A Magneti Marelli, uma das principais empresas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para o setor automotivo em nível global, aproveitou sua participação no CES, maior evento de tecnologia do mundo, realizado anualmente em Las Vegas, para apresentar seus mais recentes produtos nas áreas de iluminação, sistemas eletrônicos e Motorsport.
Focada nos quadros de instrumentos e telas supermodernas desenvolvidas pela divisão de sistemas eletrônicos, a empresa apresentou soluções que incluem telas ultrafinas, mecatrônica para telas fixas e móveis, quadros de instrumentos e tecnologia “touch”, com o objetivo de atender às exigências de consumidores e fabricantes em termos de usabilidade e segurança.
Ao utilizar telas de alta resolução, é possível criar sistemas fáceis de usar, com visibilidade e brilho aprimorados, que permitem ao condutor e aos passageiros visualizarem de forma mais ágil e agradável informações de bordo relativas ao veículo e ao entretenimento
A utilização de telas de alta resolução, bem como visibilidade e brilho aprimorados, permite ao condutor e aos passageiros visualizarem de forma mais ágil e agradável informações de bordo relativas ao veículo e ao conjunto de entretenimento.
Exemplos são os painéis desenvolvidos para os novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio.
Graças ao know how adquirido internacionalmente, principalmente no campo da ótica, a Magneti Marelli também apresentou sua gama completa de soluções configuráveis de quadros de instrumentos expondo os quadros aplicados no novo Audi Q5, Jeep Compass e no Peugeot 3008-5008.
Destaque para a tecnologia Magneti Marelli encontrada no novo SUV Peugeot com o i-Cockpit de 12 polegadas e com tela de 8 polegadas do sistema de entretenimento.
São telas TFT que exibem informações fornecidas pelo veículo e pelo sistema de entretenimento. Este conjunto de instrumentos é configurável e dispõe de tecnologia 3D.
Já no campo da iluminação automotiva, as inovações ficam por conta do sistema full-LED do Audi R8, que, além de estar equipado com um módulo de feixe laser completo, tem indicadores de direção LED contínuos; e do Volkswagen Passat, que recebe um novo sistema de reflexão de LED.
Foram apresentados também dois exemplos de luzes traseiras com tecnologia LED: do Mercedes-Benz Classe E, caracterizadas por um design muito particular, e as luzes tridimensionais do Porsche Panamera, interligadas por uma delgada faixa de luzes LED.
Outro tema que a Magneti Marelli focalizou na mostra de Las Vegas foi a dos esportes motorizados apresentando detalhes do sistema de telemetria de alta capacidade fornecido para todos os carros da Formula 1, bem como a câmera de alta velocidade, introduzida este ano na categoria para melhorar a segurança.
Chamada de Speed Camera, trata-sede uma câmera frontal montada no capacete do piloto, capaz de filmar imagens com uma frequência de 400 quadros por segundo.
É um exemplo de tecnologia de vanguarda premiada na Professional MotorSport World Expo 2016 na categoria “Tecnologia de Motorsport do ano” e desenvolvido em colaboração com o Instituto Global para a Segurança e Sustentabilidade do Esporte Motorizado da FIA (Fédération Internationale de l ‘ Automóvel).