sábado, 2 março , 2024
28 C
Recife

Ar-condicionado é equipamento quase indispensável na estação do calor

É comum ouvirmos entre condutores e proprietários de veículos alguém dizer: “O policial aplicou-me uma multa”. Isso, no entanto, não é correto de se dizer.

Se Pernambuco já é quente no inverno, imagine no verão. Tudo bem, nossas estações não são tão bem definidas como em outras regiões do País, mas dá para notar uma diferença, não é mesmo? Por isso, a chegada da estação do calor faz com que o ar-condicionado torne-se um equipamento praticamente indispensável nos automóveis da região.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que, atualmente, o equipamento também é considerado item de segurança. Inventado em 1902 pelo engenheiro Willis Carrier, o sistema evita, por exemplo, que o motorista fique sonolento por conta do calor, além de proteger contra pequenos furtos nos semáforos da vida.

Existe ainda o conforto da diminuição do nível de ruído por causa das janelas fechadas, permitindo uma conversa mais agradável entre os ocupantes. Por último, também deve ser levada em conta a diminuição nos índices de irritação ao volante.

O calor pode levar o mais pacato dos condutores a ultrapassar limites de agressividade impensáveis até para ele próprio.

Mesmo entre os modelos de baixa cilindrada – os chamados populares – o acessório está cada vez mais presente, ocupando atualmente cerca de 42% da frota nacional.

Por isso, se você é daqueles que fez questão do sistema de arrefecimento na hora de comprar o seu possante, Carro preparou uma série de dicas simples, para que você possa desfrutar de todo o frio que seu ar-condicionado pode lhe oferecer.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn