quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Um computador que conversa com o motorista

A IBM está desenvolvendo um computador que testa a atenção dos motoristas solitários. O dispositivo, chamado de “passageiro artificial”, conversa com quem está ao volante e mede o tempo das respostas.

Segundo a revista americana “New Scientist”, o sistema pode ser programado de acordo com as características de cada motorista e mede os tempos de reação às perguntas. Além disso, o dispositivo eletrônico analisa se a voz está saindo arrastada, característica de quem está com sono.

Caso julgue que o motorista está prestes cochilar, o computador trata de despertá-lo, abrindo as janelas, tocando alarmes ou até com um esguicho de água gelada no rosto.

O passageiro cibernético da IBM tem também técnicas mais sutis para pegar o motorista sonolento. Pode, por exemplo, mudar a estação de rádio no meio de uma música e esperar uma reação mal-humorada. Além disso, a máquina também conta piadas. Se o motorista não ri, recebe uma advertência.

Por enquanto, esse primo-torto do HAL (o computador rebelde do filme “2001 — Uma odisséia no espaço”), é apenas um protótipo. A IBM ameaça pô-lo no mercado dentro de cinco anos.

Além do computador que conversa, outros dispositivos contra sonecas ao volante estão em teste. Um deles calcula o tempo das piscadas de olhos do motorista.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn