A Leapmotor, em parceria com a Stellantis, anuncia sua estreia no mercado brasileiro em novembro, focando no segmento de SUVs elétricos. O modelo principal é o C10 Ultra-Híbrido REEV, que utiliza um motor a combustão apenas para gerar energia, garantindo tração integralmente elétrica. A marca também inova ao integrar inteligência artificial (IA) nos seus canais de atendimento ao cliente.
A Leapmotor, em parceria estratégica com a gigante Stellantis, está prestes a estrear no mercado brasileiro em novembro, prometendo liderar a nova era da mobilidade elétrica no país.
A marca foca inicialmente no segmento de SUVs com propulsão totalmente elétrica, destacando o modelo Leapmotor C10.
O C10 se insere no crescente e competitivo segmento de SUVs compactos/médios, onde se posiciona com um significativo diferencial tecnológico.
O destaque é a versão Ultra-Híbrida REEV (Veículo Elétrico de Autonomia Estendida), que o coloca como protagonista na adoção desse sistema em um grande volume no país.
A tecnologia REEV é o diferencial fundamental, pois a tração do veículo é 100% elétrica o tempo todo, entregando o torque instantâneo característico dos motores elétricos.
O motor a combustão, que deve ser a gasolina de pequena cilindrada, atua exclusivamente como gerador de eletricidade e não está conectado às rodas.
Essa arquitetura garante respostas imediatas em baixa e alta rotação, com uma dirigibilidade suave e zero vibração.
O desempenho dinâmico se beneficia do torque elétrico instantâneo e da distribuição de peso equilibrada.
Em termos de conforto, o C10 deve apresentar baixo nível de ruído e vibração (NVH baixo), típicos de veículos elétricos.
O C10 Ultra-Híbrido REEV oferece a flexibilidade de recarregar a bateria por meio do motor-gerador em movimento, por reabastecimento convencional em posto ou por ponto de recarga externa (plug-in).
A sustentabilidade é o principal argumento da versão Ultra-Híbrida REEV, pois a tração 100% elétrica maximiza a eficiência energética na locomoção.
O motor a combustão, operando apenas como gerador em rotação otimizada, tende a funcionar em uma faixa de consumo mais eficiente, com emissões reduzidas.
Essa flexibilidade elimina a ansiedade de autonomia (range anxiety) dos elétricos puros, pois pode ser reabastecido com combustível.
Isto proporciona excelente relação custo-benefício energético para o consumidor que busca a mobilidade elétrica sem depender totalmente da infraestrutura de recarga.
O Leapmotor C10 faz parte de uma nova geração de veículos elétricos, priorizando a aerodinâmica e o aproveitamento do espaço interno.
O interior é projetado para garantir bom espaço e percepção de qualidade, com acabamentos alinhados ao segmento de SUVs compactos/médios.
A integração da eletrônica embarcada será crucial, gerenciando a potência e a energia, com modos de condução específicos para otimizar o uso do gerador e da bateria.
Além da inovação na propulsão, a Leapmotor investe em tecnologia no atendimento, oferecendo canais ágeis e inteligentes.
O principal canal será o WhatsApp, que utilizará recursos de inteligência artificial (IA) para oferecer uma jornada de atendimento mais rápida e efetiva, um destaque na conectividade com o cliente.
O veículo em si deve apresentar sistemas de infotainment modernos e recursos de **assistência à condução (ADAS) em linha com os mais recentes SUVs elétricos e híbridos.
O Leapmotor C10 será oferecido no Brasil com a versão Ultra-Híbrida com tecnologia REEV, que é o seu principal diferencial de engenharia.
O modelo deve chegar com um pacote completo de tecnologia e segurança para justificar seu posicionamento de SUV inovador.
No cenário de concorrentes, o C10 competirá com modelos elétricos e híbridos já estabelecidos no Brasil.
A tecnologia REEV do C10 oferece uma alternativa única aos híbridos plug-in convencionais, que ainda dependem da tração a combustão em certos momentos.
A Leapmotor surge como uma marca com posicionamento futurista, unindo a eficiência de um elétrico com a praticidade de reabastecer em qualquer posto.
A visão editorial é de que a tecnologia REEV pode ser a ponte ideal para a eletrificação em um país com as dimensões e infraestrutura de recarga em desenvolvimento como o Brasil.
O principal desafio será o estabelecimento da marca Leapmotor no país e a aceitação do preço de uma estreante. O Leapmotor C10 Ultra-Híbrido REEV faz sentido para o comprador que deseja fazer a transição para a mobilidade elétrica, mas que busca autonomia e segurança no reabastecimento.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
REEV – Range Extender Electric Vehicle ou Veículo Elétrico de Autonomia Estendida. Arquitetura onde o motor a combustão funciona apenas como gerador de eletricidade para carregar a bateria, sendo a tração sempre elétrica.
Torque Instantâneo – Característica de motores elétricos de entregar o torque (força de giro) máximo praticamente desde o zero giro, resultando em acelerações rápidas e respostas imediatas.
NVH – Noise, Vibration, and Harshness (Ruído, Vibração e Aspereza). Termo usado para descrever o nível de conforto acústico e de vibração de um veículo.
Range Anxiety – Termo usado para descrever a ansiedade do motorista de veículo elétrico com medo de que a bateria acabe antes de chegar a um ponto de recarga.
