sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Seguro estimula aprendizado com desafio criativo

Está tudo pronto para o II Campeonato de Pontes de Macarrão, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto organizado pela área de Física da Unidade de Valinhos/SP do Colégio Visconde de Porto Seguro.

- Publicidade -

A novidades deste ano é a participação das empresas Pastifício Selmi e Broto Legal Alimentos, de Campinas/SP.

Elas vão fornecer o macarrão, arroz e feijão utilizados durante a competição e a mesma quantidade para doação, pelo Colégio, para famílias carentes de Valinhos.

- Publicidade -

A previsão é de aproximadamente 2 toneladas dos alimentos. O macarrão tipo spaguetti vai ser usado na construção das pontes e o arroz vai ser utilizado como peso sobre as pontes.

O Campeonato á para alunos da 8ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

O professor Dionei Andreatta, supervisor do evento, confirmou a inscrição de 142 pontes cuja construção deve envolver cerca de 600 alunos durante todo o dia 10 sexta-feira, a partir das 7 horas. No sábado, dia 11 as pontes serão submetidas aos testes de carga quando será definida a vencedora.

- Publicidade -

O DESAFIO
“Construir uma ponte feita de spaguetti, cru ou cozido, que vença um vão livre de 100cm entre as bases e que não ultrapasse a massa de 1Kg, com uma bandeja de 20x20cm na sua parte mais alta que recepcione e suporte, inicialmente, uma carga extra de dois sacos de feijão de 500gr.

A cada dez minutos será acrescentada uma sobrecarga de 110gr de arroz. A ponte vencedora será a que resistir à maior sobrecarga durante dez minutos sem partir e sem encostar no piso. Em caso de empate a ponte de menor massa será considerada a vencedora”.

PREMIAÇÃO
A ponte vencedora dará a cada membro da equipe 2,0 pontos na média de Física do segundo trimestre; o segundo lugar dará 1,5 pontos; o terceiro 1,0 ponto e todas as pontes que resistirem a sobrecarga de 1kg por dez minutos darão 0,5 ponto aos membros da equipe.

INFORMAÇÕES
Colégio Visconde de Porto Seguro-Valinhos
Prof. Dionei andreatta – fone (19) 3871 0388
Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística
Fone (19) 3256 4863

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança