Segurança nas Estradas, em vigor até hoje, e que se transformou na mais longa e abrangente campanha em prol da segurança no trânsito do Brasil.

Atualmente, chama-se Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Biarticulado – “No início de sua segunda década de Brasil, a Volvo instituiu a primeira comissão de fábrica do Paraná (1988) e lançou a linha de caminhões NL, a primeira desenvolvida no Brasil (1989)”, diz Carlos Morassutti, diretor de RH e Assuntos Corporativos da Volvo. A companhia começou então a importar os automóveis Volvo (1991), lançou o primeiro ônibus biarticulado (1992), apresentou nova linha NL de caminhões (1993) e, em novembro daquele ano, começa a importar da Suécia as primeiras unidades do caminhão FH, uma linha de caminhões que revolucionaria o transporte brasileiro rodoviário de cargas – justamente por seu alto grau de tecnologia embarcada, a grande preocupação com a segurança e o conforto do motorista, e com o respeito ao meio ambiente.

Em 1994 começou a produzir os chassis de ônibus B12, com motor traseiro de 12 litros e 410 cavalos, e os ônibus B10M articulados. No mesmo ano, lança o Vikingprev, um plano de aposentadoria suplementar para os funcionários.

Reduz, pioneiramente no Brasil, a jornada de trabalho dos funcionários horistas para 40 horas semanais, e define o sistema de participação dos empregados nos resultados financeiros da empresa (1995).

O ano de 1996 começa com o lançamento da nova linha de caminhões EDC (Eletronic Diesel Control), com o monitoramento eletrônico da injeção de combustível, e, em junho, a empresa recebe a certificação ISO 9000 de qualidade.

Nos dois anos seguintes a Volvo lança o ônibus B12 com especificações exclusivas para o mercado brasileiro, inaugura uma nova fábrica de cabines em Curitiba com oito robôs na linha de produção, lança a avançada linha FH de caminhões produzida no País, além do ônibus B7 – o primeiro veículo desta categoria na faixa de 16 toneladas, com motor traseiro de 7 litros.

Em 1999, a Volvo do Brasil inaugura uma nova fábrica de motores em Curitiba, a primeira fora da Suécia em toda a história do grupo.

Cria também a Volvo Serviços Financeiros, recebe a certificação ISO 9001, lança o departamento de Seminovos Viking para comercializar caminhões seminovos da marca, apresenta a nova linha H de caminhões e transfere a sede da Volvo Construction Equipment Latin America de Campinas, interior de São Paulo, para Curitiba.

Investimentos – Os investimentos que precederam o lançamento da nova linha de caminhões NH foram os maiores já realizados pela Volvo do Brasil, em toda sua história – US$ 400 milhões de dólares foram aplicados nos anos anteriores em uma completa reestruturação da unidade brasileira, contemplando, inclusive, a construção de uma nova fábrica de cabines e outra, de motores, além das cifras dirigidas para o próprio desenvolvimento dos novos produtos.

Nos dois anos seguintes a Volvo do Brasil continua inovando: lança os ônibus B7R piso baixo, o B10R com motor traseiro de 10 litros e o B7R260; apresenta os Planos de Manutenção Volvo; vende 65 ônibus articulados para o sistema Transmilenio de transporte coletivo, de Bogotá; começa a operar o Centro de Entregas Volvo, onde os clientes recebem caminhões com treinamento de motoristas na fábrica; e lança o Trip Manager, ferramenta para obter informações do computador de bordo do caminhão.

Em 2002, a Volvo lança a “Série especial 25 anos” dos caminhões NH e FH, e produz sua 25.000º cabine no Brasil.

No ano seguinte, anuncia US$ 100 milhões em investimentos para a renovação e ampliação de sua linha de veículos fabricados no Brasil, produz seu motor número 100.000º no País, lança o ônibus B12R e, pela primeira vez em sua história brasileira, lança uma linha de caminhões semipesados, os Volvo VM.

A maior venda – Em janeiro de 2005, a Volvo vende 1669 ônibus para o sistema Transantiago de transporte coletivo.

É a maior venda de ônibus do grupo em toda a sua história da Volvo Bus Corporation. No mesmo ano, lança o caminhão FM 8×4, atinge a marca de 100 mil caminhões produzidos no Brasil, e lança a nova linha VM.

No ano seguinte, a Volvo lança a nova linha FH e FM 13 litros; vende 220 ônibus B7RLE para a Venezuela; anuncia investimentos de US$ 75 milhões no Brasil para o período de 2006/2008 e recordes de vendas (12.144 caminhões e ônibus) e de faturamento (R$ 3,5 bilhões) no Brasil; recebe a visita do CEO e presidente mundial do grupo Volvo, Leif Johanson; e promove, em São Paulo, o Seminário Internacional sobre Meio Ambiente para a imprensa brasileira especializada em transporte de carga.

Caminhão 80 anos da Volvo – Em fevereiro de 2007, a Volvo informa a ampliação de investimentos já anunciados de US$ 75 milhões para US$ 110 milhões para o triênio 2006-2008.

Os recursos estão sendo usados para melhorias no parque fabril e atualização da linha de produtos.

Volvo é pioneira em segurança no Brasil – Prioridade desde a fundação da empresa, na década de 20, na Suécia, a segurança também sempre esteve em foco no Brasil.

Veículos mais seguros e as inovações em segurança estão presentes na história da marca no país, fazendo da Volvo a pioneira e líder nesta área no Brasil.

“A marca Volvo é atualmente sinônimo de segurança no setor automotivo”, diz Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil, lembrando as palavras dos fundadores da Volvo, Gustaf Larson e Assar Gabrielson, em 1927: “Veículos são feitos para transportar pessoas. Por isso, o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança”.

Airbags – No Brasil, os caminhões da Volvo têm sido pioneiros em vários pontos de segurança: desde seu lançamento, em 1998, até hoje, os caminhões Volvo são os únicos disponíveis no país com airbags. Antes mesmo de iniciar a produção do FH no Brasil, a Volvo já oferecia veículos com airbags no país, quando iniciou a importação do FH sueco, em 1994.

Foi, ainda, a primeira montadora a oferecer, em 1996, um caminhão – o EDC – com freios ABS, e, em 2003, um veículo com um sistema antiintrusão (FUPS).

Esta proteção evita que, na eventualidade de uma colisão, os automóveis se projetem sob a parte frontal do caminhão.

Este sistema é baseado numa viga de aço ligado às longarinas do quadro. O dispositivo garante que todo o esforço da colisão seja transmitido diretamente para estas partes do chassi.

A empresa foi pioneira também, em 1980, com o N10, a oferecer ao mercado um caminhão com cinto de segurança de três pontos.

Ainda na década de 80, a Volvo lançou o primeiro programa de segurança no trânsito de uma montadora de veículos comerciais instalada no Brasil, o PVST, (Programa Volvo de Segurança do Trânsito).

Criado em 1987, quando a montadora completava dez anos de Brasil, o PVST é a mais antiga campanha em prol de um trânsito mais seguro em vigor no país.

Alco-lock – No próximo ano, também pioneiramente, lança caminhões equipados opcionalmente com o alco-lock – uma espécie de bafômetro instalado dentro da cabine do veículo.

O motorista só consegue dar a partida no caminhão se, depois de assoprar no bocal do aparelho, não for registrado quantidade de álcool no sangue acima do permitido pela legislação.

Alco-lock – Volvo lança hotsite em comemoração aos seus 30 anos no Brasil – A Volvo colocou no ar o hotsite em comemoração aos seus 30 anos no Brasil.

Na página, o internauta poderá conhecer a história da Volvo no país, ter acesso a fotos e vídeos e interagir com a marca por meio de jogos, downloads e envio de fotos. O link www.30anosfazendoobrasilrodar.com.br ficará disponível na internet até dezembro deste ano.

O conteúdo do site é informativo e interativo. Quem visitar a página encontrará uma linha do tempo que mostra os momentos marcantes da história da Volvo no país e uma galeria de vídeos da companhia.

O internauta poderá testar seus conhecimentos e aprender sobre a Volvo por meio de jogos interativos e fazer downloads de papéis de parede e ring tones para o celular, além de papéis de parede e proteções de tela para o computador.

Na seção “Eu amo o meu Volvo”, os fãs da marca poderão enviar e visualizar fotos de momentos com o seu Volvo.

Além disso, poderão enviar para amigos cartões postais eletrônicos com imagens marcantes dos 30 anos da Volvo no Brasil.

Além do endereço www.30anosfazendoobrasilrodar.com.br, o hotsite pode ser acessado a partir da página da Volvo – www.volvo.com.br – dentro das áreas de negócios.

A Volvo do Brasil fabrica caminhões, chassis de ônibus, cabines, motores, equipamentos de construção. Tem duas fábricas no Brasil – a de Curitiba, que produz caminhões e ônibus, e a de Pederneiras, interior de São Paulo, que fabrica equipamentos de construção.

A empresa também comercializa no Brasil motores marítimos e industriais. Também em Curitiba está a sede da Volvo Financial Services, o braço financeiro da marca no país.

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