Durante o FIA WEC em Interlagos, a Lecar revelou ao público seu modelo 459, um SUV híbrido EREV com autonomia elétrica de 100 km e total de até 1.000 km, combinando inovação, etanol e engenharia nacional de ponta.
A Lecar, nova montadora 100% brasileira voltada à mobilidade sustentável, deu um passo importante rumo ao futuro da indústria automotiva nacional ao apresentar, durante as 6 Horas de São Paulo – etapa brasileira do FIA World Endurance Championship (WEC) – seu primeiro protótipo: o Lecar 459 Híbrido Flex, um SUV inovador com tecnologia EREV (Extended Range Electric Vehicle), projetado e desenvolvido integralmente no Brasil.
O evento, realizado entre os dias 11 e 13 de julho, no Autódromo de Interlagos, marcou a estreia pública da montadora e a apresentação oficial do veículo, que também foi exibido no novo camarote temático “Brazilian Soul”, espaço que exaltou a engenharia e a inovação automotiva brasileira no cenário internacional de competição e tecnologia de resistência.
O Lecar 459 Híbrido Flex traz uma proposta única: 100 km de autonomia totalmente elétrica, com alimentação por bateria LiFePO4 de 18,4 kWh (96 células WINSTON), e um extensor de autonomia composto por motor 1.0 turbo flex de origem Renault/Geely (HORSE HR10DDT) com 122 cv e 220 Nm de torque, que atua exclusivamente como gerador para recarregar as baterias, ampliando o alcance total para até 1.000 km. O conceito valoriza o uso do etanol, energia limpa e renovável da matriz energética brasileira, como pilar técnico e estratégico.
O propulsor elétrico HEPU POWER entrega 165 cv e 26,3 kgfm de torque, garantindo desempenho ágil e silencioso. A tração é dianteira com transmissão integrada, suspensão independente nas quatro rodas, direção eletroassistida e freios a disco com ABS e EBD – ventilados na frente e sólidos atrás. O tanque de combustível tem capacidade para 30 litros, e o porta-malas comporta 530 litros.
O modelo também impressiona nos itens de segurança e assistência. Oferece ADAS de nível 2, com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e direção semiautônoma baseada na plataforma Open Pilot. Há ainda seis airbags (frontais, laterais e de cortina), estrutura reforçada e pneus Pirelli Seal Inside, que permitem rodar mesmo após perfuração. Destaque para o visual esportivo, com design coupé, rodas aro 18″ e para-choques indestrutíveis em DCPD (polímero de alto impacto).
Para o CEO da Lecar, Flavio Assis, a participação no evento simboliza o nascimento da marca e sua missão:
“Para a Lecar é um orgulho estar entre outras grandes marcas patrocinando o primeiro WEC no Brasil. Somos um fabricante 100% nacional num endurance de resistência e velocidade no autódromo mais icônico do país. Nada melhor do que mostrar nosso projeto nesse ambiente competitivo, como a nossa empresa que está nascendo.”
A Lecar aposta no conceito EREV como solução viável e eficiente para o momento de transição energética brasileiro, aliando autonomia, sustentabilidade, custo competitivo e integração com o etanol, sem exigir a infraestrutura robusta de carregamento contínuo de modelos 100% elétricos. A apresentação do Lecar 459 ocorre em um momento de grande expectativa pelo crescimento da eletrificação no país, com soluções adaptadas à realidade regional.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- EREV (Extended Range Electric Vehicle): veículo elétrico com extensor de autonomia a combustão, usado apenas para gerar energia, sem tração mecânica direta.
- LiFePO4: tecnologia de bateria com fosfato de ferro e lítio, segura, durável e estável termicamente.
- DCPD (Diciclopentadieno): material plástico de alta resistência a impactos, ideal para para-choques indestrutíveis.
- ADAS Nível 2: sistemas de assistência ao condutor com algumas funções automatizadas, mas que ainda exigem supervisão humana contínua.